Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Diniz, Eloíza Lima e Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-09) Diniz, Eloíza Lima e Souza; Silva, Jeane Medeiros; ; ; Araujo, Sandra Kelly de; ; Cirino, Maria Reilta Dantas;
    A presente pesquisa objetivou propor uma estratégia metodológica a partir das experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I no Curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES), centrada no conceito de Entorno Geográfico da escola como forma de aliar formação e práticas docentes iniciais. Considerando a estruturação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil, e em especifico a metodologia utilizada pela professora titular da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES) e as observações dos professores de Geografia em formação (Estagiários) procuramos saber como os professores em formação compreendiam a instituição escolar e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, análise documental, observação das aulas teóricas do componente curricular em questão, observação da aula de campo e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entorno Geográfico a fim de aplicar a metodologia proposta com os professores em formação durante a execução do componente curricular mencionado. Com a pesquisa, percebemos que as possibilidades de professores em formação, considerando a formação prévia, e a caminhada feita até então no Curso de Geografia, permitiram a eles um exercício de análise espacial. Um exercício, pois mesmo não sendo análises críticas, fundamentadas adequadamente na teoria e em um acervo de experiências, nossa metodologia permitiu a construção de um estranhamento e de um primeiro olhar, o da escola em seu contexto socioespacial, a nosso ver imprescindível para a prática docente. O nível formativo geográfico em que se encontram quase sempre limita a análise espacial à localização, e, metodologicamente, à descrição. Contudo, consideramos necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento da ação educativa para organização de práticas eficazes de ensino no âmbito da geografia. A esse propósito, o componente Estágio Curricular Supervisionado é um dos pontos de partida para o processo de construção profissional da educação, alinhando os conhecimentos dos conteúdos específicos, no caso os da Geografia e as vivências propostas durante esse momento, o que provoca substancialmente a maturidade pedagógica e intelectual na formação inicial do professor de Geografia
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM