Navegando por Autor "Dias, Maria Carolina Cavalcante"
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TCC A marca da cidade de Natal nos critérios do “The Saffron European City Brand Barometer”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia SousaAs cidades buscam ferramentas para traduzir a sua identidade local, a autenticidade de seus atributos e consolidar a sua marca, afirmando também o seu potencial turístico. Neste sentido, como etapa do gerenciamento da marca de um lugar, o diagnóstico sobre como esta marca é percebida se faz necessário. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que gestores e empreendedores do trade turístico da cidade de Natal/RN possuem da Marca Natal, a partir dos critérios estabelecidos pelo “The Saffron European City Brand Barometer” – estudo que analisou a marca de 72 cidades europeias e identificou dez pontos principais no qual uma cidade deve manter foco para manter sua marca competitiva. Para tanto, foram avaliados os ativos que compõe a percepção da Marca Natal, a relação de identidade e posicionamento desta marca, e como ela é percebida na perspectiva turística. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é caracterizada como descritivo-exploratória no qual foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes do trade turístico na cidade. Através de análise de conteúdo, os resultados da pesquisa mostraram a inegável relação que a marca da cidade possui com os seus ativos naturais – praias, dunas, mar, vegetação, brisa – e que eles sobressaem aspectos de comodidades (acesso, conforto, custo e ambiente para negócios) e os ativos culturais, embora seja a hospitalidade um de seus diferenciais. É perceptível a relação de identidade que os entrevistados possuem com os aspectos ligados à qualidade de vida existente na cidade e que também está presente nos elementos de sua marca. No turismo, percebe-se que os ativos utilizados e associados à marca da cidade estão ligados, também, aos elementos naturais, à hospitalidade, e à infraestrutura hoteleira que se encontra entre a sua zona costeira e a zona urbana. Conclui-se, portanto, que a marca da cidade de Natal possui elementos relevantes, com referências positivas, associadas às noções de sentimentos como felicidade, desejo e bem-estar e que, para além da demanda do turismo, se faz necessária a gestão integrada da marca da cidade de forma a atender as necessidades da localidade, fomentar e manter a capacidade que a cidade tem de se reinventar e de se comunicar com os seus públicos de interesse, principalmente seus moradores.TCC Branding de bases comunitárias: um estudo na Reserva Ponta do Tubarão - RN, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Braga, Maria de Fátima; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissia Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Dias, Maria Carolina CavalcanteO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo: compreender a relação de apego ao lugar existente entre o residente comunitário e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão-RN (RDSEPT), com o propósito da criação de uma marca turística. A criação da RDSEPT em 2003 se deu pela força e pela insistência de seus residentes muito mais do que pela ação do poder público. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa usando-se análise bibliográfica e documental. Os dados analisados através da análise de conteúdo, revelaram um alto índice de apego dos atores locais às comunidades onde residem, norteando futuros estudos por parte do poder público para que a marca do destino possa ser criada, uma vez que para o sucesso do Place Branding de um destino são necessários que os atores locais tenham identidade fazendo do mesmo um local autêntico.Dissertação Branding de destinos turísticos: um estudo a partir do “Saffron City Brand Criteria”(2018-04-17) Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; Marques Júnior, Sergio; ; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; ; Silva, Elaine Lopes da;A competitividade no setor turístico incentiva as destinações a desenvolverem estratégias e mecanismo para a sua diferenciação e posicionamento favorável. Para isto, uma das alternativas é a incorporação da gestão estratégica de marcas, entendida como um recurso capaz de a comunicar a identidade única do destino, distingui-lo de seus concorrentes e realizar a sua promoção. Neste contexto, os estudos sobre o branding de destinos turísticos apresentam pesquisas voltadas para a construção, gestão e avaliação de marca e contribuem para o entendimento sobre como este processo ocorre nos destinos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar três destinos concorrentes do Nordeste brasileiro em relação às suas respectivas marcas, a partir do “Saffron City Brand Criteria”. Como metodologia de caráter descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, utilizou como recurso para coleta de dados, entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes dos trades turísticos dos destinos selecionados e análise documental. Através de análise de conteúdo, auxiliada pelo Software de análises qualitativas e mistas Nvivo (versão 11.0), foi possível concluir que os destinos não dispõem de uma marca turística definida e orientada estrategicamente para alcançar objetivos; possuem foco na dimensão física e tangível dos seus ativos em detrimento das dimensões emocional e simbólica; apresentam posicionamento baseado nos produtos turísticos existentes, almejando atender objetivos e públicos que se assemelham; apresentam diferentes relações entre aqueles que gerenciam a marca e aqueles ao qual a marca pertence. Por fim, são apresentadas reflexões sobre o parâmetro Saffron City Brand Criteria e sua aplicação no contexto dos destinos brasileiros e agenda para pesquisas futuras.TCC Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Silva, Mirelle Pereira da; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Dias, Maria Carolina CavalcanteNo cenário turístico mundial os meios de hospedagem representam aspecto fundamental no ato do deslocamento. Entre tantas opções hoje existentes, o cliente se utiliza de motivações íntimas no processo decisório de onde se hospedar. Com a crescente competitividade no ramo, os hotéis buscam se diferenciar e oferecer mais do que uma estrutura adequada, mas também, e principalmente, uma experiência. A marca é um fator que vem cada vez mais sendo levado em consideração nessa escolha, no qual o cliente está cada vez mais exigente. Marcas possuem características humanas, em alguns casos de forma mais evidente que em outros, as quais auxiliam o viajante a decidir o local de hospedagem de acordo com a sua própria identidade pessoal. O objetivo geral deste estudo é identificar a personalidade da marca BioHotel, segundo a Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997). O universo do estudo deu-se no continente Europeu, mais precisamente na Alemanha, onde cinco BioHotels foram investigados. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória e usou-se como forma de coleta de dados o questionário elaborado segundo as dimensões do instrumento da pesquisa. Na análise do material obtido, após uma verificação individual e conjunta dos dados, observou-se que das cinco dimensões, apenas quatro foram aceitas para o resultado, dado que três dos cinco hotéis não aceitaram a dimensão Ruggedness. O mesmo aconteceu com traços de baixa representatividade de qualquer uma das dimensões. Para fins de conclusão, apenas as dimensões Sincerity, Excitement, Competence e Sophistication foram identificadas pelos cinco BioHotels.TCC Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Silva, Victor Matheus de Morais da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Dias, Maria Carolina CavalcanteNo turismo, estratégias de fortalecimentos e posicionamentos através do marketing digital, são cada vez mais importantes. Esta pesquisa tem como foco o segmento de Alimentos e Bebidas (A&B), com destaque para os restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN; como também visa encontrar soluções que possam ajudar a alavancar a demanda turística nestes estabelecimentos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa utilizando a Netnografia e análise de conteúdo como técnicas de análise. Foram realizadas investigações em ambientes virtuais, visando encontrar relações entre os empreendimentos do segmento de A&B e seus potenciais clientes. O conteúdo armazenado em ambientes virtuais representa uma importante ferramenta utilizada em estudos de gestão de serviços em restaurantes, servindo como estratégia de marketing. A Netnografia teve um papel essencial, pois possibilitou a ampliação e uma maior eficácia no uso do conteúdo gerado nos ambientes virtuais. Através da análise dos perfis do Instagram, foi observado o crescimento do número de pedidos por aplicativos, isso mostra que os serviços de Delivery estão em alta. A crise sanitária iniciada em 2019 tem impactos diretos no aumento deste tipo de serviço, visto que, os estabelecimentos passaram um longo período sem poder funcionar presencialmente. Foi constatado que o ano de 2020, considerado com o maior número de casos de Covid, foi o período de maior utilização do delivery.