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Navegando por Autor "D'amore, Ticiano Maciel"

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    TCC
    Educação musical no primeiro estágio da educação infantil: um relato de experiência do ensino de música na escola regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Batista, Mayra Elisa Araújo de Souza; Souza, Catarina Shin Lima de; D'amore, Ticiano Maciel; Gomes, Carolina Chaves
    Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino de música na educação infantil, especificamente com alunos da turma do Estágio I correspondente a faixa etária de um a três anos de idade, do colégio Centro de Educação Integrada Zona Sul - Parnamirim/RN. Sabendo que a educação infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica oferecida em creches e pré escolas (Lei 9394/96), e que, através da aprovação da lei 11.769/08 o ensino de música nas escolas de formação básica passou a ser obrigatório, estudos e pesquisas a respeito dessa área e acervo de materiais para educação musical na educação infantil, vem aumentando consideravelmente. Para isso, este estudo terá como caráter fundamental a descrição e a observação, explanando as características gerais do desenvolvimento da criança de zero a três anos de idade, seu desenvolvimento musical e por fim a experiência em sala de aula, enfatizand o a rotina da aula de música, e, finalizando com as conclusões dessa experiência.
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    Artigo
    Gestão documental da informação jurídica
    (UFMG, 2013-09-30) Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; D'amore, Ticiano Maciel; Pinto, Virginia Bentes
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    TCC
    O som que liberta: ressocialização de apenados através do ensino de violão na Penitenciária Doutor Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Silva, Daniel Ribeiro da; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; D'amore, Ticiano Maciel
    O presente relato mostra, de um ponto de vista histórico, o fazer artístico e musical nas unidades prisionais do Brasil desde o início do século XX. É importante que se esclareça que as atividades de educação musical executadas não só no Presídio Estadual de Alcaçuz (PEA), como em todo e qualquer contexto carcerário tem como embasamento legal a Lei de Execução Penal (LEP), que em seu Artigo 11 (BRASIL, 1984) versa sobre a assistência ao preso de uma forma geral e concisa, e no inciso VI do Artigo 41 (BRASIL, 1984) preconiza, apenas ressalvando a compatibilidade de execução da pena, o direito de exercício das atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas dos apenados. Como a educação musical é um tema relativamente recente em unidades prisionais, por vezes flerta com outras atividades artísticas no meio prisional, como oficinas de artesanato, oficinas de teatro, produção de desenhos artísticos, pintura de quadros, atividades que são mais comuns e mais viáveis de certa forma. A introdução das oficinas de violão no PEA objetiva o conhecimento por parte do aluno apenado de uma atividade artístico-cultural multifacetada, com diversas funções na sociedade: função de integração, ritualística, religiosa, fúnebre, cívica, terapêutica, festiva, lúdica, profissionalizante, entre outras. Portanto, a música proporciona a inserção do aluno apenado num contexto de convivência e integração humanitária, cidadã , onde, em contato com as artes musicais cotidianamente, ele pode canalizar essa mudança de consciência e de comportamento através de produção artística nas oficinas de violão. Não produziria um bem material para comercialização, como o artesanato, mas as aulas de música direcionadas para a criação de um grupo instrumental ou vocal como laboratório de prática de conjunto surtiria um ótimo efeito na organização de eventos de datas comemorativas ou participações em cerimônias públicas, por exemplo. Para as oficinas, a metodologia utilizada são aulas coletivas em grupos de 5 alunos, onde é trabalhado um conteúdo direcionado à abordagem do violão como instrumento de acompanhamento, com suas peculiaridades de acordes, cordas soltas, etc. Em conversa com alguns alunos apenados, percebo que os resultados obtidos são muito bons. Melhora na convivência familiar e carcerária, no comportamento e no trabalho são alguns dos primeiros resultados obtidos com as oficinas de violão. Outros frutos musicais que foram produzidos e são de uma relevância absolutamente satisfatória são algumas composições que recebo dos meus alunos, algumas com um esboço de harmonia e cifragem um pouco rudimentar, outras que são entregues apenas com a letra, e posteriormente solicitado da parte deles uma co-autoria de minha parte na harmonia. Acredito que esses já estão um nível acima do lúdico, que seria o profissionalizante, e espero poder obter recursos estatais para poder implantar no projeto o curso profissionalizante de música, fator esse que demandaria mão de obra e material humano além do que já temos.
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    TCC
    Open softwares: aplicações musicais multiplataforma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-16) Nascimento, Felipe Lopes do; Silva, Alexandre Reche e; D'amore, Ticiano Maciel; Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
    Existem centenas de aplicações musicais livres à nossa disposição hoje em dia. Muitos não as utilizam porque as desconhecem ou ainda porque não acreditam que alcançarão os seus objetivos musicais. Entretanto, tentei mostrar nesse trabalho de conclusão de curso possíveis caminhos a serem trilhados exitosamente na utilização de aplicações musicais multiplataforma. Assim como a tecnologia se mantém em contínuo crescimento, também podemos ver os sinais de sua contribuição, em termos de softwares livres, à área de Música.
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    TCC
    Projeto Cultura Sertaneja nas cidades de Acari, Jardim do Seridó e Caicó: uma experiência com alunos 8º ano do Colégio CEI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Silva, Janilson Batista da; Souza, Catarina Shin Lima de; D'amore, Ticiano Maciel; Araújo, João Paulo de
    Esta monografia descreve considerações, reflexões e relatos de experiências musicais com alunos do 8º ano do Ensino FundamentalII do Colégio CEI - Centro de Educação Integrada, na cidade de Natal – RN a partir do Projeto Cultura Sertaneja, desenvolvido por este colégio anualmente, buscando compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem em música na perspectiva da interdisciplinaridade e da pedagogia de projeto.
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    TCC
    Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Ferreira, Luiz Carlos; Souza, Catarina Shin Lima de; Riedel, Elke Beatriz; D'amore, Ticiano Maciel
    O ensino de música no Brasil está procurando acompanhar as ações desenvolvidas a favor do processo de inclusão em meio educacional, que têm como objetivo, permitir o acesso de pessoas com deficiência e/ou que se encontram a margem do contexto social, em ambientes de ensino, sendo a educação da música compreendida como um dos campos que está apresentando sensíveis transformações quanto a restruturação em relação às suas práticas didáticas e pedagógicas, transformando antigos padrões de sua educação que eram pautados nas aptidões musicais e habilidades especiais para música. Considera-se que as discussões referentes ao processo de inclusão no campo da música precisam ser ampliadas, de modo que as propostas da educação musical inclusiva possibilitem o desenvolvimento de ações que procuram contemplar estratégias de en sino de música no Brasil. Perante essa perspectiva, importantes ações estão sendo desenvolvidas em âmbito brasileiro, tendo como principais objetivos a divulgação do ensino de música para pessoas com deficiência visual, formação profissional e produção de materiais didático-musicais e partituras, tendo como principal instrumento a musicografia braille. Nesse sentido, o estudo procurou apresentar uma breve discussão acerca do contexto do ensino de música e a pessoa com deficiência visual, de modo a contemplar o sistema braille e sua notação musical como a principal ferramenta de apoio ao acesso à música, bem como contextualizando a contribuição do avanço tecnológico para a acessibilidade à música. A metodologia utilizada foi a pesquisa em referencial teórico que aborda os aspectos significativos da educação musical e a pessoa com deficiência visual. Com o estudo, considerouse que é necessária a continuidade da discussão acerca da inclusão no campo da educação musical, de modo a fortalecer o campo de estudo nessa área, beneficiando o desenvolvimento de novas propostas de projetos e práticas.
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