Navegando por Autor "Dias, Maria Aparecida"
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postGraduateThesis.type.badge A estimulação psicomotora para as crianças de 01 a 03 anos: diálogo com a educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Jesus, Luana Farias de; Dias, Maria AparecidaEste pré-projeto tem como objetivo primordial constatar a importância da estimulação psicomotora bem trabalhada podem desenvolver uma melhora significativa na reeducação de possíveis défices e na prevenção no desenvolvimento infantil. Esse projeto tem com a metodologia de ordem qualitativa e descritiva, será utilizada uma Bateria Psicomotora(BPM)organizado por Vitor da Fonseca 1992, em criança de 01 a 03 anos de idade do ensino infantil de uma Escola Privada para avaliar possíveis défices ou problema de aprendizagem em termos psicomotores. Após avaliação do teste os alunos passarão por uma intervenção com atividades lúdicas que será realizada nas aulas de Educação Física escolar. O pré-projeto serve como norteador para os profissionais da Pedagogia e Professores de Educação Física que atuam no ensino infantil.TCC A experiência da iniciação à docência na Escola Estadual Berilo Wanderley: PIBID Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Souza, Camila Naya Lucena; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Para isso, promove a atuação de alunos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES) em escolas da rede pública de ensino, sob a orientação e supervisão de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atende a cinco escolas na cidade do Natal, possui três coordenadores de área e conta com seis professores supervisores. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley, no ano de 2015, para a formação dos bolsistas de iniciação à docência que atuaram na instituição. Como objetivos específicos deste estudo, temos: (i) identificar as possibilidades e os desafios apresentados pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) durante a atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley; (ii) apresentar a construção pedagógica vivenciada pelo PIBID Educação Física no ano de 2015 na referida escola; (iii) apontar os produtos obtidos nas avaliações realizadas, considerando as possibilidades identificadas na prática pedagógica. No que concerne à metodologia, esta pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo. Com cada participante da pesquisa (bolsistas de iniciação à docência do PIBID Educação Física da Escola Estadual Berilo Wanderley no ano de 2015) foi realizado um questionário composto por duas (2) questões abertas, as quais focaram na atuação de cada um na referida escola e na importância do PIBID para a formação deles. Pôde-se perceber, a partir das respostas obtidas, que o PIBID Educação Física contribuiu de forma significativa para a formação dos bolsistas - especialmente quando destacam a importância da inserção no contexto escolar – e que a ação pedagógica na Escola Estadual Berilo Wanderley proporcionou experiências relevantes para o desenvolvimento deles enquanto professores de Educação Física.TCC A importância do professor de educação física no desenvolvimento da criança TDA/H(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Cavalcanti, Kerley; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira; Silva, Luciana Neiva VarelaO presente trabalho é uma revisão da literatura sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo é reunir informações a cerca do assunto e mostrar que o professor de Educação Física no âmbito escolar e por meio das práticas corporais, possui papel fundamental no processo de aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDA/H. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem atingindo cerca de 5% das crianças em idade escolar. De diagnostico meramente clínico, está caracterizada pela impulsividade, agitação ou hiperatividade e desatenção. Sabendo que crianças com TDA/H apresentam uma disfunção do córtex pré-frontal acarretada pela baixa produção de dopamina (um neurotransmissor associado à cognição, ao aprendizado motor, sono, humor, atenção e aprendizagem), podendo esta obter um aumento na sua produção através da atividade física, este trabalho mostra a relevância do papel das práticas corporais na vida de crianças TDA/H.TCC A influência do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) na formação inicial do professor de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-01) Souza, Myller Denner da Silva; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Dias, Maria Aparecida; Souza Junior, Antônio Fernandes deO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem o propósito de melhorar a qualidade da formação inicial dos alunos de licenciatura, através da interação entre Ensino Superior e Educação Básica. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do referido programa na formação docente dos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isso, vinte e um participantes responderam a um questionário, o qual buscou identificar às possíveis áreas de contribuições advindas do Pibid para a sua formação. Uma análise descritiva foi realizada com base nas respostas obtidas. A partir da interpretação, sob a ótica de diversos autores: Nóvoa (2009), Ludke e Boing (2012) e Darroz e Wannmacher (2015), acerca da formação inicial ideal para futuros professores, pode-se concluir que o Pibid contribuiu efetivamente ao proporcionar a inserção dos acadêmicos entrevistados na prática docente, bem como a reflexão crítica sobre sua atuação. Ainda, na visão dos participantes, as articulações do Pibid proporcionaram benefícios para o desenvolvimento pessoal, acadêmico/profissional e na área do conhecimento científico.TCC A inscrição corporal do conhecimento: experiência no ensino fundamental em uma instituição pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Alencar, Patrícia Gonçalves da Silva; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Marisa Narcizo; Souza, Danielle Medeiros deO estudo sobre a inscrição corporal do conhecimento: experiência no Ensino Fundamental em uma instituição pública, traz o recorte da vivência como bolsista auxiliar de sala na turma de 2° ano do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de aplicação (CAp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o primeiro semestre letivo do ano de 2015. Os elementos do presente relatório discorrem sobre as questões acerca da disponibilidade dos corpos das crianças para o processo de aprendizagem na turma. As experiências de tais momentos são elementos potencializadores para buscar a reflexão sobre a temática da inscrição corporal nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo uma interdisciplinaridade entre a Pedagogia e outras áreas que apresentam discussões sobre o corpo na ação educativa.TCC A interlocução de saberes das práticas corporais de conscientização na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Aguiar, Milena de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira de; Barros, Joyce Mariana AlvesA pesquisa promove a interlocução de saberes da Educação Física Escolar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de relatar a experiência pedagógica da Educação Física para os discentes desse nível de ensino. Para isso desenvolvemos a partir do conteúdo Práticas Corporais de Conscientização, deste modo sistematizando as aulas em uma turma do 1º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Lourdes Guilherme, Natal/RN, a qual foi aplicada entre maio e julho. Com esse olhar, utilizamos a metodologia qualitativa-descritiva, com a qual reconhecemos os distintos sujeitos envolvidos no processo educacional e a preocupação com a realidade. Para fazer essa sustentação teórica, buscamos autores que compartilhassem sobre a EJA ou as Práticas Corporais de Conscientização, unindo-as e apresentando resultados positivos, os quais são representados por gráficos, fotos e discursos dos alunos. Dessa forma, realça fatores pedagógicos como didática, metodologia e sistematização, buscando estreitar como acontece as aulas que utilizam a cultura de movimento como pilar. Logo, é uma instigante pesquisa que ressalva conteúdos esquecidos, mas essenciais para nossa consciência corporal, assim convidando a reflexão crítica da Educação Física na EJA a partir desse conteúdo, buscando proporcionar debates infindáveis sobre os referidos temas e apontando seus benefícios.TCC A participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio: um estudo sobre fatores motivacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Almeida, Leticia Regis de; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Domingos Junior, Moaldecir Freire; Dias, Maria AparecidaA adolescência é uma fase que permuta entre desenvolvimento motor e afetivo/social os quais podem influenciar diretamente no rendimento e comprometimento escolar do aluno no Ensino Médio. Pensando nisso, nosso trabalho tem por objetivo identificar os fatores que corroboram com os índices de participação nas aulas de Educação Física no nível de ensino citado, tomando por norteadores três fatores. Estes fatores são a afetividade, focada na relação professor-aluno, os processos metodológicos e a estrutura escolar, voltados ao processo de ensino aprendizagem na escola. A nossa metodologia buscou compreender por meio de pesquisa qualitativo-descritiva a influências destes