Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dias, Artur Pessoa Porpino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Espaço, cultura e sujeitos: observando a relação entre música e contexto num estudo com alunos da educação básica
    (2016-04-19) Dias, Artur Pessoa Porpino; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/1592312026347186; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Oliveira, Mario André Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945
    Este trabalho busca contribuir com o fortalecimento das correntes educacionais e educativo-musicais contemporâneas que creem no reconhecimento dos educandos como indivíduos sociais, como seres integrantes de cultura(s) e portadores de subjetividades. Nessa perspectiva, defendo que a aproximação à dinâmica do contexto sociocultural dos alunos e a escuta de suas concepções configuram-se como importantes contribuintes para um bom desenvolvimento pedagógico. Assim, por intermédio de uma experiência compartilhada com jovens educandos de uma escola localizada em uma periferia de Natal/RN, busquei identificar concepções dos alunos sobre música e ensino de música e relacioná-las com seu(s) contexto(s). Compreendo contexto a partir da representação de três círculos concêntricos, cada qual simbolizando os temas espaço, cultura e sujeitos, que associam-se e configuram dinamicamente uma atmosfera, uma realidade. Para o cumprimento do objetivo da pesquisa, pensei em estratégias para uma compreensão panorâmica do contexto escolar (segundo os círculos espaço, cultura e sujeitos) e estratégias para o mergulho em experiências culturais de uma amostragem de alunos, buscando enfatizar o diálogo com suas experiências musicais. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental no que se refere à região da cidade e ao bairro ao qual a escola faz parte, bem como observações participantes pelas dependências da escola, entrevistas com a professora de Artes e com a diretora e formação de grupos focais com duas turmas de nono ano. Refletindo acerca das informações coletadas, pude compreender os alunos e situá-los em seu(s) contexto(s), desvelando aspectos como: problemas sociais, perspectivas de vida, escolha religiosa, atividades extra-escolares, conhecimentos musicais, contatos musicais na escola e fora dela, preferências musicais, concepções sobre música e percepções e expectativas de ensino de música na escola. Ao vincular os indivíduos a seus contextos, apresento que nenhum aluno com o qual nos deparamos em sala de aula cresce em um vácuo cultural. Na medida em que os alunos são compreendidos pelo educador como cidadãos, parte de uma classe, grupo, cultura, propostas pedagógicas significativas podem ser pensadas e postas em prática.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Um estudo sobre música, educação musical e contexto na comunidade quilombola de Capoeiras do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Dias, Artur Pessoa Porpino; Mendes, Jean Joubert Freitas; Lima, Agostinho Jorge de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de
    Objetiva realizar um estudo sobre música, educação musical e contexto na comunidade quilombola de Capoeiras do Rio Grande do Norte.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM