Navegando por Autor "Dantas, Maria Nívia"
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Dissertação O gênero blog: ação social e multimodalidade.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-16) Dantas, Maria Nívia; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2378601821794950; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Araújo, Antônia Dilamar; ; http://lattes.cnpq.br/0138358532764603Os estudos desenvolvidos acerca da questão dos gêneros discursivos apontam para uma necessidade de entendermos como funcionam esses gêneros numa sociedade, cada vez mais, submetida à tecnologia da informática como a atual. Ao constatarmos que o contexto virtual da Internet proporciona o surgimento e desenvolvimento de novos gêneros discursos, vimos que o diário on-line, ou blog, como é comumente conhecido, é responsável por uma variedade de fenômenos linguísticos que normalmente levariam alguns anos para que se consolidassem. Desde seu aparecimento em 1997, o blog surge como uma versão virtual do diário pessoal e, em pouco tempo, devido a exigências comunicativas, sofre várias modificações, fazendo surgir subcategorias, ou uma hibridizações do gênero blog. Em face de tais fenômenos, este trabalho pretende, a princípio, caracterizar o blog como um gênero que se realiza como ação social, evidenciando suas características formais, estruturais e pragmáticas a partir da noção de recorrência e ação retórica numa perspectiva sóciodiscursivo e semiótica. Os postulados metodológicos adotados por essa pesquisa são considerados de base qualitativa na medida em que não se restringe a olhar os eventos discursivos como produto, mas principalmente por levar em consideração um conjunto de fatores situacionais, culturais e ideológicos que se fazem presente na constituição do gênero.Tese Mundos de letramento e agência na construção da identidade de seminaristas católicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-12) Dantas, Maria Nívia; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2378601821794950; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Oliveira, Alzir; ; http://lattes.cnpq.br/0232304726251799; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Atualmente, os conceitos de mundos de letramentos e agência social nos permitem observar o desenvolvimento de competências relacionadas às práticas sociais e às ações transformadoras que influenciam, de forma decisiva, a vida de jovens seminaristas e a vida das comunidades das quais fazem parte. Com este trabalho objetivamos contextualizar social e culturalmente os letramentos na esfera do lar e a influência da família na formação do seminarista bem como evidenciar o papel do grupo de jovens na formação pessoal e o fortalecimento do sentimento de autoestima produzido pela relação de confiança e pela delegação de responsabilidades. Procuramos, por fim, descrever os principais pilares formadores do Seminário, como agência de letramento, e sua importância na formação identitária do seminarista. Trata-se de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico cuja metodologia baseia-se em análise de narrativas semiestruturadas e questionários sócio avaliativos. Os fundamentos teóricos que sustentam nossa pesquisa estão ancorados nos estudos de letramento (BARTON, HAMILTON, IVANI, 2000; STREET, 2003; OLIVEIRA, 2010), na Análise do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), no Realismo Crítico (ARCHER, 2000; AHEARN, 2001), na Sociologia (GIDDENS, 2003, 2005); (SZTOMPKA, 2005), no Interacionismo Simbólico (BERGER, P. L., LUCKMANN, 2009). A análise dos dados nos permitiu: 1) (re)afirmar o papel da instituição família como a principal guardiã do conjunto de ideias e valores, os quais fortalecem as representações sociais associadas a essa instituição, sendo responsáveis pela formação identitária de nossos colaboradores; 2) reconhecer o importante papel social desempenhado por instituições sociais informais que, com o objetivo de promover ações evangelizadoras e solidárias, proporcionam aos seus catequizados o desenvolvimento de múltiplas competências direcionadas à agência pessoal e social, dentre as quais destacamos as Pastorais como fortes aliadas nesse processo formador de identidades sociais positivas, porque os indivíduos que delas participam adquirem competências agentivas que são responsáveis por transformações de ordem pessoal e social; 3) descrever os processos formadores que permitem a manutenção da tradição dentro de uma instituição religiosa. Nossos achados apontam para a necessidade de compreendermos a sociedade como constituída e constituinte de muitos e diversos mundos de letramento, os quais estão a serviço de todo aquele que consegue se perceber como ser atuante no mundo