Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dantas, Jucineide Lins"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O brincar na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-03) Dantas, Jucineide Lins; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Dias, Maria Aparecida; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Silva, Priscilla Pinto Costa da
    O presente estudo traz uma discussão sobre o brincar nas aulas de Educação Física e a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo como objetivo geral investigar de que maneira o brincar contribui para inclusão desses alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos, observar durante as aulas de Educação Física o comportamento, as interações e a realização das atividades pelas crianças com TEA; identificar não só como se manifestam os seus processos criativos e autorais por meio da brincadeira, mas também analisar como brincam e como se relacionam a partir das brincadeiras dentro do contexto escolar. O público-alvo do estudo são duas crianças de 9 anos com TEA, estudantes de uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram estratégias pedagógicas utilizadas durante o estudo: o planejamento e a aplicação de uma unidade didática, os diálogos com a turma sobre as temáticas, as produções de atividades pelos próprios alunos que ocorreram durante o horário das aulas de Educação Física e entrevistas com os alunos com TEA. Para análise foi utilizado o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro, registros fotográficos e as transcrições das entrevistas realizadas com os educandos. A partir delas, identificamos que a inclusão das crianças com TEA acontece por meio do brincar e das relações proporcionadas pelas brincadeiras, da exploração dos espaços, dos objetos e de todo o mundo ao seu redor.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM