Navegando por Autor "Desidério, Camila Augusta"
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Capítulo de livro Uma matriz de análise de livros digitais(e-Publicar, 2022) Desidério, Camila Augusta; Andrade, Adja Ferreira de; Silva, Bruno Santana daEste trabalho apresenta diretrizes para avaliação de livros digitais incluindo aspectos de interatividade e de colaboração, com o intuito de auxiliar professores a incorporá-los em suas práticas pedagógicas. As diretrizes foram definidas a partir de uma revisão bibliográfica. Por meio de um estudo de caso que avaliou cinco livros digitais, foi possível analisar e validar o uso dessas diretrizes. Os livros digitais avaliados contemplam poucos recursos de interatividade e colaboração, apontando oportunidades ainda pouco explorada nestes materiais inovadores. Os resultados da avaliação com a matriz de análise proposta podem ser úteis a professores quando escolherem os materiais didáticos que vão utilizar.Dissertação Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa(2019-04-29) Desidério, Camila Augusta; Andrade, Adja Ferreira de; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Reategui, Eliseo Berni; ; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues;Os e-books estão inseridos nas instituições de ensino como um novo recurso de ensino, mas, quando ligados à colaboração, poucos são os que se apresentam com elementos que propiciem atividades atendendo a essa prática. A maior parte dos e-books interativos existentes no Brasil é voltada para o público infantil e raros são os direcionados ao ensino dos gêneros textuais, assim, é preciso explorar a temática a fim de agregar a aprendizagem colaborativa e a interatividade. Assim, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta didática para a utilização dos e-books interativos e colaborativos no ensino das práticas de Leitura e Produção Textual, nas aulas de Língua Portuguesa. Para atingir tal objetivo, será feita uma análise das contribuições da tipologia textual argumentativa nas práticas de produção textual colaborativa, com a utilização do texto dissertativo-argumentativo, cobrado na prova de Redação do ENEM, e serão realizadas práticas com os e-books colaborativos e interativos, destacando os benefícios em se adotar esse tipo de material. A metodologia da pesquisa foi constituída por uma fase bibliográfica e uma segunda fase de natureza prática, na perspectiva da pesquisa-ação. Como resultados, tem-se a criação da Matriz de Análise e sua aplicação, a análise de e-books disponíveis na internet, a construção do Ciclo Didático de uso dos e-books, como sugestão metodológica para aplicação da pesquisa com os sujeitos e a aplicação do Ciclo Didático com as Sequências Didáticas, bem como os três experimentos realizados. Por fim, o presente estudo trouxe importantes contribuições para a pesquisa com os e-books e no campo da escrita colaborativa em meio digital, principalmente para motivar professores e alunos a usarem o recurso associado à aprendizagem colaborativa e a agregarem as Tecnologias de Informação e Comunicação, de fato, ao currículo.