fatores, com aplicação de questionários em uma turma da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, situada na cidade do Natal/RN. Através dos resultados dialogamos as respostas com as realidades e dificuldades encontradas no processo educativo por meio da relação com a literatura e a compreensão de cada fator. Apontando assim como resultados, a necessidade de um olhar mais atento à realidade em que os alunos estão inseridos, observando que cada fator pesquisado correlaciona-se e traz impactos visíveis aos alunos, que puderam identificar e cobrar do professor mudanças que refletem no comprometimento mútuo com a disciplina e com o processo de ensino aprendizagem, pautado na exploração do meio, da relação professor-aluno e dos conteúdos estudados. Por fim, podemos compreender que o professor como mediador deste processo é aquele que vai moldar e adaptar a presença de cada fator estudado como fonte motivacional na vida escolar destes alunos, sendo essencial o comprometimento e a busca diária da valorização e do reconhecimento da importância da Educação Física Escolar como base de ensino para formação estudantil.TCC A prática regular do futsal e suas influências na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Costa, Renato Assunção da; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de pádua dos; Costa, Mackson Luiz Fernandes daNo Brasil, o futsal vem sendo cada vez mais praticado, principalmente como momento de lazer, promovendo a saúde e qualidade de vida. Analisando isso, o objetivo deste trabalho foi de identificar os principais aspectos que influenciam na melhoria da qualidade de vida dos servidores da UFRN que praticam futsal regularmente, tanto no aspecto da saúde quanto do lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva com a população composta por servidores da UFRN do sexo masculino, com idades entre 20 e 56 anos. A amostra é de 16 homens integrantes da turma de futsal do projeto “Viver em Harmonia”, realizado na UFRN. No primeiro capítulo tratamos da discussão teórica sobre o futsal, considerando a prática deste esporte na perspectiva do lazer e sua relação com o conceito de qualidade de vida. No segundo capítulo dialogamos com a prática do futsal no projeto do servidor da UFRN, assim, neste capítulo executamos a análise de experiência vivida e dos resultados apresentados. Identificando assim, a importância da prática do futsal para os servidores que vivenciam o projeto do servidor e compreendendo as contribuições da prática do futsal em suas vidas. A partir da realização das aulas, foram aplicados questionários que comprovaram o quanto a prática regular do futsal propicia benefícios à saúde e qualidade de vida nos servidores da UFRN.TCC A ressignificação dos jogos populares utilizando a mídia como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Medeiros, Diego Neylton de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sena, Dianne Cristina Souza de; Barros, Joyce Mariana AlvesÉ muito difícil ir à algum lugar hoje em dia e não se deparar com um aparelho tecnológico, principalmente as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e as mídias reproduzidas por elas, essas estão presentes em praticamente todos os ambientes do nosso dia-a-dia, seja uma TV, um computador, um celular, não importa qual seja o aparelho, na grande maioria das vezes nos deparamos com algum deles. A escola tendo papel importante perante a sociedade não ficaria de fora da era da tecnologia, portanto, esse trabalho buscou analisar o uso das mídias e TIC’s dentro do processo de ensino e aprendizagem das aulas de Educação Física. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, localizada no bairro de Felipe Camarão em Natal/RN, a turma selecionada foi o 9º ano do Ensino Fundamental II. O conteúdo das aulas foi o Jogo, mais especificamente os jogos populares, juntamente com o conteúdo foram abordadas suas três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental. As aulas foram planejadas de maneira sistematizada, ou seja, foram organizadas de uma forma progressiva e contínua, associando uma aula com a outra, do simples para o complexo. As mídias escolhidas foram filmes e vídeos que retratam novas formas de pensar nos jogos de pular corda e a queimada, através deles pensamos em maneiras de ressignificar esses jogos buscando resgatar os elementos que fizeram parte da nossa cultura. Após as intervenções, analisamos a partir da aplicação de um questionário, os relatos dos alunos durante as aulas e os resultados das atividades realizadas pelos alunos, se as mídias escolhidas foram úteis para a sistematização do conteúdo Jogo e a ressignificação dos jogos populares de corda e o jogo da queimada, além disso, procuramos identificar se a interlocução das mídias com os métodos tradicionais de ensino foram uma boa estratégia para motivar os alunos a participarem mais das aulas. A partir deste trabalho, pode-se pensar em novas estratégias a serem utilizadas, pois, o leque de opções cresce a cada ano com o avanço dos aparelhos tecnológicos e o surgimento de novas mídias.TCC A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Neves, Matheus de Macêdo Assunção; Dias, Maria Aparecida; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraEste escrito tem como objetivo analisar a representação da Educação Física com base na fala dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública que vivenciaram um processo de sistematização dos conteúdos através do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma ênfase na importância da sistematização para concretização do aprendizado dos alunos com base em autores da Educação e da Educação Física. Consiste em uma análise de discurso (qualitativo descritivo) a respeito do entendimento da disciplina em dois momentos distintos: o primeiro em 2014 com os alunos na primeira série do Ensino Médio sem contato com o PIBID e segundo no ano de 2016 com a amostra na terceira série depois de três anos de acompanhamento com o Programa. Com base nesses relatos foi possível constatar a importância da sistematização e da qualificação profissional para a valorização da Educação Física Escolar e, por consequência, para a transformação de seu quadro atual perante os alunos e a comunidade escolar.Tese Acessibilidade e inclusão na educação superior: cultivando novas sementes a partir das histórias de vidas dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Oliveira, Maria Auxileide da Silva; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/2018079396679865; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Guerra, Eliana Costa; Soares, Márcia Torres Neri; Almeida, Sinara Mota Neves deEsta tese consiste em um estudo sobre acessibilidade e inclusão na educação superior, na perspectiva do olhar do estudante com deficiência no âmbito da Universidade Federal do Acre(UFac). Parte do entendimento que as pessoas com deficiência devem ser protagonistas da própria história. Dessa forma, objetivou analisar as narrativas do estudante com deficiência na sua trajetória acadêmica, levando em conta, as políticas de inclusão, dirigidas a eles, no âmbito da Ufac. Trata-se de uma abordagem, de cunho qualitativo, através da pesquisa narrativa, tendo como método a história de vida. Também empregamos no sentido de complementar e proporcionar informações importantes para este estudo, a técnica de amostragem "Bola de neve" (SNOWBALL). Participaram do estudo oito estudantes com deficiência, bem como, seis participantes indicados por esses estudantes como facilitadores de seu processo de inclusão na educação superior, via o snowball. Para análise das entrevistas empregamos a análise temática. Foi realizada ainda análise dos documentos da instituição, como: PDI (2020-2024), Regimento Geral da Ufac (2013) e Ufac em números (2022). Os resultados da pesquisa revelam para que a cultura inclusiva possa ser incorporada na Ufac é importante que o PDI, exponha em suas diretrizes e metas, respectivamente, ações que promovam acessibilidade em todas as suas dimensões pelas diversas instâncias da administração (Pro-Reitorias, Centros acadêmicos, Diretorias, entre outros). Para além da legalidade da questão, a Ufac precisa incorporar os princípios da inclusão e da acessibilidade em suas políticas e práticas institucionais. Para isso é preciso que a instituição esteja aberta ao diálogo e a transformação de paradigmas. Atinente as ações adotadas pelo NAI para a permanência do estudante com deficiência na Ufac, as análises manifestam, que as ações do NAI, estão atreladas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que desenvolvem ações através dos programas: - Programa de Monitoria e Tutoria para Apoio ao Estudante Público-Alvo da Educação Especial (PROMTAED);: Programa de Apoio às Ações de Acessibilidade (Pró-Acessibilidade) ;Programa de Incentivo ao Acadêmico Público-Alvo da Educação Especial (Pró-Pcd). Concernente o ingresso na educação superior, as narrativas dos estudantes participantes, que os recursos solicitados foram suficientes para a realização do Enem, e a lei de cotas contribui para a inclusão desse público na educação superior. Ainda sobre os resultados é possível destacar as dificuldades dos estudantes devido à ausência práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, o papel fundamental dos alunos-monitores, o indício da necessidade de formação de professores e a existência de capacitismo no cotidiano da universidade. Os estudantes verbalizaram sobre a falta de material adequada, questões relacionadas a hábitos de estudos, à quantidade de conteúdo e ao ritmo das atividades, bem como sugeriram um acompanhamento mais preciso pelo NAI do trabalho dos monitores. Considerando a aplicabilidade das políticas públicas inclusivas para a permanência do estudante com deficiência na educação superior, no contexto da Ufac, conforme as narrativas dos participantes, não é possível assegurar que, temos uma universidade inclusiva. Muitas barreiras, dificultam para que a inclusão se efetive de fato na Ufac, mas os estudantes participantes da pesquisa relevaram seu protagonismo e sua resiliência em meio às adversidades. Apesar das normativas estabelecidas no Brasil, a realidade apresentada pelos estudantes entrevistados demonstra falhas importantes na efetivação dessas ações no contexto da Ufac, principalmente no que se refere às dimensões de acessibilidades atitudinal; arquitetônica; comunicacional e informacional e pedagógica. Destarte, a efetivação da acessibilidade ao conhecimento não depende apenas de direitos garantidos em legislações, mas, sim, na quebra de paradigmas e preconceitos que ainda permanecem nos meios acadêmicos.Tese O AEE e o trabalho articulado na educação infantil: por uma escuta ao corpo e um olhar sensível às diferenças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-24) Peixoto, Sara Maria Pinheiro; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/3578244122989097; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Fonseca, Gessica Fabiely; Machado, Roseli Belmonte; Fonseca, Michele Pereira de Souza daPartindo da assertiva de que o corpo é o eixo de relação com o outro e com o meio, considerando-se o tempo, espaço, cultura e as experiências dos sujeitos, defendemos o entendimento de que é pelo corpo que se conhece o mundo e o mundo é incorporado ao corpo através de suas experiências e relações subjetivas estabelecidas por ele. Sob essa perspectiva, despontou essa pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar as dimensões de uma proposta de formação colaborativa, considerando o corpo nos processos de aprendizagem das crianças com/sem deficiência e suas implicações para as práticas de professores do AEE e da sala regular da Educação Infantil. Metodologicamente, ancoramonos nas dimensões alteritárias e dialógicas de uma pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa colaborativa, defendendo a tese de que, quando consideramos o corpo como protagonista do ato educativo, estamos contribuindo nos processos de aprendizagens da criança com/sem deficiência (BOGDAN; BIKLEN, 1994; IBIAPINA, 2008; GASPAROTTO; MENEGASSI, 2016). Pensando nisso, buscamos a realização de um trabalho formativo na/para a perspectiva inclusiva, articulando as práticas do professor do AEE e junto à sala regular de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal. A formação docente esteve alicerçada na epistemologia teórica do filósofo Merleau-Ponty (1999), considerando que o professor precisa sensibilizar sua prática pedagógica por caminhos que considere o corpo em movimento à luz da fenomenologia da percepção, considerando a experiência do sentir e do perceber para além de um corpo físico e biológico, mas um corpo que se constitui nas histórias, afetos e memórias construídas a partir das suas aprendizagens, imbricadas em uma relação de sentidos e significados (NÓBREGA. 2015). Quanto à natureza colaborativa, desenvolvemos momentos formativos por meio de um curso de extensão, considerando as dez oficinas, os estudos teóricos, os momentos de planejamentos e a elaboração de um Plano de trabalho que pudesse ser desenvolvido no AEE junto à sala regular, constituindo, assim, um corpus de dezessete partícipes. Para fins de construção dos dados, fizemos uso da análise documental, das entrevistas e observações, assim como dos registros nos Portfólios reflexivos, que constituíram os Diários de Campo 1 e 2 (GIL, 2008; TRIVIÑOS, 2007; ARAÚJO, 2013). Os dados foram triangulados e categorizados à luz de Bardin (2016) e Franco (2018), fomentando as discussões teóricas que alicerçam a tese. Como resultados, evidenciamos que o processo formativo provocou mudanças de concepções e rompimento de estigmas a respeito das corporeidades das crianças com/sem deficiência, destacando-se atitudes reflexivas e críticas das práticas, permeando o diálogo e a troca de experiências, pautando-se na ação-reflexão do próprio fazer, reverberando no planejamento e na execução do Plano de trabalho elaborado que veio ratificar a tese defendida neste trabalho. Trazer esse conhecimento sobre corpo como sentido e significado foi apostar