Navegando por Autor "Dantas, Emanuel Sávio de Macedo"
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TCC Aprendizagem motora implícita em membro superior plégico em pacientes pós-AVC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Dantas, Emanuel Sávio de Macedo; Cacho, Enio Walker Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7371695127039138; http://lattes.cnpq.br/6705740721132597; Araújo, Josefa Lidiany Ferreira da Silva; http://lattes.cnpq.br/5936189428464272; Oliveira, Marcella Cabral de; http://lattes.cnpq.br/9980035687038572Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido como evidência clínica, radiológica ou patológica de isquemia ou hemorragia, envolvendo um território vascular cerebral definido. Torna-se imprescindível a aprendizagem motora no processo de reabilitação, pois ela não está diretamente associada à aquisição de novas habilidades, mas ao processo de reorganização dos padrões adquiridos. As terapias normalmente usam de estratégias de aprendizagem motora explícita, porém, a aprendizagem motora implícita trabalha usando as informações já armazenadas que podem facilitar no aprendizado dessas pessoas. Objetivo: Analisar a aprendizagem motora implícita em pacientes hemiparéticos pós-AVC e suas associações com o comprometimento sensorial e motor. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico de caráter quantitativo. O grupo 1 (pacientes com AVC - G1) foi avaliado pelo Mini Exame de Estado Mental, a escala Fugl- Meyer e a avaliação sensorial de Nottingham; o grupo controle (G2) apenas pelo Mini Exame de Estado Mental. Ambos os grupos foram submetidos à prática no Player Feedback (PF). A análise estatística foi realizada no software IBM SPSS Statistic 20. Para identificar a normalidade dessas variáveis e as do PF, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, a comparação foi feita pelo teste T de Student e a correlação da FMA-UE e as variáveis do PF, o teste de Pearson. Resultados: Não foi encontrado diferença estatística entre essas variáveis e uma correlação positiva e muito forte entre a Fugl-Meyer e o número de acertos e porcentagem de acertos. Conclusão: Desta forma, conclui-se que foi percebido a aprendizagem implícita nos indivíduos avaliados.