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Navegando por Autor "Cunha, Sonia Regina Soares da"

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    Dissertação
    A mídia dos outros somos nós: a experiência audiovisual do Ponto de Cultura Cinema para Todos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Cunha, Sonia Regina Soares da; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417; ; http://lattes.cnpq.br/0817032642818752; Oliveira, Catarina Tereza Farias de; ; http://lattes.cnpq.br/1135381329909949; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar o processo de apropriação do recurso audiovisual (vídeo digital) para a produção coletiva simbólica (prática videográfica participativa que expressa a cultura popular) num contexto sociocultural onde estão as minorias. Para tanto, baseamos este estudo na experiência dos integrantes das oficinas de formação em cinema e vídeo ministradas pelo Ponto de Cultura Cinema para Todos, localizado em Natal, RN. Ponto de Cultura (PC) é o projeto estruturante do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania Cultura Viva do Ministério da (MinC). Em 2010, o PC Cinema para Todos desenvolveu três oficinas cinema vídeo nos municípios norte-rio-grandenses Açu, Lajes e São Gonçalo do Amarante, dentro de um projeto de política pública de inclusão sociocultural. Estas três oficinas compõem o recorte empírico desta investigação. Para fundamentar a análise deste estudo investigativo consideramos que os espaços das oficinas são locais de práticas sociais embrionárias, pressupondo-se que sejam reveladores do desenvolvimento das modificações das ações que geram novas práticas. Nesse contexto sociocultural, os agentes comunitários assumem o papel de interlocutores e processam as mediações comunicativas da cultura onde as lógicas de produção passam da ação (uso do vídeo digital) para a prática cultural midiática (vídeo auto etnográfico). A estratégia metodológica de estudo de caso foi considerada adequada para a observação do objeto, por se tratar de um fenômeno da contemporaneidade, estar inserido em um contexto da vida real e proporcionar pouco ou nenhum controle sobre os eventos. A observação participante e a entrevista também se aliaram ao estudo de caso. Contribuíram para o suporte teórico analítico desta investigação a noção de mediação formulada por Jesús Martín-Barbero e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. Foi possível identificar que a nova forma de comunicar reflete a mudança tecnológica cultural vivenciada pelo grupo social. Os vídeos auto etnográficos revelam uma experimentação alegórica da mídia hegemônica, pois ao mesmo tempo em que se apropriam da linguagem, reelaboram a estética, sem revisar a história, mas se propondo a recontá-la com detalhes pitorescos e esquecidos da cultura popular.
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