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Navegando por Autor "Damasceno, Patrícia"

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    Tese
    A implantação da reforma para o ensino médio (Lei nº 13.415/2017) na rede estadual de educação do Maranhão e suas implicações ao processo formativo dos estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Damasceno, Patrícia; Moura, Dante Henrique; http://lattes.cnpq.br/8741874717254850; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos; Silva, José Moisés Nunes da; Terto, Daniela Cunha
    Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar a implantação da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) na rede estadual de educação do Maranhão e suas implicações ao processo formativo dos estudantes. A presente pesquisa propõe uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, fundamentada na análise da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o movimento da reforma do ensino médio a qual nos debruçamos exige o estabelecimento de uma escala analítica que contempla as políticas estaduais, especialmente nas relações entre as secretarias estaduais de educação e o setor privado. Este contexto pressupõe que a reconfiguração do ensino médio no Estado consolida a sua institucionalização nos marcos da aprendizagem flexível, que é a expressão pedagógica da flexibilização do regime de acumulação flexível, promovendo uma educação para menos e simplista. Permite interpretar a reforma do ensino médio como um produto da lógica capitalista que visa adaptar a educação às demandas do mercado de trabalho. Os dados evidenciaram ainda que, a reforma do ensino médio promoveu mudanças que visam intensificar no âmbito escolar tendências globalizadas, os quais trazem consigo implicações negativas no campo educacional, pois está alicerçada na flexibilização, padronização e no desenvolvimento de processos privatizantes. Estes aspectos aprofundam as desigualdades sociais e educacionais, favorecendo o distanciamento dos jovens do direito incontestável à educação pública de qualidade. A realidade Maranhense no tocante a reforma do ensino médio, não difere do que está proposto nos documentos oficiais, verificando-se uma adesão passiva, sem críticas amplas. Confirma-se a tese que a implantação da reforma no ensino médio maranhense traz em seu bojo a formação flexível alinhada ao regime de acumulação flexível que direciona a educação no Brasil e que promove uma formação dos estudantes pautada em uma aprendizagem flexível para formar trabalhadores flexíveis.
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