Navegando por Autor "Delgado, Samira Fernandes"
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Dissertação O ensino de artes nos anos iniciais do ensino fundamental: (re)pensando a prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-03) Delgado, Samira Fernandes; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/6181839311243358; Coelho, Pollyanna Jerico Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2688608213187660; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Carvalho, Valeria Lazaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284Este trabalho tem como objetivo investigar quais são as necessidades formativas dos(as) professores(as) de Artes de escolas municipais de Natal/RN que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa está pautada na abordagem qualitativa e a investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação de inspiração colaborativa, marcada pela colaboração entre todos os envolvidos e a reflexão sobre a prática. Desenvolvido com quatro professoras de Artes da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN, o presente estudo oportunizou um (re)pensar acerca da prática docente em Artes, discutindo a formação das professoras e refletindo, juntamente com elas, sobre o seu percurso acadêmico e profissional. Discutiu-se as motivações para a docência e a forma como as professoras foram se constituindo professoras de Artes, apresentando ainda as contribuições e limites dos cursos de graduação e abordando os saberes experienciais como possibilidade de formação. A pesquisa apontou como principais necessidades formativas o conhecimento acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e a necessidade de uma proposta curricular de artes para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir desses dados, construiu-se um contexto reflexivo com as professoras colaboradoras na perspectiva de ressignificar a prática docente de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao final, conclui-se que a formação do professor de Artes deve ser ampla e envolver não só os conhecimentos a respeito da arte, mas também os saberes relativos à infância. Evidencia-se, também, que é preciso pensar em reformulações curriculares nas licenciaturas, além da realização de uma formação contínua para os professores que já estão atuando na docência. Em relação à proposta curricular de Artes, defende-se que seja elaborada a partir de um trabalho que integre representantes da Secretaria Municipal de Educação, das instituições formadoras e de pesquisa e dos(as) professores(as) que atuam neste nível da Educação Básica. Por fim, ressalta-se que a arte é essencial em todos os níveis do Ensino Fundamental, desde os primeiros anos, devendo ser ensinada e aprendida desde a infância.