Navegando por Autor "Cunha, Yasmim Helleen"
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Dissertação O impacto da comunicação institucional: uma análise propositiva da comunicação digital do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-21) Cunha, Yasmim Helleen; Lacerda, Juciano de Sousa; Gallego, Almudena Muñoz; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0001-5121-7312; http://lattes.cnpq.br/6978211641299706; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; Muneiro, Lilian Carla; Foletto, RafaelEste estudo tem como objetivo examinar a importância da comunicação institucional no campo da saúde pública, a partir da abordagem do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Inicialmente, este trabalho apresenta os fundamentos teóricos da comunicação pública e institucional e destaca sua relevância para a difusão da informação e a construção do conhecimento. O texto explora o papel do Campus Virtual como ferramenta essencial de educação em saúde, destacando sua estrutura e o uso das redes sociais para promover a comunicação institucional. Além disso, este trabalho visa discutir os diferentes desafios e estratégias para legitimar a comunicação nas organizações de mídia, com ênfase na visibilidade midiática e na lógica de funcionamento do Campus Virtual da OPAS. Para deduzir os resultados utilizou-se uma abordagem metodológica que envolve um estudo de caso e análise do impacto da comunicação institucional, identificando dificuldades e propondo soluções para otimizar a sua eficácia. Por fim, foram apresentadas as conclusões finais, destacando a importância da comunicação institucional na promoção da saúde pública e sugerindo direções para futuras linhas de pesquisa. O estudo baseia-se numa revisão bibliográfica com estudos sobre midiatização (Almeida, 2021; Alencar e Hjarvad, 2022; Véron, 2004; Sodré, 2012; 2022) e Comunicação em Saúde (Soares, 2020), Comunicação Organizacional (Matos, 2010; Kunsch, 2003), bem como anexos relevantes para complementar a execução da análise.