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Navegando por Autor "Damasceno, Larissa Mayara da Silva"

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    Dissertação
    Fatores que influenciam a predisposição dos usuários em aderir a uma política de segurança da informação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-08) Damasceno, Larissa Mayara da Silva; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/9278758081594919; Santos, Ernani Marques dos; ; http://lattes.cnpq.br/5388965130432483; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841
    A informação constitui um dos mais valiosos ativos estratégicos para a organização. Porém, o ambiente organizacional em que ela está inserida é bastante complexo e heterogêneo, fazendo surgir questões pertinentes à Governança da tecnologia de informação (TI) e à Segurança da Informação. Estudos acadêmicos e pesquisas de mercado apontam que a origem da maior parte dos acidentes com os ativos de informação está no comportamento pessoas da própria organização ao invés de ataques externos. Tendo como base a promoção da cultura de segurança entre os usuários e a garantia da proteção da informação em suas propriedades de confidencialidade, integridade e disponibilidade, as organizações devem estabelecer sua Política de Segurança da Informação (PSI). Essa política consiste em formalizar as diretrizes em relação à segurança dos recursos de informações corporativas, a fim de evitar que as vulnerabilidades dos ativos sejam exploradas por ameaças e possam trazer consequências negativas para os negócios. Mas, para a PSI ser eficaz, é necessário que o usuário tenha prontidão para aceitar e seguir os procedimentos e normas de segurança. À luz desse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar quais são os motivadores extrínsecos e intrínsecos que afetam a predisposição do usuário em estar em conformidade com as políticas de segurança da organização. O referencial teórico aborda temáticas referentes à Governança de TI, Segurança da Informação, Teoria da Dissuasão, Motivação e Comportamento Pró-social. Foi criado um modelo teórico a partir dos estudos de Herath e Rao (2009) e D’Arcy, Hovav e Galletta (2009) que se baseiam na Teoria Geral da Dissuasão e propõem os seguintes fatores influenciadores no cumprimento das Política: Severidade da Punição, Certeza de Detecção, Comportamento dos Pares, Crenças Normativas, Eficácia Percebida e Comprometimento Moral. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários com 18 variáveis com uma escala Likert de cinco pontos que representavam os fatores influenciadores propostos pela teoria. A amostra foi composta por 391 alunos ingressantes dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a análise dos dados, foram adotadas as técnicas de Análise Fatorial Exploratória, Análise de Cluster hierárquico e não hierárquico, Regressão Logística e Regressão Linear Múltipla. Como principais resultados, destaca-se que o fator severidade da punição é o que mais contribui para o modelo teórico e também influi na divisão da amostra entre usuários mais predispostos e menos predispostos. Como implicação prática, o modelo de pesquisa aplicado permite que as organizações possam prever os usuários menos predispostos e, com eles, realizar ações de conscientização e treinamento direcionadas e redigir Políticas de Segurança mais eficazes.
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    TCC
    Gestão da qualidade no processo de logística: um estudo de caso na Acioly Distribuidora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Ramos, Maria Eduarda Gomes; Araujo, Matilde Medeiros de; Gurgel, André Morais; Damasceno, Larissa Mayara da Silva
    Este trabalho tem como propósito demonstrar o nível da qualidade no processo da cadeia logística da Empresa Acioly, segundo a percepção dos funcionários que trabalham no setor. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, cujos dados empíricos foram colhidos junto aos 60 funcionários que trabalham diretamente com a logística da empresa. De um modo geral, os funcionários avaliaram os serviços como “bom” ou “regular”, denotando que existem lacunas que precisam ser melhoradas, principalmente os aspectos relacionados aos custos das operações e o atendimento eficaz ao cliente. Com isso, espera-se que esta pesquisa seja proficiente e sirva para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes, bem como, de exemplo para trabalhos futuros relacionados ao tema em questão.
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