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Navegando por Autor "Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes"

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    Dissertação
    Corpo e gestualidade :o jogo da capoeira e os jogos do conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-27) Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/0047604119060569; Takeuti, Norma Missae; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0
    No sentido de problematizar uma sociologia que considere a dimensão carnal da existência, que favoreça pensar o corpo enquanto lugar da produção do conhecimento, nosso itinerário de pesquisa caracteriza-se pela reflexão sobre a gestualidade do corpo como potência de vida e de produção de saberes, reconhecendo a precisão do gesto como uma brecha de observação privilegiado da vida coletiva, da projeção e inscrição da cultura, do simbólico, da sensibilidade. Nossa problemática encontra-se na possibilidade de realçar uma racionalidade aberta e sensível, tatuada no corpo e acessível pela gestualidade, que se materializa nas relações do humano com o outro e com o mundo, em relações singulares e coletivas. Por conseguinte, o gesto, construído na intencionalidade da experiência do corpo, pode nos dizer do humano, da sociedade e da cultura, pois o sentido da gestualidade é construído a partir de ações mútuas estabelecidas e reconhecidas pelos sujeitos. É nesse campo de produção do conhecimento, dos saberes da carne que direcionamos nossa percepção, no desafio de imergir na intencionalidade do gesto no jogo da capoeira. Do ponto de vista metodológico, para a análise da gestualidade da capoeira, portanto, do corpo como potência de conhecimento, consideramos registros imagéticos e narrativos do universo da capoeira, bem como minha experiência de mais de sete anos no grupo de capoeira Cordão de Ouro1. Um tal exercício epistemológico tem por suporte uma pesquisa qualitativa em que são utilizadas partes do acervo imagético do grupo investigado, bem como entrevistas, registros em diários de campo e sobretudo minha experiência de vida junto ao grupo e à capoeira, no intuito de reconhecer símbolos tatuados no corpo e por ele produzidos nas relações intersubjetivas. Buscamos pois, evidenciar sentidos e significados desenhados pelo gesto e nuançados pelo olhar do pesquisador. São objetivos dessa investigação nuançar nervuras em torno de elementos sociais e culturais na produção do conhecimento do corpo, do gesto, tecida pela racionalidade sensível
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