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Navegando por Autor "Delalibera, Rodrigo Gustavo"

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    Dissertação
    Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Costa, Fernanda Karen Melo da; Silva Filho, José Neres da; http://lattes.cnpq.br/0915972389480304; http://lattes.cnpq.br/2653966818010443; Barros, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/6314974214441091; Delalibera, Rodrigo Gustavo; http://lattes.cnpq.br/6277549281444797
    O aumento do tráfego de veículos nas rodovias brasileiras, assim como o aumento do seu peso e da sua capacidade de carga, tem exigido pontes cada vez maiores e mais resistentes. Diante disso, é preciso também adequar as pontes antigas às atuais condições de tráfego, realizando, para isso, atividades de reforço e alargamento destas estruturas. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar a distribuição de momentos fletores e forças cortantes devidos à carga móvel em superestrutura de pontes retas com múltiplas longarinas que passaram por um processo de alargamento de sua seção transversal. Para tanto, foi utilizado o método de Leonhardt adaptado às pontes com tabuleiros alargados, o modelo numérico via Método dos Elementos Finitos (MEF), com o auxílio do programa CSiBridge®, versão 21, e o método proposto pela AASHTO LRFD (2017). Foram feitas análises de situações de pontes com diferentes números de longarinas, diferentes números de transversinas intermediárias e com concretos de diferentes resistências na região de alargamento, as quais permitiram concluir que a distribuição de esforços entre longarinas de mesma geometria dependeu fundamentalmente do aumento da rigidez do tabuleiro potencializada pelo aumento da resistência do concreto na região de alargamento e que, quanto maior era a resistência do concreto nessa região, mais esforços eram absorvidos pelas longarinas de alargamento e menos pelas longarinas já existentes. Além disso, observou-se que o número de transversinas intermediárias teve pouca influência na distribuição de esforços entre as longarinas de uma ponte alargada e que um número maior de longarinas acrescidas à ponte original resultou em maiores alívios de esforços nas longarinas iniciais.
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    Dissertação
    Análise não linear de blocos de concreto armado sobre estacas como fundação de aerogerador onshore considerando o atrito lateral entre as estacas e o solo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Dantas, Diego Lima; Barros, Rodrigo; Nascimento Neto, Joel Araújo do; 83991301415; http://lattes.cnpq.br/2747505817148030; http://lattes.cnpq.br/6314974214441091; http://lattes.cnpq.br/7843363742294141; Silva Filho, José Neres da; http://lattes.cnpq.br/0915972389480304; Delalibera, Rodrigo Gustavo
    Na busca por fontes alternativas para atender à crescente demanda por energia, a produção eólica tem tido destaque devido ao grande potencial para sua utilização no Brasil. Dada a magnitude das fundações de unidades aerogeradoras, a compreensão do seu comportamento como estrutura é essencial para a concepção de soluções otimizadas, que reduzam custos e facilitem a implantação desta tecnologia em larga escala. Sob esta óptica, a presente pesquisa busca aprofundar os estudos acerca do comportamento estrutural das fundações para aerogeradores onshore, representadas por blocos de concreto armado sobre estacas. Foram desenvolvidos modelos computacionais, via Método dos Elementos Finitos (MEF) com o auxílio do software Ansys Workbench R20, considerando-se a contribuição do atrito lateral do fuste das estacas na condução de cargas ao solo, mediante modelagem numérica não linear. Foram dimensionadas as armaduras de uma fundação de torre eólica e propostas duas organizações distintas de malha: circular (AC) e ortogonal (AO). Observou-se que os blocos, armados, ainda que classificados como fundações flexíveis devido a sua geometria, apresentaram um comportamento próximo ao de blocos rígidos, com uma tendência de linearização das reações das estacas e dos deslocamentos verticais. Os resultados mostraram que a distribuição das armaduras em malha ortogonal proporcionou menores deslocamentos verticais para os blocos, fato que foi atribuído ao maior enrijecimento da fundação fornecido por este modo de dispor as barras. Nos diferentes tipos de solos considerados, os deslocamentos verticais dos modelos AO foram, em média, inferiores aos dos modelos AC em 10,74%. Em contrapartida, o consumo de aço, em quilos, foi consideravelmente menor nos modelos AC. A quantidade de aço empregada nas armaduras dos modelos AC foi 30,97% menor que a dos modelos AO.
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    Artigo
    Avaliação experimental e numérica de blocos de concreto armado sobre duas estacas
    (Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas, 2016) Barros, Rodrigo; Delalibera, Rodrigo Gustavo; Giongo, José Samuel
    Bloco sobre estacas ou bloco de fundação são elementos estruturais que encontram-se presentes corriqueiramente em obras civis. Visando melhorar o entendimento sobre seu comportamento estrutural, apresentam-se resultados de estudos experimentais de blocos sobre duas estacas. Visando complementar os resultados, apresentam-se dados obtidos via simulação numérica. Essas análises foram feitas utilizando modelos tridimensionais por meio do método dos elementos finitos, nas quais consideraram--se as não-linearidades físicas dos materiais concreto e aço. São apresentados resultados relativos à força última suportada pelos modelos durante os ensaios, abertura de fissuras, distribuição de tensões nas bielas de compressão e relações de força versus deslocamento. Verificou-se que a existência de armadura secundária aumenta a capacidade portante dos blocos e que, nas simulações numéricas, os modelos apresentaram maior rigidez quando comparados aos resultados experimentais
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    Artigo
    Estudo comparativo de blocos de concreto armado sobre duas estacas baseado em análise experimental e simulação numérica
    (Revista de Engenharia e Tecnologia, 2017) Barros, Rodrigo; Delalibera, Rodrigo Gustavo; Giongo, José Samuel
    Bloco sobre estacas ou bloco de fundação são elementos estruturais que encontram-se presentes corriqueiramente em obras civis. Visando melhorar o entendimento sobre seu comportamento estrutural, apresentam-se resultados de estudos experimentais de blocos sobre duas estacas. Visando complementar os resultados, apresentam-se dados obtidos via simulação numérica. Essas análises foram feitas utilizando modelos tridimensionais por meio do método dos elementos finitos, nas quais consideraram-se as não-linearidades físicas dos materiais concreto e aço. São apresentados resultados relativos à força última suportada pelos modelos durante os ensaios, abertura de fissuras, distribuição de tensões nas bielas de compressão e relações de força versus deslocamento. Verificou-se que a existência de armadura secundária aumenta a capacidade portante dos blocos, e que nas simulações numéricas, os modelos apresentaram maior rigidez quando comparado aos resultados experimentais
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