Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Delerino, Jéssica Bárbara Valentim dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A avaliação do ensino e sua relação com a educação especial: um relato de experiência sobre um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Delerino, Jéssica Bárbara Valentim dos Santos; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9570-6660; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0001-5355-3547; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415
    Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: quais elementos avaliativos são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de um aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais do ensino fundamental?O objetivo geral consiste em apresentar uma análise a partir de um relato de experiência sobre os elementos avaliativos que são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de alunos com TDAH no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do objetivo, temos como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos, descritiva; e quanto aos procedimentos, deu-se por meio da revisão bibliográfica e do relato de experiência feito a partir da relação pedagógica da pesquisadora com um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de TDAH. Os resultados revelam que a docente faz uso da medição, e o domínio conteudista como elementos avaliativos do processo de aprendizagem de seu aluno revelam ainda que a criança com TDAH apresenta características relevantes, no que se refere a atenção e hiperatividade, as quais acarretam em dificuldades acadêmicas – principalmente para realização de atividades avaliativas quando estas não são formuladas mediante suas individualidades.Nesse sentido, conclui-se que, para que se cumpra de fato o papel efetivo de avaliação das práticas educacionais de ensino e aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de atividades avaliativas da criança público alvo da educação especial, sobretudo alunos com TDAH, esta deve ser planejada para o grupo a que se pretende avaliar, de modo que sejam consideradas as peculiaridades de cada indivíduo envolvido no processo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM