Navegando por Autor "Delerino, Jéssica Bárbara Valentim dos Santos"
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TCC A avaliação do ensino e sua relação com a educação especial: um relato de experiência sobre um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Delerino, Jéssica Bárbara Valentim dos Santos; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9570-6660; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0001-5355-3547; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: quais elementos avaliativos são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de um aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais do ensino fundamental?O objetivo geral consiste em apresentar uma análise a partir de um relato de experiência sobre os elementos avaliativos que são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de alunos com TDAH no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do objetivo, temos como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos, descritiva; e quanto aos procedimentos, deu-se por meio da revisão bibliográfica e do relato de experiência feito a partir da relação pedagógica da pesquisadora com um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de TDAH. Os resultados revelam que a docente faz uso da medição, e o domínio conteudista como elementos avaliativos do processo de aprendizagem de seu aluno revelam ainda que a criança com TDAH apresenta características relevantes, no que se refere a atenção e hiperatividade, as quais acarretam em dificuldades acadêmicas – principalmente para realização de atividades avaliativas quando estas não são formuladas mediante suas individualidades.Nesse sentido, conclui-se que, para que se cumpra de fato o papel efetivo de avaliação das práticas educacionais de ensino e aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de atividades avaliativas da criança público alvo da educação especial, sobretudo alunos com TDAH, esta deve ser planejada para o grupo a que se pretende avaliar, de modo que sejam consideradas as peculiaridades de cada indivíduo envolvido no processo.