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Navegando por Autor "Damascena, Edilza Alves"

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    Tese
    Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Damascena, Edilza Alves; Moura, Dante Henrique; ; ; Cabral Neto, Antonio; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Machado, Lucilia Regina de Souza; ; Queiroz, Maria Aparecida de;
    Este trabalho analisa aspectos da formação de professores para a Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2018. Almeja-se, como objetivo, analisar as ações realizadas nesse campo empírico para formar seus respectivos docentes, identificando os avanços e os desafios para a implementação de uma política institucional de formação voltada para as especificidades da docência na modalidade Educação Profissional, considerando as concepções de formação humana, de Educação Profissional e de formação de professores apresentadas nos documentos institucionais. Tomamos como percurso teórico-metodológico o enfoque do materialismo histórico-dialético, a partir do qual foi sistematizado um trajeto que contou com revisão da literatura; análise documental; realização de entrevistas com coordenadores e docentes dos cursos investigados; e aplicação de questionário com os professores da instituição que foram cursistas nestes. A análise dos dados revela desafios consideráveis na perspectiva de uma política formativa específica, mas também apresenta significativos avanços. Entre os desafios, constata-se a necessidade da oferta de cursos voltados especificamente à docência, na modalidade de Educação Profissional, com maior duração, no formato de pós-graduação e de graduação. Além disso, quando estes são ofertados, registra-se baixíssima adesão dos docentes que atuam na própria instituição, recorrendo-se, em todos os casos, ao preenchimento de vagas com demanda externa. Contudo, a pesquisa demonstra que, para os que participam, os cursos se constituem importantes espaços formativos que subsidiam a prática pedagógica. Dessa forma, defendemos que as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN, no período de 2008 a 2018, voltadas à formação de seus próprios professores e que tratam especificamente do exercício da docência e respectivas especificidades da modalidade são pontuais, pouco articuladas e decorrem, principalmente, de indução externa, além de serem desprovidas de caráter universalizante. No entanto, uma vez que os processos formativos são fundamentados pelas concepções de formação humana integral, Educação Profissional e formação de professores, assumidas nos documentos institucionais, tais ações podem favorecer a materialização de um processo formativo que contribui para construir postura de compromisso ético-políticodidático-pedagógico do corpo docente, sem o qual não é possível ter-se uma perspectiva de educação voltada aos interesses da classe trabalhadora, ou seja, contra-hegemônicos.
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    Dissertação
    Políticas de formação docente para a educação profissional: análise em duas escolas do Vale do Açu
    (2016-02-29) Damascena, Edilza Alves; Moura, Dante Henrique; ; ; Cabral Neto, Antonio; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Nascimento, José Mateus do; ; Silva, Lenina Lopes Soares;
    A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas de formação de docentespara a educação profissional e sua implementação em instituições que ofertam essamodalidade educativa no Vale do Açu, a saber: o Campus Ipanguaçu do IFRN e a UnidadeSENAC, localizada no município de Assu, ambas situadas no estado do Rio Grande do Norte.A investigação parte da preocupação de que profissionais de áreas diversas da educaçãoatuam no exercício da docência na educação profissional desconsiderando que a docência éum campo de conhecimento próprio e, como tal, exige formação específica. Para tanto, estapesquisa ampara-se em estudos anteriores que tratam da temática, tais como Machado (2008,2011, 2013), Kuenzer (2011) e Moura (2008, 2013, 2014), e que o fazem dentro de aspectosmais amplos, considerando o contexto político, econômico, social e cultural no qual aproblemática está inserida. Nesse contexto, por abordar um objeto de estudo na perspectiva departir da realidade concreta em que prevalecem as contradições próprias do modo de produçãocapitalista, com repercussões na classe trabalhadora e, consequentemente, nas políticas deformação de seus formadores, este estudo opta pelo referencial metodológico do pensamentosociocrítico, fundamentando-se em elementos teóricos do marxismo, principalmente com baseem Frigotto (2010b). No decorrer do trabalho, além de ampla pesquisa bibliográfica, realizou-se uma análise das políticas relacionadas à formação de docentes, destacando de que forma alegislação brasileira trata da temática ao longo da sua história, incluindo as Leis de Diretrizese Bases da Educação Nacional, Decretos, Resoluções e documentos das instituições/entidadespesquisadas. Houve também a aplicação de questionário com mais de 130 participantes,incluindo docentes, estudantes e gestores das referidas escolas, com o intuito de coletar dadosque exprimam como a problemática é, de fato, compreendida na perspectiva dos própriossujeitos envolvidos no processo. Nesse sentido, verifica-se que as políticas para a formaçãoespecífica dos docentes que atuam na educação profissional foram materializadas, ao longo dahistória educativa brasileira, como emergenciais, transitórias, fragmentadas e desarticuladas,de modo que, nas escolas pesquisadas no Vale do Açu, é possível confirmar que a quasetotalidade dos docentes que atuam na área técnica/tecnológica, à qual os cursos estãovinculados, não possui formação inicial para a docência. Além disso, constata-se que as açõesde formação continuada ainda não foram consolidadas. Portanto, compreende-se que, semuma formação que atente para os aspectos político-pedagógicos, ficam restritas aspossibilidades de uma educação profissional voltada para os interesses da classe trabalhadora.
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