Navegando por Autor "Dantas, Pamela Dutra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aurita: uma persona em desmontagem contínua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Dantas, Pamela Dutra; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/2757647087232242; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Leal, Mara Lúcia; ; http://lattes.cnpq.br/9710632359254853Esta pesquisa refere-se ao processo de desmontagem contínua da obra original Bálsamo, surgida como objeto de pesquisa da graduação, considerando o atravessamento que ocorre diante da pessoalidade que se apresenta e que conduz a subjetividade na performance. Discorrese como a performance imprime uma transgressão específica diante da realidade, mudando a perspectiva do espaço e do tempo. Para isto, analisa-se o processo de criação usando como metáfora os diferentes estados de deglutição de uma beterraba, a fim de experimentar a persona Aurita e suas formas infinitas. O objetivo geral do trabalho visa investigar o processo de transformação pelo qual passa a persona Aurita, no intento de perceber as dores e afetos que cercam a mulher, através de uma dinâmica de narrativas familiares vinculadas à violência e ao trauma. A pesquisa evidencia a persistência de atitudes que discriminam ou rejeitam a ideia de igualdade de direitos entre homens e mulheres, ainda prevalente na sociedade. Apresenta-se a desmontagem cênica como motor para a criação incessante, multiplicando possibilidades e transformando o processo artístico em uma espécie de “instauração”, ou seja, um estado criativo que permanece em constante desmantelamento e expressa metamorfoses da “persona”, que se mantém fluida, livre e exposta a novas possibilidades de criação.TCC Bálsamo: memória e imagem na construção performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Dantas, Pamela Dutra; Freitas, Camila Maria Grazielle; Freitas, Camila Maria Grazielle; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Ciotti, Naira NeideEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica e prática acerca do meu percurso durante o curso de Licenciatura em Teatro (2014-2018) e da construção das quatro figuras intituladas: Tuberosa, Malambo, Prenhe e Salito, desenvolvidas nas disciplinas de Elementos de Treinamentos Pré-expressivos (2016.2), Estudos da Performance (2016.2) e TCC I: Espetáculo (2017.1). O trabalho baseou-se nos aspectos da memória voltados para a infância, em vista da elaboração de imagens mentais, oníricas e imaginárias permeadas pela ideia do feminino em desconstrução, tendo como resultado a produção do fragmento performático Bálsamo. O extrato narra, através das ações da persona central Aurita, os fatos existentes em minhas experiências de forma hibrida e ressignificativa, transformando a subjetividade do memorável em poética pessoal.