Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dantas, Letícia Rafaela"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Espanhol para fins específicos: relato de experiência em um projeto de extensão com foco no turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Dantas, Letícia Rafaela; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431
    O ensino de espanhol voltado ao turismo se apresenta como uma área estratégica, especialmente em locais onde o setor desempenha um papel importante na economia. Este artigo descreve a experiência de um projeto de extensão intitulado "Educação profissional em Língua Espanhola para os operadores do Turismo no Geoparque Seridó", realizado na cidade de Lagoa Nova, RN, durante o ano de 2024. O objetivo principal deste relato de experiência é descrever o desenvolvimento de atividades no projeto de ensino de espanhol turístico, fazendo a análise das práticas adotadas em sala de aula estavam coerentes as abordagens comunicativas no ensino de línguas. Visa também discutir as dificuldades encontradas durante o percurso, como a falta de materiais didáticos específicos e a ausência de pesquisas acadêmicas que estejam voltadas para essa área de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi exploratória assim como descritiva, que define essa abordagem como um análise de exemplos práticos. O estudo focou em atividades práticas realizadas em sala, de vocabulário, gramática e exercícios de pronúncia, comparando as teorias sobre o ensino de línguas de especialidade. GOMES, 2015 destaca que o turismo é uma atividade baseada na comunicação e interação intercultural, demandando dos profissionais conhecimentos amplos e diversificados em áreas como Geografia, História, Economia e Línguas Estrangeiras. O referido projeto demonstrou a necessidade e importância da capacitação de línguas para o setor do turismo, em especial regiões com grande potencial que envolvem o geoparque. As atividades baseadas na abordagem comunicativa se mostram eficazes para a formação dos profissionais sendo preparados para o turismo. No entanto, a necessidade de materiais didáticos especializados indicou a ausência de mais pesquisas e desenvolvimento de recursos pedagógicos que estejam focados no espanhol turístico. Diante disso o projeto reforçou a relevância de ajustar o ensino de acordo com as demandas surgidas durante o processo dos aprendizes. O projeto por sua vez serve como ponto de partida para futuras iniciativas que liguem o ensino e aprendizagem, contribuindo para uma melhor qualificação dos trabalhadores do turismo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM