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Navegando por Autor "Dantas, Dândara Nayara Azevedo"

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    TCC
    Atuação do enfermeiro na avaliação dos pés de pessoas diabéticas na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Araújo, Acácio Lopes Borges de; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Albuquerque, Adriana Montenegro de; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; Nascimento, Maria Eduarda Silva do
    Objetivo: identificar a atuação do enfermeiro na avaliação dos pés de pessoas com Diabetes Mellitus (DM) na Atenção Primária. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas fontes de dados eletrônicas SciELO, LILACS, PubMed/Medline e BVS, nos meses de agosto e setembro de 2024. Incluíram-se estudos disponíveis no formato texto completo, de livre acesso em meio eletrônico, em português e inglês, publicados entre 2015 e 2024, que contribuíssem para elucidar o objeto de estudo. Resultados: Foram analisados sete estudos, nos quais identificou- a importância do enfermeiro para o rastreio, identificação precoce e manejo adequado do diabetes, buscando minimizar complicações, reduzir hospitalizações e promover melhor prognóstico. Ademais, o enfermeiro tem importante papel na educação em saúde das pessoas com DM, visando a realização de cuidados de higienização dos pés, adoção de alimentação saudável e manutenção do controle glicêmico adequado. Conclusão: O pé diabético é uma complicação grave e frequente do DM e no âmbito da APS, o enfermeiro tem papel fundamental no rastreamento de pessoas com diabetes, visando implementar o acompanhamento e a prevenção de complicações.
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    TCC
    Barreiras para o cuidado ao homem transgênero durante o período gravídico-puerperal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Fernandes, Narjilla Allana Conceição Macena; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; https://orcid.org/0000-0003-1558-5681; https://lattes.cnpq.br/1229446319586840; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Araújo, Túlio César Vieira; https://orcid.org/0000-0003-3991-0215; http://lattes.cnpq.br/5488389642838417
    Mapear as evidências sobre as barreiras para o cuidado do homem transgênero durante o período gravídico-puerperal. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com base no PRISMA-ScR, realizada nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Excerpta Medica Database (Embase), Web of Science, Scopus (Elsevier) e National Library of Medicine (PubMed), com os descritores Transgender Persons, Health, Pregnancy, Parturition e Postpartum Period. Obteve-se uma amostra final de 13 artigos. O levantamento evidenciou três eixos principais: falta de conhecimento e dificuldade dos profissionais de saúde na compreensão do gênero e pronome correto; estigmatização do homem transgênero, discriminação, homofobia e transfobia; e o enrijecimento dos profissionais na relação período gravídico-puerperal e mulher cisgênero. É notório que os profissionais de saúde estão desinformados quanto à temática, evidenciando a necessidade de buscar a informação para um cuidado integral e equânime.
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    Artigo
    Bundle interdisciplinar para Unidade de Terapia Intensiva COVID-19: uma revisão de literatura
    (Research, Society And Development, 2023) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Oliveira, Suelen Ferreira de; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; Alves, Manoella do Monte; Dantas, Anna Livia de Medeiros; Rodrigues, Arthur Senna Monteiro de Medeiros; Martins, Ana Clara Braz; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Objetivo: identificar as variáveis importantes para compor uma avaliação interdisciplinar da pessoa com COVID-19 grave e assim elaborar um bundle. Metodologia: Este é um estudo qualitativo do tipo revisão integrativa. Realizou-se as buscas nas seguintes bases de dados: Science Direct, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus e Web of Science. Como critérios para inclusão, foram selecionados estudos que abordassem o tema do estudo e que estivessem disponíveis para leitura na íntegra. Foram excluídos aqueles que se apresentassem duplicados. Resultados: Foram selecionados nove artigos para leitura na íntegra. Os estudos serviram como base para a criação do instrumento de avaliação a pessoa com COVID-19 grave, onde as variáveis foram incluídas mediante informações extraídas da revisão como: necessidades calóricas, mobilidade estimulada e higiene oral. Conclusão: Acredita-se que a inserção de um instrumento como estena prática clínica possa colaborar com a coleção de informações importantes para discussão interdisciplinar de forma contínua e atualizada
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    TCC
    Influência das mídias sociais na educação e comunicação em saúde para prevenção de HIV entre jovens: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-08) Silva, Danilo Oliveira; Feijao, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; https://orcid.org/0000-0003-1525-3820; https://lattes.cnpq.br/9667759061698702; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Abrante, Rogeria Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-6426-8706; http://lattes.cnpq.br/4141207637938360
