Navegando por Autor "Dias, Jéssica Patrícia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios da escola inclusiva: o reconhecimento e a valorização da diversidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Dias, Jéssica Patrícia; Barbosa de Azevedo, Crislane; Amorim, Hananiel de Souza; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/8201336382744380; Azevedo, Crislane Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Amorim, Hananiel de Souza; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Oliveira, Willian Brenno SantosEssa pesquisa analisa os desafios da escola inclusiva. Parte da questão: quais os desafios na promoção de uma escola inclusiva e do processo de reconhecimento e valorização da diversidade? Com base nisso, discute conceitos de inclusão e escola inclusiva, reflete sobre a constituição das diferenças e o tratamento da diversidade no Brasil, e explicita aspectos característicos de um currículo para uma escola inclusiva. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Azevedo (2023) e Reis (2016), que abordam a importância da equidade e da pluralidade na educação. Este trabalho tem como objetivos específicos discutir o papel do currículo na promoção da inclusão e refletir sobre o impacto da diversidade cultural no contexto educacional. A pesquisa se justifica pela relevância de promover a inclusão em um país marcado pela diversidade cultural e desigualdades históricas. Evidencia-se que, além de atualizar currículos e métodos, é necessário promover mudanças de comportamento e pensamento crítico por parte da escola e da sociedade. Este trabalho também busca oferecer subsídios teóricos e práticos que possam orientar educadores e gestores na construção de uma escola mais inclusiva e equitativa.