Navegando por Autor "Dias, Samara Kareny da Silva"
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Dissertação Instrumento de avaliação para o ensino de assistência farmacêutica na graduação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-14) Dias, Samara Kareny da Silva; Diniz Júnior, José; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/9073704842946036; Freitas, Marise Reis de; Gonçalves, Carla Beatrice CrivellaroIndrodução: O ensino pratico é essencial para formação dos profissionais da saúde, pois proporciona vivências que consolidam o conhecimento adquirido na sala de aula.A Unidade Central de Agentes Terapêuticos é um cenário de praticas para os estágios obrigatórios dos académicos do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que possibilita múltiplas vivências no processo formativo destes discentes em relação a Assistência farmacêutica, é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, , com o objetivo de atender a demanda ministerial referente aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), logística hospitalar para abastecimento de medicamentos, produtos de saúde e nutrição enteral e parenteral aos hospitais da rede estadual e as demandas judiciais . Diante do exposto, por se tratar de um serviço com vários setores, possibilitando múltiplas vivências no processo formativo destes discentes em relação à Assistência Farmacêutica, o qual contempla inúmeras habilidades a serem desenvolvidas e um grande desafio para os profissionais preceptores em avaliar o processo de ensino-aprendizagem em serviço para a aquisição das competências para a Assistência Farmacêutica foi construido um instrumento de avaliação por competências para os cenários práticos. Objetivo: instrumentalizar e alinhar a vivência ao processo avaliativo nos diversos cenários práticos da UNICAT, por meio da avaliação por competências, contribuindo para o processo formativo dos discentes. Método:O desenvolvimento desta metodologia avaliativa foi realizado em 4 etapas: 1) Diagnóstico situacional; 2) Construção da matriz de competências das atividades realizadas em cada cenário prático 3) Construção do instrumento de avaliação baseado em competências; 4) Apresentação do instrumento ao Nucleo de Educação Permanente e preceptores. O estudo envolveu o NEP/UNICAT, a coordenação, docentes do curso de Farmácia/UFRN e preceptores farmacêuticos da UNICAT. Conclusão: O produto obtido propõe um processo avaliativo por conhecimentos , habilidades e atitudes o qual foi concebido pela análise e cruzamento dos documentos fornecidos pelos setores envolvidos com este campo de prática. Houve a sensibilização com os preceptores para discutirem um novo formato e posteriormente a aplicação do instrumento de avaliação. O instrumento se mostra viável e de baixo custo. O estudo respeitou os princípios bioéticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.