nas experiências da sensibilidade (MERLEAUPONTY, 1999). As experiências oportunizaram trazer um olhar e uma escuta sensível para este corpo, a começar da primeira infância, como ato fundamental para a criança estabelecer esse encontro consigo, com o outro, acolhendo a diversidade de corpos, ampliando seu conhecimento e se constituindo nas relações de ser e estar no mundo, como um sujeito pensante e aprendente que, apesar de ter limitações, tem potencialidades. Depreendemos que a pesquisa não visou apenas levar a discussão e a importância de se trabalhar sobre este objeto de estudo, mas articular a dimensão deste corpo nas práticas pedagógicas em diferentes espaços na escola, ancorados em um trabalho colaborativo e articulado para e com todas as crianças, dando visibilidades e voz a estes corpos, contribuindo em seus processos de aprendizagens, na busca de construir a escola inclusiva que tanto almejamos.TCC Além dos primeiros passos: dialogando com crianças dos 4 aos 18 meses que estão no berçário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-22) Silva, Nathália Bezerra; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Marisa Narcizo; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraEste trabalho fala sobre o papel do movimento no desenvolvimento dos bebês, e nas implicações que impulsiona nas conquistas corporais presentes neste período de vida, provocando autonomias necessárias para as aprendizagens providas no atendimento das crianças no berçário. O objetivo geral do presente trabalho é analisar o desenvolvimento da criança dos 4 até os 18 primeiros meses de vida, tendo como pressuposto a importância das experiências corporais, já os objetivos específicos desta obra são compreender o processo de desenvolvimento da criança dos 4 aos 18 meses de idade, e identificar as experiências corporais que promovem sua autonomia. A nossa pesquisa foi elaborada com base em levantamentos bibliográficos, tendo como principais fontes, as publicações em documentos de educação, livros, artigos e sites da internet referentes ao assunto de movimento e intervenção pedagógica em berçários, no qual dialogaremos com Henri Wallon, Le Boulch e autores da pedagogia. Quanto ao conteúdo, a pesquisa está estruturada em dois capítulos, a saber: “O desenvolvimento infantil de 0 aos 18 meses” e o segundo, intitulado “A ludicidade e o movimento como propulsores da aprendizagem no berçário”. Consideramos que a estimulação é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem dos pequeninos e que os educadores devem conhecer sobre o desenvolvimento corporal de seus alunos, para uma melhor contextualização da sua prática pedagógica aplicando-as na vida desses bebês, a fim de obter resultados significativos, respeitando cada faixa etária das crianças nas atividades propostas a elas. Reconhecemos o berçário como um espaço de essencial importância para alcançar o total desenvolvimento motor dos pequeninos e desejamos que os educadores estimulem seus alunos-bebês, procurando vivenciar junto com eles uma educação rica em ludicidade, experiências corporais e de trocas afetivas interpessoais, deixando de lado todos os entraves internos que os impossibilitem de trabalhar com mais afinco nesse processo de evolução psicomotor.Dissertação O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Souza, Camila Naya Lucena; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/2916401350313585; Machado, Roseli Belmonte; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Dantas, Paulo Moreira SilvaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.TCC Análise reflexiva sobre Consciência Corporal e Educação Física Escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira de; Dias, Maria Aparecida; Góis, Rafael dePor muito tempo a Educação Física escolar preocupou-se em moldar, adestrar e construir corpos a partir das práticas corporais, enxergando o corpo, exclusivamente, em seu aspecto biológico e fisiológico. Tal compreensão fazia de nossos alunos meros reprodutores de movimentos dentro de uma metodologia extremamente tecnicista e exclusiva. A consciência corporal foi, por muito tempo, ignorada, fazendo da cultura de movimento algo massificante e sem significado. Entender a relação entre a consciência corporal e a Educação Física é de extrema importância para uma ressignificação da Educação Física escolar. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico a respeito das orientações teóricas e metodológicas para o trabalho de consciência corporal na Educação Física escolar, presentes no livro Consciência Corporal, utilizado no curso de Educação Física a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi proporcionada uma reflexão acerca das práticas alternativas e de sua abordagem, bem como suas possibilidades metodológicas levando em conta os outros conteúdos da Educação Física.TCC Análise reflexiva sobre Consciência Corporal e Educação Física Escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) Dantas, Esteffane; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira de; Dias, Maria Aparecida; Góis, Rafael dePor muito tempo a Educação Física escolar preocupou-se em moldar, adestrar e construir corpos a partir das práticas corporais, enxergando o corpo, exclusivamente, em seu aspecto biológico e fisiológico. Tal compreensão fazia de nossos alunos meros reprodutores de movimentos dentro de uma metodologia extremamente tecnicista e exclusiva. A consciência corporal foi, por muito tempo, ignorada, fazendo da cultura de movimento algo massificante e sem significado. Entender a relação entre a consciência corporal e a Educação Física é de extrema importância para uma ressignificação da Educação Física escolar. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico a respeito das orientações teóricas e metodológicas para o trabalho de consciência corporal na Educação Física escolar, presentes no livro Consciência Corporal, utilizado no curso de Educação Física a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi proporcionada uma reflexão acerca das práticas alternativas e de sua abordagem, bem como suas possibilidades metodológicas levando em conta os outros conteúdos da Educação Física.Dissertação A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-17) Souza, Iracyara Maria Assunção de; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/8157472811354857; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Darido, Suraya Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/1055731898835975A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escolaDissertação A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar(2016-07-29) Mendonça, Ariane Rochelle; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; http://lattes.cnpq.br/3606354737293761; http://lattes.cnpq.br/0927140871286467; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; https://orcid.org/0000-0003-2403-9236; http://lattes.cnpq.br/6441332554593185; Valadares, Juarez Melgaço; http://lattes.cnpq.br/5496035029896028; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos.Tese Arte contemporânea, corpo e experiência multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; Costa, Robson Xavier da; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-3683-1207; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Pillar, Analice Dutra; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Carvalho, Martha Milene Fontenelle; Costa, Silvia Carla MarquesEsta pesquisa, intitulada Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias, está vinculada à linha de pesquisa Educação e Inclusão em contextos educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste estudo foi analisar as experiências multissensoriais de professores em um processo formativo e suas repercussões na prática pedagógica, considerando a participação de crianças com e sem deficiência no ensino de Arte. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa ancora-se no campo da Filosofia e da Arte, estabelecendo diálogos entre autores que trazem contribuições para pensar a educação pela sensibilidade, a partir de conceitos como: dialogismo e alteridade (Bakhtin, 2003); experiência (Larrosa, 2002); corpo e estesia, (Merleau-Ponty, 1994; Le Breton, 2016); Multissensorialidade (Soler, 1999; Silva, 2022). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória (Gil, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção (Jobim e Souza, 2005). Nossos interlocutores foram 16 professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na rede pública municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte (RN), associados a um curso de extensão (Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial - 60h), promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da UFRN. Na programação do curso abordamos: o corpo na história da Educação Especial e na Arte Contemporânea; corpo, estesiologia e experiência estética; o corpo e os objetos na relação estética multissensorial; e as contribuições de Lygia Clark e Lygia Pape para a arte contemporânea, artistas que inspiraram o nosso percurso formativo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista individual e coletiva de forma semiestruturada; observação; oficinas pedagógicas; registros fotográficos e videográficos. Os resultados da pesquisa afirmam que o dialogismo, a alteridade e a intercorporeidade podem ser fios condutores do trabalho com a arte contemporânea com professores e crianças em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, defendemos que a interface corpo, estesia, multissensorialidade e deficiência é uma possibilidade de se pensar práticas pedagógicas para todos os alunos em contexto escolar. Nessa perspectiva, o professor, ao participar de processos formativos pela corporeidade, amplia a sua consciência corporal e pode promover proposições de experiências estéticas sensíveis no ensino de Arte Contemporânea na escola, considerando a participação de crianças com e sem deficiência.Tese Articulações entre docentes do atendimento educacional especializado e da sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: tecendo redes de diálogo e colaboração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-27) Nazário, Cláudia Roberto Soares de Macêdo; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/9417830437071682; Almeida, Sinara Mota Neves de; http://lattes.cnpq.br/7517742470581460; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; http://lattes.cnpq.br/6486192420682817; Silva, Luzia Guacira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Almeida, Mariangela Lima de; http://lattes.cnpq.br/0529970839857956A inserção de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental, notadamente nos Anos Finais deste nível de ensino, tem gerado novos desafios aos processos de educação especial em uma perspectiva inclusiva. Nesse viés, o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ser considerado, por um lado, importante no atendimento de demandas individuais dos estudantes com deficiência e, por outro, pode ser um pivô na organização das práticas curriculares inclusivas, superando uma perspectiva de atendimento individualizado em educação especial. O objetivo dessa tese foi analisar possibilidades de articulação entre professores do AEE e da sala de aula nos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Natal/RN. Em termos metodológicos, utilizamos uma abordagem qualitativa e seguimos os caminhos de uma pesquisa-ação colaborativa. Tivemos oito colaboradores: um professor do AEE; cinco professores atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental; uma coordenadora e uma diretora pedagógica. Para fins de construção dos dados, utilizamos: análise documental, observações registradas em dois diários de campo, questionários e entrevistas. As entrevistas foram analisadas e categorizadas à luz de Bardin (1977) e Franco (2003). No aporte teórico, discutimos aspectos conceituais relacionados ao AEE e ao diálogo, à colaboração e à articulação entre os profissionais do AEE e da sala de aula e os efeitos dessa relação na escola que se pretende inclusiva. A pesquisa-ação no campo ocorreu com base em dados construídos com os participantes. Quanto à natureza colaborativa, desenvolvemos momentos de planejamentos e estudos coletivos, suscitados pelo professor do AEE, a partir de nossa chegada na escola. Adicionalmente, desenvolvemos um curso de extensão, o qual implicou em momentos de reflexão e diálogo em torno de concepções e práticas inclusivas. Como resultados, evidenciamos que a inserção da pesquisa na escola provocou mudanças nas atitudes dos professores, reverberando no planejamento e ação de momentos dialógicos e reflexivos sobre a escolarização de estudantes com deficiência. Podemos inferir que houve o surgimento de uma possibilidade de rede colaborativa na escola, ainda que haja a necessidade de maiores investimentos na construção da articulação entre os professores do AEE e da sala de aula com vistas à organização de estratégias inclusivas. Ressaltamos com os participantes, diálogos e reflexões acerca da articulação docente com vistas à realização de planejamentos coletivos, trocas de experiências, compartilhamento de saberes, que pudessem colaborar com o desenvolvimento profissional docente e com o aprimoramento de práticas com estudantes com e sem deficiência. Quanto ao AEE, ressaltamos a necessidade de superação do atendimento individualizado ao estudante com deficiência, geralmente de modo apartado e descontextualizado do todo escolar. Asseveramos, ainda, a importância das redes de diálogos e colaborações entre os professores do AEE e da sala de aula, de modo a tecerem os primeiros caminhos para a construção de uma prática em busca de alternativas para minimizar as barreiras atitudinais e conceituais ainda presentes na escola e que dificultam o processo de escolarização de estudantes com e sem deficiência. Enquanto tese, defendemos que o desenvolvimento da Educação Especial nos Anos Finais do Ensino Fundamental exige a articulação entre os docentes da sala de aula e do AEE em uma perspectiva dialógica, colaborativa e inclusiva.