    Introdução: As mídias digitais desempenham importante influência no modo de agir e pensar da sociedade moderna, em especial na população jovem. Considerando a disseminação crescente do HIV/AIDS nessa parcela da sociedade, as mídias digitais operam como uma ferramenta em potencial na educação em saúde. Objetivo: Justificar na literatura as evidências da influência das mídias sociais na educação e comunicação para prevenção de HIV entre jovens. Método: Baseando-se nesses indicativos, a presente pesquisa aborda um estudo de Scoping Review do tipo qualitativo, cujo aquisição e análise dos dados refere-se ao ano de 2023, desenvolvido de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Foram empregadas combinações entre as palavras-chaves dos descritores com a associação da estratégia mnemônica Participante, Conceito e Contexto (PCC) com os Descritores em Ciências da Saúde/ Medical Subject Headings (DeCS/MeSH): HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; juventude; Educação em saúde; Adolescente; Mídia social; Internet. A amostra estudada foi composta por seis artigos. Resultados: A estratégias em educação comunicação/prevenção: os estudos abordaram com maior clareza no que tange os devidos cuidados para não infecção pelo HIV. O uso dos aplicativos de comunicação e de repasse de informações foram os mais relevantes para a obtenção de conhecimentos. Quanto ao acesso à internet e mídias sociais, o dispositivo mais amplamente utilizado é o celular/smartphone, seguido pelo computador. O motivo mais citado sobre o uso das mídias sociais para o repasse de informações em educação em saúde é a acessibilidade do acesso à tecnologia entre os jovens tanto de forma rápida quanto barata. Conclusão: Utilizar tecnologias do dia a dia como ferramentas educativas é crucial para transmitir informações, principalmente ao envolver os jovens, o que facilita a disseminação de conhecimento sobre sexualidade e prevenção do HIV/Aids. Reconhecer essa importância nas políticas de saúde ressalta a necessidade de estratégias inovadoras e adaptáveis para conscientizar e prevenir o HIV/Aids entre os jovens, contribuindo para o controle eficaz da epidemia.
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    TCC
    Métodos terapêuticos não farmacológicos para o manejo do estresse em acadêmicos de enfermagem: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Segundo, Larissa Lilian Costa Firmino; Macedo, Eurides Araújo Bezerra de; 0000-0002-8056-9349; https://lattes.cnpq.br/6378952492418729; 0000-0002-7572-2687; http://lattes.cnpq.br/5703246968507884; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; 0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Diniz, Késsya Dantas; 0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587
    O estresse é uma resposta natural do organismo e, uma das formas de enfrentamento, é o uso de Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo deste estudo é identificar, na literatura científica, métodos terapêuticos não farmacológicos no manejo do estresse para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, executada de maio a agosto de 2024, através das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, ScienceDirect, Web of Science e SciELO. Utilizou-se o cruzamento entre Descritores em Ciências da Saúde e operadores booleanos, formando 04 estratégias de busca: “Complementary Therapies” AND “Nursing Students” AND “Psychological Stress”; “Complementary Therapies” AND “Nursing Students”; “Complementary Therapies” AND “Psychological Stress”; “Nursing Students” AND “Psychological Stress”. Foram encontrados 5.204 artigos e, por meio da revisão em pares, foram selecionados 11 artigos para esta revisão. Enquanto critérios de inclusão, foram priorizados estudos dos últimos 05 anos, completos, gratuitos, em Português, Inglês e Espanhol. Os artigos foram armazenados no software Rayyan e na planilha do Microsoft Excel. Todos os artigos incluídos na revisão abordaram acadêmicos de enfermagem. Os métodos terapêuticos não farmacológicos identificados foram yoga, representando 36,3% dos artigos incluídos; essências florais, mindfulness e musicoterapia, representando, individualmente, 18,1% dos artigos incluídos; relaxamento muscular progressivo, aromaterapia e toque terapêutico, representando, individualmente, 9,09% dos artigos incluídos. Os acadêmicos de enfermagem estão vulneráveis ao estresse devido à pressão do ambiente estudantil, portanto, a partir dos estudos incluídos nesta pesquisa, constatou-se a redução dos níveis de estresse e ansiedade, bem como o melhor desempenho acadêmico, após o uso dos métodos terapêuticos não farmacológicos. Conclui-se a necessidade da implementação do uso de métodos terapêuticos não farmacológicos para os alunos de enfermagem, pois, como apresentado nos estudos analisados, os níveis de estresse reduzidos tornam os graduandos mais ativos e produtivos durante o dia, permitindo a otimização do desempenho curricular e da qualidade de vida, tal qual o desenvolvimento positivo das habilidades de enfermagem.
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