Navegando por Autor "Dantas, Marcus Paulo Soares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Dantas, Marcus Paulo Soares; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles medeiros Filgueira; Silva, Igor Rosberg de MedeirosEste trabalho propõe uma aplicação de software que permite o gerenciamento de chatbots capazes de proporcionar respostas de forma automatizada a partir de treinamentos previamente cadastrados. Foram cadastrados, manipulados e testados dados que permitem a interação com os bots de modo a proporcionar a validação dos nossos dados assim como testes de performance da nossa plataforma. A validação dos nossos dados foi realizada com técnicas estatísticas, como a média, assim como visualizações de inserções corretas no banco de dados e a validação da qualidade de resposta dos bots. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, usamos algumas linguagens de programação como Golang e Python além de bibliotecas, frameworks e diversos bancos de dados.TCC Front end para um sistema de otimização de alocação de horários de aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Calixto, Lucas Matheus da Silva; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Santi , Éverton; Dantas, Marcus Paulo SoaresO presente trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema web para otimização da alocação de recursos em instituições de ensino superior. A metodologia adotada envolve a utilização de tecnologias modernas, como Next.js, TailwindCSS, Typescript, Node.js com Fastify e Prisma como ORM, para criar uma plataforma eficiente e intuitiva. Um modelo de otimização linear inteira é utilizado para aprimorar a distribuição de disciplinas, consi derando diversos critérios e restrições. O sistema foi testado com disciplinas de diferentes semestres e turnos, revelando resultados promissores em termos de eficácia e usabilidade. O estudo contribui para a gestão acadêmica, proporcionando uma ferramenta robusta para os coordenadores, ao explorar a integração de tecnologias modernas e técnicas avançadas de otimização