Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Damasceno, Chrisnir Freire"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    O jornal televisivo e o ensino/aprendizagem integrado de português língua materna e francês língua estrangeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-31) Damasceno, Chrisnir Freire; Lopes, Marcos Antonio de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788194A4;
    Para muitos pesquisadores, existe uma crise na escola e no ensino de línguas, que é gerada por um ensino/aprendizagem compartimentado e descontextualizado da realidade. Neste ensino/aprendizagem, o livro didático tem uma presença tão hegemônica que se constitui na fonte quase exclusiva do discurso pedagógico e quase não são exploradas outras linguagens do cotidiano dos aprendentes. A linguagem televisiva é uma destas linguagens que poderia ser trabalhada para proporcionar um ensino/aprendizagem de uma língua viva, variada e em situação, pois ela permite que se explore todos os componentes da competência de comunicação. Além disso, ela serviria para sensibilizar os aprendentes para uma educação para a mídia . O jornal televisivo pode favorecer um ensino/aprendizagem integrado do PLM e do FLE pela sua forma recorrente, e por refletir os valores socioculturais das sociedades. Estas qualidades são propícias para a transferência de competências entre a língua materna e a língua estrangeira, para se ensinar e aprender uma língua, e para se conhecer uma cultura. O jornal televisivo é visto como uma fonte de informação e sua observação em sala de aula pode contribuir para a formação de um aluno/cidadão atualizado, crítico e consciente dos problemas e das representações das sociedades
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM