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Navegando por Autor "Dantas, Etienne Andrade de Medeiros"

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    Artigo
    Concepções do conceito de competência no contexto da psicologia do trabalho: da perspectiva individualista à perspectiva histórico-cultural
    (2016) Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Silva, Alda Karoline Lima da; Fontes, Flávio Fernandes; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
    O presente artigo discute como as mudanças no mundo do trabalho têm influenciado no desenvolvimento do conceito de competências para psicologia do trabalho. Parte-se de uma visão individualista sobre competência, onde o indivíduo é exclusivamente responsável pelo desenvolvimento da mesma, para uma visão amparada na perspectiva histórico-cultural. Nesta última, a competência é desenvolvida e avaliada quando utilizada em contexto real de trabalho, na maneira como o indivíduo a enfrenta e como mobiliza a rede de atores sociais para resolver as situações. Dessa forma, apresenta-se possíveis consequências que a perspectiva histórico-cultural traz tanto para a abordagem do desempenho quanto para o desenvolvimento da qualificação profissional, principalmente no que se refere à transmissão escolar e extra-escolar das competências.
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    Tese
    Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
    (2016-09-26) Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; ; Moura, Dante Henrique; ; Rego, Denise Pereira do; ; Estevam, Ionara Dantas; ; Oliveira, Patricia Whebber Souza de;
    A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.
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    Dissertação
    A Relação entre a saúde organizacional e a Síndrome de Burnout
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-11-26) Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Borges, Lívia de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785961E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269281A6; Pinheiro, José de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; Tamayo, álvaro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787715U9&dataRevisao=null
    Estudamos sobre a saúde organizacional e a síndrome de burnout em profissionais de educação e saúde, objetivando estabelecer uma relação entre esses dois construtos teóricos. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas de ensino médio e em três hospitais, dois públicos e um hospital militar. Dos questionários aplicados nos dois tipos de organizações, obtivemos 168 questionários válidos para investigação da incidência da síndrome de burnout, sendo que 83 nos hospitais e 85 nas escolas. Trabalhamos com amostras acidentais, embora tenha sido planejada a proporção de profissionais, visando reproduzir as características da população. Nas escolas as amostras foram planejadas com professores. Nos hospitais, com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, odontólogos e assistentes sociais. Para aferição da síndrome de burnout, utilizamos o Inventário de Burnout de Maslach (MBI), acrescido de uma ficha sociodemográfica. Para análise de saúde organizacional, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave das organizações, diretores, coordenadores pedagógicos e pessoas envolvidas com o setor de recursos humanos, utilizando um roteiro baseado nos indicadores. Somente entre os hospitais encontramos diferenças estatisticamente significavas em relação aos escores dos fatores e a incidência de burnout. Além disso, observamos também que é viável estabelecer a relação entre a saúde organizacional e a síndrome de burnout, principal objetivo da pesquisa
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