Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dias, Margareth Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
    (2016-12-22) Dias, Margareth Pereira; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/6338471635388658; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
    Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O desenvolvimento psicomotor e o processo de aprendizagem da criança da educação infantil: um estudo bibliográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-28) Cruz, Nayane Teodolino Lucas; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Mariza Narcizo; Dias, Margareth Pereira
    O presente artigo tem como finalidade apresentar a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o processo de aprendizagem da criança da educação infantil de zero a seis anos. Para isso, utilizei como metodologia um estudo bibliográfico da psicomotricidade e da educação infantil. Elenquei alguns autores que abordam tanto o desenvolvimento psicomotor, quanto a aprendizagem da criança nessa faixa etária, assim elaborei o estudo a partir das concepções de LE BOULCH (1982, 2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – BRASIL (1998), FONSECA (2008) que aborda as concepções de Henri Wallon, além de demais autores que contribuíram para a elaboração e desenvolvimento deste estudo bibliográfico. Desse modo, o estudo está dividido em um breve histórico sobre a educação infantil no Brasil, a importância do desenvolvimento psicomotor na visão de Le Boulch e de Henri Wallon, bem como a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o eixo movimento na educação infantil. Concluí com a compreensão da importância de desenvolver práticas que envolvam o ato motor e o processo cognitivo, para que amplie as possibilidades de aprendizagem da criança, não dissociando o corpo da mente, mas sim, tendo um olhar integral sobre a criança da educação infantil e seu desenvolvimento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM