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Navegando por Autor "Dias, Jéssica Carlla Ferreira Dias"

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    TCC
    Arte, educação & espaço público: proposta arquitetônica de um espaço expositivo e de ensino de artes visuais pra o bairro Messejana em Fortaleza/CE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Dias, Jéssica Carlla Ferreira Dias; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; http://lattes.cnpq.br/3122113782612971; Ferreira, Raíssa Camila Salviano; http://lattes.cnpq.br/5649452047916741; Castro, Clodoaldo Dino de; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869
    Segundo Barbosa (2018, p.2) “não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte”. Apesar de já estar na grade escolar de forma obrigatória desde 1971, artes só foi ser considerada como linguagem de conhecimento em 1996 (Oliveira, 2021). O ensino das artes tem como principais funções o incentivo a auto expressão, solução criativa de problemas, o desenvolvimento cognitivo, a criação da cultura visual, a disciplina, potencialização da performance acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho (Barbosa, 2006). No ambiente urbano a arte está sujeita a intervenções de terceiros, ocorre, então, uma troca informal, com suas próprias identidades, culturas e vivências, e isso acaba por criar uma identidade para o espaço urbano também. Apesar de já existir alguns equipamentos culturais na cidade de Fortaleza, mesmo que recentes, eles se concentram na parte norte da capital, cooperando para a segregação cultural. Assim, esse trabalho tem por objetivo geral propor um espaço de exposição e ensino das artes visuais com enfoque na integração público-privado no bairro de Messejana em Fortaleza-Ce, buscando propor um espaço que estimule a integração do público com obras de arte. A metodologia adotada contemplou pesquisa bibliográfica, estudos de referência e processo projetual baseado em Neves (1989). O projeto desenvolvido foi implantado em uma área que contempla a preservação ambiental do canal pluvial , de modo a proporcionar experiências de arte e ensino da arte conectadas à atualidade. Conclui-se que esse projeto reafirma a importância de pensar a arquitetura como um meio de promover transformações sociais, especialmente em áreas que carecem de investimentos culturais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do bairro e para a democratização do acesso à cultura e à educação.
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