Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Curvelo, Mabely Carlos da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
    (2018-10-10) Curvelo, Mabely Carlos da Silva; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Dantas, Eugenia Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM