Navegando por Autor "Dantas, Viviane dos Santos"
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TCC Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-03) Dantas, Viviane dos Santos; Leal, Patrícia GarciaEdson Claro e Klauss Vianna são nomes significativos, que contribuíram no crescimento da Dança no Brasil, ambos com suas peculiaridades e diferenças, se aproximam por desenvolver métodos voltados para a Consciência Corporal/Educação Somática, propostas essas cada vez mais recorrentes na contemporaneidade. Contudo, Edson Claro, vindo da Educação Física, buscou um método mais codificado composto de movimentos sequenciais, visando a busca de um bom condicionamento físico resultante para o corpo. Com referencia a Klauss Vianna, seu método permite que o sujeito conheça a si mesmo, levando em consideração toda a sua totalidade, técnica hoje conhecida como Educação Somática. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir esses métodos à luz da contemporaneidade, como também suas contribuições sobre conteúdos possíveis a serem desenvolvidos na rede básica de ensino. Tendo por tema “Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna”, utilizei da metodologia participativa com base em algumas experiências pessoais de alunos do projeto de extensão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual também participo como docente atuante no campo de Estágio Supervisionado Obrigatório IV; e da pesquisa bibliográfica, investigando e discorrendo sobre o método de Edson Claro e Klauss Vianna. A pesquisa teórica e a aplicação dos métodos na prática tornaram a práxis como um dos fatores existentes que norteou todo o trabalho, onde os conceitos e especificidades de cada um permitiram a análise de possíveis relações existentes entre os dois pesquisadores. Desse modo, a consciência corporal e a educação somática podem ser pontos de partida para a construção e investigação de um corpo para a cena contemporânea, levando em consideração todo o “Eu” que constitui esse sujeito.Dissertação A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo nonovo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Dantas, Viviane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atua lconjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller(2007). A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife - PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituição