Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dantas, Renato Caio Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estilos de aprendizagem: uma análise comparativa com estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Dantas, Renato Caio Silva; Steppan, Adriana Isabel Backes; Steppan, Adriana; Azevedo, Camila; Medeiros, Vanessa
    Este trabalho tem por objetivo geral estabelecer uma comparação entre os estilos de aprendizagem dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UFRN com entradas no curso em 2008.2 e 2017.1, com o intuito de identificar possíveis mudanças nos estilos além de analisar o rendimento acadêmico. Utilizou-se o instrumento de pesquisa desenvolvido em 1991 por Felder & Soloman acrescido de quatro questões relacionadas a utilização de tecnologias de ensino. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo-quantitativo, realizado por intermédio de questionários. A análise foi realizada com uma amostra de 42 alunos do 5º período. Os resultados revelam que os Estilos Sensorial e Sequencial continuam representando a maior parte dos estudantes, contudo, observou-se um crescimento do Estilo Visual passando de 58,80% para 66,90% frente ao Estilo Verbal, quanto aos estilos menos frequentes em 2010, o Estilo Intuitivo passou de 5,90% para 27,10% e o Estilo Global de 26,50% para 41,30%, já o Estilo Ativo e Reflexivo permaneceram homogêneos. Quanto ao rendimento acadêmico o estudo evidenciou que os alunos apresentaram média final acima de 6,9 em 82% das disciplinas cursadas enquanto no estudo anterior apresentou 60%. No que tange ao uso das tecnologias no processo de aprendizagem, a pesquisa revela que os estudantes em sua maioria utilizam pesquisas da internet e vídeo aulas como métodos de estudo, preferem aulas com uso de metodologias ativas e utilização de tecnologias, apresentam facilidade no manuseio do Software Fortes e também preferem a realização de grupos de estudos de forma presencial. Assim, é evidente a relevância do assunto para o aperfeiçoamento do processo educacional, a utilização de metodologias de ensino que favoreça a inclusão de todos os estilos de aprendizagem se faz necessário cada vez mais, ainda mais com o avanço do mundo tecnológico o qual evolui constantemente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM