Navegando por Autor "Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN): um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros; Lima, Agostinho Jorge de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lazaro deEste trabalho relata a prática de ensino e aprendizagem do instrumento rabeca no projeto de extensão do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), situado em Natal na cidade alta, no ano de 2014, onde acontece semanalmente o curso deste instrumento. Apresentando uma possibilidade para o desenvolvimento das aulas e que contemple a musicalização do indivíduo através da rabeca, unido com o ensino de teoria musical. Bem como trazer reflexões sobre as formas de ensino de outros mestres rabequeiros que atuam como professores deste instrumento, feitas através de entrevistas. Apresentando os resultados obtidos no ensino e aprendizado do instrumento, do mesmo modo foram feitas entrevistas com os alunos de rabeca sobre suas reflexões deste ensino. O primeiro capítulo é uma pesquisa de como se deu a chegada da rabeca no Brasil; o segundo capítulo versa sobre a música de rabeca e a sua importância e suas finalidades sociais. No terceiro capítulo os detalhes do projeto de extensão do IFRN são abordados; citados os pesquisadores que realizaram trabalhos de suma importância sobre o assunto rabeca e rabequeiros; demonstrando o que se fala de rabeca no mundo virtual, o ensino de rabeca pelo youtube, blogs e sites que apresentam trabalhos artísticos de rabequeiros ou construtores de rabecas. O quarto capítulo comporta o relato do que penso em relação ao ensino e aprendizagem e algumas reflexões sobre uma entrevista feita com outros rabequeiros que também se aventuram a ensinar este instrumento. Para concluir, o quinto capítulo contempla o pensamento dos alunos em torno da rabeca, sua música e suas experiências. Finalmente, exponho como se dá os detalhes do ensino coletivo de rabeca no projeto de extensão do IFRN, demarcando o detalhamento das aulas vivenciadas para então chegar às considerações finais, onde discorro sobre os resultados musicais e sociais alcançados pelos alunos, e refletindo que contribuições este ensino trouxe e como o mesmo pode ser melhorado.Dissertação Performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-11) Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros; Lima, Agostinho Jorge de; ; ; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; Oliveira, Mário André Wanderley;Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho do Mestre Dedé Veríssimo, situado em São Gonçalo do Amarante no estado do Rio Grande do Norte. Através de coleta e análise de dados, revisão de literatura e observação em campo este trabalho buscou trazer reflexões acerca do processo da aprendizagem musical das crianças as quais, recentemente, foram inseridas no grupo, além da arte dos participantes mais antigos que estão se mantendo, até hoje, através da continuidade da transmissão oral sobre suas experiências. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso e os instrumentos de coletas de dados foram: observações, entrevistas, gravações em áudio e vídeo além da descrição da história de vida dos Mestres Dedé, Damião e Kleber Teixeira. Alguns autores utilizados na fundamentação deste trabalho foram Brandão (1976, 1983), Gurgel (1981), Queiroz (2005) e Lima (2008). Os dados apresentados nesta pesquisa constataram que existe uma forte relação entre performance e transmissão musical que são mantidas no grupo através do aprendizado cotidiano observado além da inclusão de crianças em suas práticas, nos ensaios e apresentações. Também demonstra, através da prática e aprendizado das crianças do grupo, que a continuidade e manutenção das tradições do boi de reis estão se mantendo, mesmo diante da urbanização crescente na comunidade. Outros resultados das análises que se pôde encontrar neste trabalho foram os registros das cantorias e melodias em partituras mais utilizadas pelo grupo em suas apresentações bem como as descrições das apresentações do grupo com o registro das loas, diálogos, grupo instrumental, coreografias, canções e a descrição dos relatos de aprendizagem das crianças, mestres e demais integrantes do Boi de Reis Calemba Pintadinho.