Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Damasceno, Alexandre Vinícius Campos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A cultura da produção de farinha: um estudo da matemática nos saberes dessa tradição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-12-17) Damasceno, Alexandre Vinícius Campos; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
    A presente pesquisa discute sobre os saberes matemáticos construídos na tradição da produção da farinha de mandioca, buscando analisar esses saberes matemáticos sobre a perspectiva das categorias do tempo e medida, construídos e praticados na produção de farinha, localizados nos Municípios da Serra do Navio e Calçoene, no Estado do Amapá/Brasil. O seguinte trabalho faz um apanhado na identificação e na descrição da matemática durante as atividades de produção da farinha e que nessas etapas estão presentes elementos relacionados à geração e a transmissão de um saber tradicional, condicionantes básico para manutenção da tradição da farinha, caracterizando a pesquisa como um estudo de etnomatemática. Os procedimentos metodológicos destacam base das técnicas etnográficas e de elementos que caracterizam a observação participante. Os resultados obtidos nos mostraram que os trabalhadores de farinha articulam algumas medidas de comprimento, de área e de volume em decorrência de sistemas próprios e tradicionalmente adquiridos, como também o tempo, apreendidos e referendados por outro tipo de sistema culturalmente estabelecido, deste modo relativizando os sistemas de medidas e calendários oficiais. Levantando como uma das principais propostas que a matemática acadêmica e os saberes da tradição estabelecem uma conjunção desses conhecimentos, importantes para uma possível reflexão e aplicação na construção de uma prática pedagógica em educação matemática, procurando estabelecer pontos de cunho sócio-econômico e cultural
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM