Navegando por Autor "Dantas, Victor Vitoriano"
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Dissertação Origami: memórias de um processo composicional assistido por soluções computacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-05) Dantas, Victor Vitoriano; Silva, Alexandre Reche e; ; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; ; http://lattes.cnpq.br/3250234498578497; Figueiró, Cristiano Severo; ; Oliveira, Danilo César Guanais de; ; http://lattes.cnpq.br/9084672203282894Este trabalho demonstra a utilização do Sistema Schillinger de Composição Musical (doravante SSCM) em um processo composicional. Iremos utilizar o Sistema no mapeamento entre os domínios de origami e a música. Embora as pesquisas sobre o SSCM estejam estabelecidas, no Brasil o assunto ainda é novo. O principal objetivo desse trabalho é relatar o fazer composicional, demonstrando soluções e ferramentas que foram utilizadas e criadas para elaborar a composição Origami, para contrabaixo, tuba e piano. O processo composicional descrito aqui utilizou o modelo de acompanhamento composicional (SILVA, 2007). Demonstraremos o freeware Pd- Syncker (desenvolvido neste trabalho) e o utilizaremos junto com o J-Syncker como ferramentas no auxílio do uso do SSCM e do fazer composicional. Temos, entre os resultados principais, uma composição autoral para contrabaixo, tuba e piano e o freeware Pd- Syncker.Livro Produção de pesquisa em composição musical(Editora da UFRN, 2018-06-11) Silva, Alexandre Reche e; M. Júnior, Agamenon Clemente de; Porto, Edson Luís Carvalho; Dantas, Victor VitorianoEste livro vem divulgar um trabalho colaborativo de pesquisa, que é ligada à linha 2 do PPGMUS –UFRN, “Processos e dimensões da produção artística”, aprovado pela Resolução No069/2012 –CONSEPE, de 05 de junho de 2012. O presente esforço remonta ao início da área de Composição e Música & Tecnologia, inaugurada com a posse do professor Dr. Alexandre Reche e Silva, com dedicação exclusiva, em 2009, à Escola de Música da UFRN. Os elementos unificadores desta publicação são: (1) composições musicais que utilizam técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM); (2) produção de estudantes de Composição Musical da Escola de Música da UFRN; (3) resultados composicionais que empregaram recursos algorítmicos e (4) procedimentos composicionais que se inserem na categoria de composição assistida por computador. Quanto a isso, duas soluções são desenvolvidas pela equipe de pesquisa: o J-Syncker e o Pd-Syncker. Elas são interpretações computacionais do SSCM.