Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dias, Rafael Soares"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Recomendações e lições aprendidas a partir da adoção da Educação Interprofissional na Residência Multiprofissional em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-30) Dias, Rafael Soares; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; ; http://lattes.cnpq.br/3604852363658982; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da; ; http://lattes.cnpq.br/8311079340428705
    INTRODUÇÃO: A residência na área da saúde caracteriza-se como um curso de pósgraduação lato sensu. A área médica foi pioneira na oferta deste tipo de especialização, e seu bom funcionamento serviu de modelo para expandir-se em outras áreas da saúde. Neste sentido, observa-se uma tradição uniprofissional na estruturação curricular das residências multiprofissionais em saúde onde, mesmo com a regulamentação para o exercício de treze categorias, as iniciativas interprofissionais acontecem de forma parcial não explorando todo seu potencial e aplicabilidade. OBJETIVOS: Analisar o processo de adoção da educação interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde na perspectiva dos residentes e docentes. Os objetivos específicos foram: discutir os pontos fortes e fragilidades das metodologias de adoção da educação interprofissional na RMS na perspectiva dos residentes e docentes; identificar as lições aprendidas para o fortalecimento da educação interprofissional na RMS; discutir as recomendações para o fortalecimento da EIP na RMS; e identificar necessidades e desafios relacionados ao desenvolvimento docente para a EIP no contexto da RMS. METODOLOGIA: Partindo do problema e propósitos, trata-se um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. O estudo foi desenvolvido com as turmas de residência multiprofissional em saúde na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas localizado no município de Caicó/RN, unidade integrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O estudo contou com a participação dos residentes e docentes efetivos participantes de ambos programas de residência. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas não estruturadas aplicadas aos docentes e grupos focais que foram realizados com os residentes de ambos os programas profissionais da residência multiprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico de Bardin, onde foi utilizada a análise de conteúdo, com posterior construção de categorias. A técnica de análise de conteúdo pressupõe algumas etapas, definidas por Bardin como: préanálise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. RESULTADOS: As principais aprendizagens mencionadas foram: fortalecimento do processo de formação na perspectiva interprofissional e colaborativa, desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, ampliação da compreensão do usuário, e suas necessidades, como centro do processo de produção dos serviços de saúde. As recomendações mais relevantes foram: desenvolvimento docente para o alinhamento aos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde e realização de discussões em grupo entre os residentes para compartilhamento das aprendizagens e construção coletiva do conhecimento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM