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Navegando por Autor "Dalenogare, Lucas Geraldo Campos"

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    Dissertação
    Capacidades de gestão na implementação da Política de Dados Abertos nas IFES do Rio Grande do Norte
    (2019-02-22) Dalenogare, Lucas Geraldo Campos; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; Araújo, Fábio Resende de; ; Vieira, James Batista;
    O objetivo deste trabalho é compreender como as capacidades de gestão em cada IFES do RN influenciam o processo de implementação dos seus Planos de Dados Abertos, à luz da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal – PDAPEF. A natureza da pesquisa é essencialmente qualitativa, do tipo descritiva e explicativa, com uma abordagem de estudo de caso múltiplo, realizado nas três IFES do RN – IFRN, UFRN e UFERSA. A coleta de dados se deu por meio de análise documental e entrevistas realizadas com representantes de cada instituição, definidos por amostragem intencional. A análise de conteúdo dos dados foi feita com codificação aberta por livre fluxo, em que os códigos foram agrupados em nove subcategorias dentro dos elementos técnico-administrativos e político-relacionais do modelo teórico de Gomide e Pires (2014). Quanto aos resultados, apurou-se que o elevado nível de execução da PDAPEF nas IFES do RN se deu por uma combinação de fatores favoráveis: alinhamento dos PDAs em relação às diretrizes e normas da política; forte influência das capacidades geradas pelos recursos mobilizados, interações internas e externas positivas e ações de monitoramento e mecanismos de controle. Na UFRN e UFERSA, destaca-se ainda com forte influência a mobilização inicial ou ações de planejamento; e apenas na UFRN, em adição, os mecanismos de promoção e participação social. As dificuldades enfrentadas ao longo do processo tiveram reduzido impacto nos resultados percebidos pelos entrevistados das três instituições. E os pontos de maior vulnerabilidade que podem ter prejudicado o processo de implementação dizem respeito à falta de coordenação interna, o baixo nível de promoção e participação social na UFERSA e IFRN e a ausência de dispositivos de avaliação na totalidade das IFES. Esses pontos indicam a necessidade de melhorias, com a finalidade de que os arranjos institucionais estabelecidos nas atividades de cada instituição possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento de capacidades de gestão, imprescindíveis à implementação da PDAPEF.
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