Navegando por Autor "Dantas, Tayne Anderson Cortez"
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Dissertação A propaganda de medicamentos voltados à clínica obstétrica e/ou ginecológica e sua influência sobre a prescrição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Dantas, Tayne Anderson Cortez; Dantas, Maria Cleide Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/8260624403804292; ; http://lattes.cnpq.br/2902501541543726; Veríssimo, Lourena Mafra; ; http://lattes.cnpq.br/9173400981540256; Amador, Tânia Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6374474420461200INTRODUÇÃO: A propaganda de medicamentos estimula a automedicação e o uso irracional de medicamentos, principalmente quando passa a interferir na prescrição médica. A monitoração da propaganda, assim como a observação da sua influência sobre os profissionais de saúde, torna-se necessária frente a esse eminente problema de saúde pública. OBJETIVO: Analisar propagandas de medicamentos dirigidas a médicos ginecologistas e/ou obstetras frente à legislação vigente assim como sua influência sobre a prescrição. METODOLOGIA: A amostra foi composta por propagandas de medicamentos divulgadas aos médicos ginecologistas e/ou obstetras e foi analisada de acordo com a RDC96/2008. Para a avaliação da influência da propaganda sobre a prescrição, foi aplicado um questionário aos médicos ginecologistas e/ou obstetras e avaliadas prescrições de uma maternidade pública. RESULTADOS: Das propagandas analisadas, 48% cumpriram na íntegra a legislação vigente e 52% das propagandas analisadas obedecem a RDC nº 96/2008 na maioria dos itens avaliados. Os médicos inquiridos mantêm a prática de receber a visita de propagandista, inclusive no serviço público, recebem brindes oferecidos pela indústria e acreditam que a propaganda de medicamentos tenta influenciar a prescrição. Muitos utilizam o material fornecido pelo propagandista como fonte para sua prescrição, embora tenham uma visão crítica perante o mesmo. A utilização de nome comercial/marca na prescrição é uma prática comum entre os médicos interrogados, inclusive no serviço público, o que sugere uma influência da propaganda de medicamentos sobre a prescrição