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Navegando por Autor "Dias, Maressa Ingrid Mendonça"

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    TCC
    Análise da interação família-criança com deficiência auditiva: uma medida para guiar a atuação fonoaudiológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Dias, Maressa Ingrid Mendonça; Brazorotto, Joseli Soares; Speri , Maria Raquel Basílio; Assenço, Ana Manhani Cáceres
    Objetivos: Dada a carência de estudos nacionais que abordem este tema, o objetivo desta pesquisa foi analisar 50 díades de cuidadores e seus filhos com deficiência auditiva, buscando verificar quais as necessidades de intervenção nas interações e que deveriam ser consideradas como uma guia para a atuação do fonoaudiólogo em programas de (re)habilitação auditiva. Métodos: Para tal, foi desenvolvido um estudo observacional, transversal, de análise quantitativa e qualitativa no qual registrou-se até 15 minutos de interação livre, em ambiente clínico, entre o cuidador principal e seu filho com deficiência auditiva. Para a análise das interações foi empregado um instrumento adaptado pelas pesquisadoras considerado confiável pela análise do Alfa de Crombach. Os vídeos foram analisados de forma independente e cega por duas pesquisadoras. Resultados: As categorias que emergiram na análise das interações como prioritárias para a intervenção fonoaudiológica foram: a intrusividade, o monitoramento da compreensão da criança por parte do interlocutor, o uso de estratégias de comunicação e o uso de estruturas linguísticas para a expansão lexical e sintática. Conclusão: Das 50 interações analisadas, em 40 os cuidadores demonstraram nenhuma ou pouca competência comunicativa e notou-se correlação estatisticamente significativa entre a competência geral do comunicador e as categorias de audição e linguagem da criança, fato que deve ser alerta para a comunidade clínica sobre a importância da atuação fonoaudiológica direcionada à sintonia na comunicação entre as famílias e crianças com deficiência auditiva, já que os resultados aqui encontrados podem se assemelhar a contextos terapêuticos em diferentes realidades
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