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Navegando por Autor "Dantas, Esteffane Mendonça"

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    TCC
    Análise reflexiva sobre Consciência Corporal e Educação Física Escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira de; Dias, Maria Aparecida; Góis, Rafael de
    Por muito tempo a Educação Física escolar preocupou-se em moldar, adestrar e construir corpos a partir das práticas corporais, enxergando o corpo, exclusivamente, em seu aspecto biológico e fisiológico. Tal compreensão fazia de nossos alunos meros reprodutores de movimentos dentro de uma metodologia extremamente tecnicista e exclusiva. A consciência corporal foi, por muito tempo, ignorada, fazendo da cultura de movimento algo massificante e sem significado. Entender a relação entre a consciência corporal e a Educação Física é de extrema importância para uma ressignificação da Educação Física escolar. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico a respeito das orientações teóricas e metodológicas para o trabalho de consciência corporal na Educação Física escolar, presentes no livro Consciência Corporal, utilizado no curso de Educação Física a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi proporcionada uma reflexão acerca das práticas alternativas e de sua abordagem, bem como suas possibilidades metodológicas levando em conta os outros conteúdos da Educação Física.
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    Dissertação
    Esportes de rede no ensino fundamental: desafios e estratégias para ampliação do conteúdo nas aulas de Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Santos, Antonio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/9079890472655227; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Fonseca, Michele Pereira de Souza da
    A Educação Física como componente curricular obrigatório no contexto escolar enfrenta diversos desafios, no âmbito das escolas públicas muitos deles estão relacionados à falta de estrutura, material e recursos humanos, o que impacta diretamente a qualidade do ensino e a formação integral dos alunos. Essa realidade é ainda mais visível na rede pública municipal de ensino, onde na maioria das escolas a infraestrutura precária e a ausência de espaços adequados dificultam o acesso dos estudantes às práticas esportivas e à cultura de movimento. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma possibilidade pedagógica a partir da implementação de uma unidade didática voltada para o ensino dos esportes de rede em uma escola pública municipal nos anos finais do ensino fundamental, independentemente das limitações estruturais. Especificamente, buscou-se elaborar uma unidade didática que possibilite o ensino desses esportes nas escolas públicas fundamentado em uma abordagem da Concepção crítico-emancipatória proposta por Elenor Kunz (autor da pedagógica crítica da Educação Física Escolar), descrevendo a aplicação dessa proposta em uma escola da rede municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, e refletindo sobre as metodologias que podem ser aplicadas para superar as dificuldades encontradas nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 8ºano dos anos finais do Ensino Fundamental, e utilizou a observação participante, entrevistas, diário de campo e registros fotográficos como instrumentos para coleta de dados. Os resultados mostram que, mesmo diante de limitações, é possível implementar uma proposta pedagógica inclusiva e acessível para o ensino dos esportes de rede, promovendo a participação ativa dos alunos, o respeito às diferenças e a valorização da Educação Física como componente essencial para a formação integral dos estudantes. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância de adaptar as práticas pedagógicas às condições da escola pública, visando uma educação física democrática e acessível para todos.
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