Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dantas, Cyndy Thays Marques"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Afrobrasilidade nas bibliotecas: análise das ações de competência crítica étnico-racial nas escolas do município de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Dantas, Cyndy Thays Marques; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133
    A biblioteca escolar e a competência crítica em informação, duas das temáticas discutidas nesta pesquisa, as quais apresentam características de caráter emancipatório, potencializando aspectos de reflexão perante os condicionamentos existentes na conjuntura social. Desse modo, auxiliam na mobilização de elementos que constroem noções críticas acerca das estruturas do poder hegemônico. Na sociedade brasileira, composta historicamente por uma multiculturalidade abrangente, faz-se importante investigar como a valorização da história e cultura afro-brasileira propicia um desenvolvimento de cidadãos que reconheçam seus papéis sociais no meio em que se integram. A pesquisa tem como objetivo discutir a competência crítica em informação no âmbito das bibliotecas escolares do município de Natal e a importância da educação voltada para relações étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira. Sendo assim, o procedimento metodológico aplicado foi uma pesquisa bibliográfica, juntamente com uma entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa, método indutivo e perfil exploratório, em uma amostra de escolas do Município de Natal, no Rio Grande do Norte. Temos como resultados uma latente indução da biblioteca escolar como uma ferramenta prática das metodologias pedagógicas a serviço da valorização cultural e literária, entretanto, uma pequena proporção da abordagem étnica como competência plenamente efetiva. Para fins de considerações que possam subsidiar novos estudos inerentes à temática, reportamos que se faz notável uma gradual ação dos educadores, professores e bibliotecários, para construção de sujeitos criticamente competentes em informação, com a realização de práticas educacionais permanentes das diversidades e pluralidades socioculturais previstas no ambiente escolar e na comunidade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM