Navegando por Autor "Diniz Júnior, José"
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Dissertação Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Vale, Adson José Martins; Tourinho, Francis Solange Vieira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/7422205549258654; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane; ; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Para a atuação em urgências, é importante que os profissionais de saúde desenvolvam habilidades específicas e diferenciadas, partindo do planejamento da capacitação em urgência. Assim, os cursos de medicina e enfermagem devem favorecer o desenvolvimento dessas habilidades e avaliá-las através de vários instrumentos direcionados para os diversos domínios. O objetivo do presente estudo foi implementar um componente curricular optativo e interprofissional, voltado para a educação interprofissional em urgência pré-hospitalar para os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com 24 discentes de medicina do internato e de enfermagem do estágio supervisionado, que realizaram estágio teórico-prático no atendimento de urgências pré- hospitalares. Foram realizadas aulas semanais teórico-práticas por um semestre letivo, ministradas por médicos e enfermeiros do Atendimento Pré- Hospitalar (APH), cujos temas abordados foram: suporte básico de vida (SBV), suporte avançado de vida (SAV), transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, além de terem sido realizadas atividades práticas em ambulâncias. Os discentes foram avaliados por pré-teste, pós-teste e estações práticas realizadas através do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde. Durante as atividades, os alunos foram estimulados ao raciocínio crítico-reflexivo, ressaltando a importância da integração entre os diversos profissionais de assistência à saúde. Observou-se que 88% dos alunos apresentaram aumento de escore em relação ao pré-teste. Na avaliação do processo realizada pelos estudantes de medicina e enfermagem da UFRN, foram apresentadas expectativas semelhantes à relação com as habilidades essenciais adquiridas durante a atividade de formação. Além de contribuir para organizar estações práticas, identificando habilidades clínicas básicas, e implementando instrumentos de avaliação para discente da UFRN, os resultados do presente estudo servirão de base para organização da atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar do curso médico e de enfermagem.TCC Avaliação da eficácia da reabilitação vestibular por meio do video head impulse test – série de casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-22) Aguiar, Maria Carolaine Ferreira; Mantello, Érika Barioni; Araújo, Eliene Silva; Diniz Júnior, JoséO objetivo deste estudo foi comparar os parâmetros de ganho e simetria do reflexo vestíbulo-ocular (RVO) com testes clínicos e funcionais do equilíbrio postural, após a reabilitação vestibular (RV) tradicional associada a recursos de realidade virtual. Trata-se do relato de três casos clínicos, caracterizados de forma descritiva, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (parecer 2.809.558). Os participantes foram submetidos a anamnese clínica, questionários Dizziness Handicap Inventory (DHI) e a Activities-Specific Balance Confidance Scale (ABC Scale), avaliação clínica do equilíbrio postural e ao video head impulse test (vHIT), pré e pós RV. A RV tradicional foi aplicada associada com óculos de realidade virtual. A média de idade foi de 59,5 anos, todas do gênero feminino. Em situação pré RV, foi evidenciada uma média do nível de confiança baixo para realização de atividades de vida diária, que evoluiu para elevada após a RV; média do escore total do DHI demonstrando handicap moderado pré RV, reduzido para leve pós RV. Em relação a comparação dos resultados do vHIT após a intervenção, constatou-se aumento dos valores de ganho do RVO para os canais semicirculares (CSCs) afetados, condizente com padrões de normalidade e redução da assimetria entre os CSCs, nos casos estudados. Observou-se ainda extinção ou diminuição dos parâmetros das sacadas compensatórias nos CSCs afetados. Conclui-se que a RV mostrou-se um recurso terapêutico eficaz para os casos descritos, comprovado pela comparação dos resultados nos testes aplicados, que caracterizaram sinais sugestivos de ocorrência da compensação vestibular com impacto positivo na qualidade de vidaDissertação Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia(2019-12-03) Lima, Bruno Thieme; Diniz Júnior, José; ; ; Lima, Luciana Fontes Silva da Cunha; ; Onishi, Ektor Tsuneo;Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.Dissertação Avaliação e treinamento em ambiente simulado de estudantes de medicina da UFRN sobre a técnica de intubação orotraqueal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Medeiros Júnior, Ricardo Cezar Cardozo de; Diniz Júnior, José; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/2864246535065136; Lima, Lana Lacerda de; Medeiros, Paulo José deINTRODUÇÃO: A intubação orotraqueal (IOT) caracteriza-se por um procedimento invasivo, privativo do profissional médico, no qual uma cânula é introduzida na traqueia com o objetivo principal de garantir uma via aérea definitiva. Com o surgimento da pandemia do COVID-19, a preocupação com o adequado domínio da técnica, principalmente pelos médicos recém-formados, tornou-se mais evidente. O procedimento apresenta inúmeros riscos e complicações inerentes, que resultam em altas taxas morbidade e mortalidade. A principal forma de reduzir os riscos associados ao procedimento é por meio de treinamento adequado e contínuo dos profissionais médicos, aperfeiçoando a parte técnica/prática e preparando para a identificação e tratamento precoce de potenciais complicações. Uma ferramenta importante de ensino para o desenvolvimento de técnicas como essa são os treinamentos em ambientes simulados, por meio de estações práticas, com listas de verificação e feedback. OBJETIVOS: Avaliar e comparar os conhecimentos teóricopráticos dos estudantes do internato do curso Medicina da UFRN acerca de IOT antes e após o treinamento em ambiente simulado, além de propor um treinamento estruturado em IOT para os estudantes no início do internato em Cirurgia e elaboração de um guia de aula. MÉTODOS: Estudantes do décimo período do curso de medicina da UFRN foram avaliados sobre a técnica de IOT antes e após a realização de um treinamento simulado, com estação prática e lista de verificação. Houve ainda a aplicação de um questionário, nas fases pré e pós, sobre o conteúdo ministrado, a importância do tema e a confiança dos alunos para a realização de IOT. No fim, cada aluno recebeu o feedback individual e os dados foram analisados e comparados, com análise estatística. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o treinamento, observou-se uma melhora substancial no desempenho dos alunos. No pré-teste, 30,4% dos alunos foram classificados com desempenho insatisfatório na técnica de IOT, contra apenas 1,4% no pós-teste. Para o resultado considerado acima do esperado, este percentual saltou de 26,1% para 88,4%. Além disso, infere-se que houve uma mudança significativa nas respostas do pré e pós-testes em relação ao sucesso na realização da IOT entre os alunos. No pré-teste, 68,2% dos alunos tiveram sucesso, e 31,8% não tiveram. No pós-teste, 89,9% dos alunos obtiveram sucesso na técnica, enquanto apenas 10,1% não conseguiram, com essa mudança sendo estatisticamente significativa (p-valor de 0,0013). Observou-se também um aumento na confiança dos alunos para realizar o procedimento após o período de prática e capacitação. CONCLUSÕES: A instrução prática simulada na técnica de intubação orotraqueal (IOT) revela-se fundamental para a formação dos internos de medicina. A utilização de abordagens metodológicas e simuladores resultou em um aumento notável na competência e autoconfiança dos alunos após a intervenção. Esta forma de abordagem, com a integração de simuladores, está ganhando crescente aceitação na área de ensino médico. Porém, ainda existe uma carência de estudos mais robustos, principalmente em nível nacional, que consigam demonstrar a real vantagem desta técnica.TCC Cardiomiopatias e disfunção vestibular: relação entre comorbidades, dados metabólicos e qualidade de vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Soares, Anna Karoline Almeida; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/ 0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; https://orcid.org/ 0000-0002-5026-4114; http://lattes.cnpq.br/2790729067324637; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/ 0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; Speri, Maria Raquel Basilio; https://orcid.org/ 0000-0002-4723-0132; http://lattes.cnpq.br/8226436028088621; Diniz Júnior, José; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica que acomete o coração, pode desencadear sintomas otoneurológicos e diversas comorbidades. Objetivo: Verificar a relação entre o ganho do reflexo vestíbulo-ocular (RVO), a autopercepção dos sintomas cardiológicos e vestibulares, os dados antropométricos e metabólicos com as comorbidades apresentadas, em pacientes cardiopatas. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo e analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 4.462.519). Realizou-se o levantamento de 34 prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de IC, que realizaram a avaliação vestibular por meio do Video Head Impulse Test (vHIT). Foram resgatadas informações sobre avaliação clínica cardiológica, vHIT e dos questionários Dizziness Handicap Inventory (DHI) e Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire (MLHFQ). Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, por meio da análise de variância (ANOVA). Resultados: Houve predomínio de pacientes adultos, do gênero masculino. Observou-se associação estatística entre idade e o diabetes mellitus (DM) e, entre dislipidemia com as medidas de pressão arterial (PA) sistólica e diastólica. Houve também associação estatística entre a hipofunção do RVO nos canais semicirculares anterior e posterior esquerdo, e laterais com a comorbidade acidente vascular encefálico (AVE). Observou-se, ainda, associação significativa entre infarto agudo do miocárdio (IAM) e enxaqueca com o DHI. Conclusão: Houve, neste estudo, associação estatística entre a comorbidade AVE com a hipofunção vestibular no vHIT, entre IAM e enxaqueca com o maior impacto da qualidade de vida no DHI, entre a dislipidemia e descompensação das medidas de PA, e ainda, entre idade e o DM.Dissertação Cirurgia endoscópica endonasal guiada por imagem em pacientes com rinossinusite crônica: uma revisão sistemática e meta-análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Guimarães, Maria Luisa Nobre Medeiros e Silva; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; Cobucci, Ricardo Ney Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-8351-5119; http://lattes.cnpq.br/3436756337251449; http://lattes.cnpq.br/9792315419886174; Diniz Júnior, José; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Rego, Amalia Cinthia Meneses doObjetivo: Este trabalho tem como objetivo comparar a qualidade de vida e as complicações da cirurgia endoscópica nasossinusal (CEE) com e sem navegação guiada por imagem (NGI) em pacientes com rinossinusite crônica (RSC). Fontes de dados: PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, Scielo, Cochrane Central Register of Controlled Trials, LILACS e Clinicaltrials.gov. Métodos de Revisão: Uma estratégia de busca foi usada para recuperar ensaios clínicos comparando qualidade de vida e complicação de ESS com e sem NGI de bancos de dados. Dois autores independentes examinaram e selecionaram os artigos por título, resumo e texto completo para atender aos critérios de elegibilidade. A síntese dos dados foi realizada utilizando o software Review Manager V.5.4.1. Itens Relatados Preferidos para Revisão Sistemática e Meta-Análise foram seguidos. O método de Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação de Classificação de Recomendações avaliou a força da evidência. Resultados: 3.281 artigos foram recuperados pela estratégia de busca nas bases de dados. Seis estudos preencheram os critérios de inclusão e cinco puderam ser combinados por meta-análise. NGI mostrou maior sucesso na abertura dos seios paranasais doentes em comparação com CEE convencional (RR: 0,19; intervalo de confiança de 95% [CI], 0,04-0,85; p = 0,03). Há uma tendência de redução de complicações com NGI, embora não tenha alcançado significância estatística. Conclusão: A NGI é uma importante ferramenta que ajuda a melhorar os resultados e possivelmente melhorar a segurança da CEE e a qualidade de vida dos pacientes com RSC.TCC Comparação do nível de confiança para realização de atividades diárias pré e pós reabilitação vestibular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Araújo, Maria Izabel Bakker de; Mantello, Erika Barioni; Mantello, Erika Barioni; Araujo, Eliene Silva; Diniz Júnior, JoséIntrodução: A tontura e o desequilíbrio são prevalentes na população atual. Visando reduzir os sintomas vestibulares, a reabilitação vestibular (RV) surge como opção terapêutica. Questionários são utilizados para avaliar a interferência dos sintomas vestibulares, e dentre eles, destaca-se o The Activities-specific Balance Confidence Scale (ABC Scale) que avalia o nível de confiança dos indivíduos em realizar atividades diárias que envolvem o equilíbrio, atuando como preditor de risco de quedas. Objetivo: Comparar o nível de confiança do paciente vestibulopata em realizar atividades que envolvam o equilíbrio pré e pós RV. Método: Trabalho aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (parecer 1.808.228). Trata-se de um ensaio clínico, classificado como estudo de intervenção analítico, longitudinal, individuado. Participaram 14 indivíduos, de ambos os sexos, portadores de vestibulopatia periférica. Foi aplicado o ABC Scale nas condições pré e pós RV. Os dados foram analisados de forma descritiva pelos testes Exato de Fisher, t-Sudent e o modelo linear de efeitos mistos. Resultados: A amostra se caracterizou por 78.57% do sexo feminino e 21.43% do sexo masculino, com média de idade de 59.21 anos. Não foram verificadas correlações entre as variáveis sexo, idade e número de sessões terapêuticas. Foi observada evidência de diferença estatística quando comparados os resultados do ABC Scale nas condições pré e pós RV (p<0.0001). Pôde-se observar também um elevado nível de confiança dos pacientes pós RV. Conclusão: Conclui-se que houve evidência de diferença estatística referente ao tempo no ABC Scale, nas condições pré e pós reabilitação vestibular e em cada item individual da escala. Observou-se predomínio do elevado nível de confiança dos pacientes, na situação pós RV, revelando a efetividade deste tratamento para os casos de vestibulopatias estudados.Dissertação A competência em informação dos estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte(2017-02-20) Pereira, Ismael Soares; Diniz Júnior, José; ; ; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Barros, Nelson Filice de; ; http://lattes.cnpq.br/8959248979572637; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; ; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741Este trabalho analisa a competência em informação dos estudantes do Curso de Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, na perspectiva do acesso eficiente à literatura científica. É um estudo descritivo com abordagem quantitativa que, mediante levantamento censitário, explora a percepção e o desempenho da competência em informação de 37 alunos do quarto semestre. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, sendo esse adaptado do modelo aplicado por Guerrero (2009), composto por 20 questões fechadas. Constata que os discentes selecionam adequadamente as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa e estão habituados a usar catálogos de bibliotecas. Identifica que apesar da preferência pela internet para acessar a literatura científica, a maioria sente dificuldades em realizar pesquisas nas bases remotas de dados, destacando como principal limitação o uso de recursos de busca. O método de truncamento é pouco utilizado por eles e muitos não sabem para que serve. Boa parte também não compreende as funções dos operadores lógicos booleanos. Por meio de autoavaliação e análise individual de desempenho, confirma a necessidade de aperfeiçoar nos estudantes as habilidades técnicas necessárias ao acesso efetivo de informações científicas. Recomenda a implementação de um módulo específico no currículo do curso ou a realização periódica de oficinas na biblioteca como alternativas para desenvolver a competência em informação. Conclui que essa competência é bastante relevante para a formação dos futuros médicos, pois possibilita a eles adquirir conhecimentos para usar tecnologias e informações em prol dos cuidados de saúde da população.Artigo Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte(2017-03-31) Pereira, Ismael Soares; Diniz Júnior, JoséO objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.Dissertação Construção de um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Guedes, Felipe Leite; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; 05661747403; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/5855332665298988; Pereira, Edna Regina Silva; http://lattes.cnpq.br/4503589425013098; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234OBJETIVO: O objetivo do projeto é construir um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias na Residência Médica. METODOLOGIA: Tratase de um estudo de natureza descritiva, no qual a construção do Atlas online foi baseada no modelo de design instrucional ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). Essa descrição incluiu a avaliação da estratégia de ensino, que foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, onde oito médicos residentes do Hospital Universitário Onofre Lopes, que utilizaram o Atlas por um intervalo de quinze dias, puderam emitir opiniões sobre o processo de ensinoaprendizagem através de um grupo focal. Por fim, foi realizada uma análise temática do material obtido por gravação de voz. RESULTADOS: A estratégia de ensino foi desenvolvida e publicada no formato de website. Esse produto possui três seções, dois módulos de conteúdo, 06 capítulos, 214 slides, 43 imagens explicadas, 04 provas contendo 10 quesitos cada, além de casos clínicos, perguntas de direcionamento, discussões clínicas e referenciais teóricos. A avaliação dos residentes evidenciou que a experiência ensino-aprendizagem foi favorável a complementar a lacuna de conhecimento da Patologia Renal, apresentou pontos positivos relacionados ao uso do recurso tecnológico em sua forma de apresentação. Além disso, houve espaço para a exposição das mudanças sugeridas pelo grupo de residentes. CONCLUSÕES: O projeto pode ser ampliado utilizando as colaborações obtidas através do grupo focal. Tecnologias educacionais semelhantes ao NefroAtlas podem ser inseridas através do Ensino Híbrido para complementar o aprendizado dos campos de prática da Residência Médica, tendo potencial para serem inclusas na Graduação.Dissertação Desenvolvimento da Plataforma NeuroRad, para arquivamento de casos clínicos de neurorradiologia voltados ao ensino e aprendizagem a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Moreira Neto, Manuel; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; ; http://lattes.cnpq.br/3724352607685697; Carrete Júnior, Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/5188994792346007; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633O presente trabalho teve como objetivo principal elaborar uma plataforma digital para arquivamento e compartilhamento, na internet, de imagens radiológicas de casos clínicos de patologias neurológicas, apresentados pelos residentes da Radiologia e discutidos nas reuniões semanais do setor de Neurorradiologia do serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN – os quais refletem a epidemiologia do nosso estado e região, sendo essa plataforma voltada para o ensino a distância e pesquisa. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a equipe de programadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS-UFRN), com apoio de um profissional de Pedagogia, tendo sido denominada NeuroRad. Essa plataforma está hospedada em um servidor próprio da rede de computadores do Hospital Universitário Onofre Lopes e será disponibilizada on-line, com acesso livre aos usuários na internet, como fonte de aprendizado dos alunos de graduação, Médicos Residentes e Preceptores da Radiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Pediatria e Infectologia do HUOL, bem como para os demais médicos e outros profissionais de saúde que se interessarem pelo tema. Os casos clínicos de neuroimagem já apresentados nas reuniões dos últimos anos estão sendo selecionados para arquivamento na plataforma, e semanalmente novos casos serão publicados pelos Residentes de Radiologia sob a supervisão deste pesquisador. Além disso, os usuários Médicos Residentes, ou Especialistas de outros serviços ou instituições de ensino, poderão se cadastrar como usuário colaborador e submeter seus casos de neuroimagem, os quais serão avaliados pelo administrador e, após homologação, publicados com a identificação dos respectivos autores. Espera-se que esse instrumento: a) possa garantir a perenidade de um acervo de casos clínicos com imagens neurológicas do nosso hospital e instituições parceiras do estado do RN; b) que a participação ativa dos residentes da Radiologia do HUOL, na publicação semanal de casos, seja um estímulo ao seu aprendizado e desenvolvimento das suas habilidades na arte da interpretação das imagens neurorradiológicas e, c) que a disponibilização da Plataforma NeuroRad, para acesso livre na internet, seja mais uma significativa fonte de consulta para os usuários que buscam o aprendizado on-line sobre esse tema.Dissertação Desenvolvimento de jogo sério para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pereira, Iran Siqueira; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/7395218667522030; Forte, Franklin Delano Soares; Salvador, Pétala Tuani Cândido de OliveiraIntrodução: o hospital universitário Ana Bezerra tem perfil de maternidade e tem em seus cenários recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia, alteração congênita que pode dificultar a amamentação. O seu tratamento é feito através da cirurgia de frenotomia lingual. Para isso, o hospital conta com uma equipe interprofissional responsável por esse processo de cuidado. No entanto, essa equipe não dispõe de um produto educativo online que os apoie no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Método: pesquisa metodológica de criação de tecnologia educacional, desenvolvida entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal. Teve a equipe interprofissional como público-alvo e foi realizada em três etapas. A primeira objetivou a coleta de informações acerca das necessidades de aprendizagem dos participantes, sendo usados dois métodos para a coleta de dados: a) grupo focal online e b) questionário virtual. A segunda teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo sério do tipo perguntas e respostas voltado para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes da pesquisa. A terceira teve uma abordagem quali e quantitativa e objetivou obter dados de satisfação e sugestões para o jogo. Foi direcionada à equipe Odontológica, tendo um N de nove participantes e sua coleta de dados foi obtida através de formulário online, contendo perguntas fechadas e abertas. Resultados: a pesquisa contou com 20 participantes. Na primeira etapa, o grupo focal trouxe a percepção dos profissionais sobre os temas relacionados ao processo de cuidado dos recém-nascidos com anquiloglossia. O questionário forneceu dados sobre o conhecimento do processo de cirurgia de frenotomia. Ambos os métodos serviram de base para o diagnóstico das necessidades de aprendizagem das equipes e serviram de base para a criação do jogo. Na segunda etapa, criou-se uma tecnologia educacional, um jogo sério do tipo quiz. Foi construído em uma plataforma online, foi nomeado de QUIZFRENOTOMIA. Contém dez perguntas direcionadas ao processo de cirurgia de frenotomia lingual em recém-nascidos, está disponível em site na internet para uso das equipes. Para a terceira etapa, observou-se que 100% dos participantes foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da frenotomia; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da frenotomia; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da frenotomia como o jogo usado. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Conclusões: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino- aprendizagem teórico da cirurgia de frenotomia pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.Dissertação Desenvolvimento de modelo simulador facial para aquisição de habilidades manuais na técnica de aplicação de toxina botulínica no espasmo hemifacial e blefaroespasmo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Silva, Rodrigo Alencar e; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; http://lattes.cnpq.br/2748368301213558; Resende Filho, Flávio Moura; Diniz Júnior, José; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633Objetivo: Esta pesquisa teve como propósito desenvolver e avaliar um modelo simulador facial para aquisição de habilidade motora para médicos na aplicação de toxina botulínica no espasmo hemifacial e blefaroespasmo. Metodologia: O trabalho consistiu no desenvolvimento de um simulador facial confeccionado por camadas de elastômero, dentre eles silicone, semelhante a anatomia humana. Conectado a esse modelo, de forma não fixa, havia uma base de acrílico para simular a posição da face como se estivesse em decúbito dorsal ou posição sentada. Foram selecionados médicos com experiência em aplicação de toxina botulínica para essas enfermidades e aplicado um Instrumento para Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) - LORI - Learning Object Review Instrument. Resultados: O simulador facial elaborado e avaliado obteve pontuação média elevada em todos os quesitos analisados. Em dois tópicos, alinhamento dos objetivos de aprendizagem e motivação, recebeu pontuação máxima (5). Os itens acessibilidade, qualidade do conteúdo e concepção da apresentação receberam escores médios de 4,875, 4,750 e 4,625, respectivamente. O Feedback e Adaptação recebeu a menor média, 4,125, entre os quesitos estudados. Conclusão: O modelo facial desenvolvido e avaliado por pares através do LORI adaptado mostrou-se viável para o desenvolvimento da competência da técnica de aplicação de toxina botulínica no espasmo hemifacial e blefaroespasmo.Tese Efeitos da reabilitação vestibular em idosos com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB): ensaio clínico controlado e randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-22) Ribeiro, Karyna Myrelly Oliveira Bezerra de Figueiredo; Guerra, Ricardo Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4265185619165890; ; http://lattes.cnpq.br/9795076623959418; Silva, André Luís dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9095239943744523; Simone, Flávia Doná; ; http://lattes.cnpq.br/0683836610965593; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Gazzola, Juliana Maria; ; http://lattes.cnpq.br/5826842469212021Introdução: a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é uma das principais causas de tontura em idosos. O tratamento mais empregado para essa afecção é a Manobra de Reposicionamento Canalítico (MRC). Apesar de útil na resolução clínica da sintomatologia vertiginosa e do nistagmo, os pacientes podem continuar demonstrando prejuízo na estabilidade postural após serem submetidos à MRC. Outra opção não farmacológica disponível são os exercícios de Reabilitação Vestibular (RV) que podem ser direcionados à melhora do equilíbrio postural dos idosos, porém há escassez de estudos que avaliem a efetividade da RV no equilíbrio postural de idosos com VPPB. Objetivo: analisar a efetividade da Terapia de Reabilitação Vestibular associada às Manobras de Reposicionamento Canalítico em comparação às Manobras de Reposicionamento Canalítico no tratamento de idosos com Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) crônica. Métodos: participaram do presente ensaio clínico controlado, randomizado e cego 14 idosos de ambos os sexos e idade igual ou superior a 65 anos e com diagnóstico de VPPB crônica. Os idosos foram randomizados em dois grupos, sendo sete (mediana: 69 anos, 65-78) para o grupo experimental e sete (mediana: 73 anos, 65-76) para o grupo controle. Ambos os grupos foram submetidos a Manobras de Reposicionamento Canalítico (MRC) para VPPB e somente o grupo experimental à Terapia de Reabilitação Vestibular (TRV) associada às MRC. Os efeitos da TRV foram mensurados em relação à conversão do teste de Dix-Hallpike de positivo para negativo, recorrência da VPPB, número de manobras para obter a negativação do teste de Dix-Hallpike, sintomatologia da tontura, qualidade de vida e ao equilíbrio estático e dinâmico. Os idosos foram submetidos a uma avaliação inicial (T0), em uma semana (T1), cinco (T5), nove (T9) e treze semanas (T13). Em todas as avaliações o teste de Dix-Hallpike foi realizado com o auxílio do sistema de Videonistagmoscopia (SVNC) da Contronic - Brasil, e em caso positivo, nova MRC foi empregada. As diferenças entre os grupos foram analisadas pelos testes de Mann Whitney e exato de Fisher e para elucidar as diferenças intra-grupo os testes não paramétricos de Friedman e Wilcoxon foram usados. Resultados: nenhuma diferença significativa foi encontrada na conversão do teste de Dix-Hallpike de positivo para negativo, na recorrência da VPPB e no número de manobras para a negativação do teste de Dix-Hallpike, entre os grupos ao longo do ensaio. Também não foram encontradas diferenças entre os grupos na sintomatologia da tontura, qualidade de vida e equilíbrio estático. Contudo, diferenças significativas foram observadas nos aspectos do equilíbrio dinâmico entre os grupos (p< 0,05). Na análise intra-grupo ambos os grupos obtiveram melhora em todas as medidas de desfecho, porém o grupo controle não obteve melhora no equilíbrio dinâmico. Conclusões: a TRV adicional não influenciou na conversão do teste de Dix-Hallpike de positivo para negativo, na recorrência da VPPB, no número de manobras para a negativação do teste de Dix-Hallpike, na redução da sintomatologia da tontura e na qualidade de vida dos idosos com VPPB crônica. Porém, os participantes que receberam a TRV adicional demonstraram melhores resultados no equilíbrio dinâmico do que aqueles que foram submetidos somente às MRC. Os resultados desse estudo deverão repercutir nas estratégias de reabilitação baseadas em evidências nos pacientes idosos com disfunções otoneurológicas.Dissertação Encontro Interprofissional da Oncologia: uma estratégia de ensino e trabalho em saúde(2017-12-20) Rego, Lygia Maria Costa Soares; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/2444005829723356; Rego, Juliana Florinda de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/7587265871588160; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314A educação interprofissional é uma abordagem que visa qualificar alunos e profissionais de saúde para o trabalho colaborativo na dinâmica do trabalho em equipe, prática essencial para integralidade do cuidado. A abordagem parte da premissa que a colaboração, melhora a segurança e a qualidade da assistência ao paciente. O objetivo deste estudo foi implantar o Encontro Interprofissional da Oncologia (EIO) como estratégia de ensino da educação interprofissional e das práticas colaborativas entre os profissionais de saúde da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo tipo pesquisa-ação de abordagem qualitativa realizado de Maio de 2016 a Setembro de 2017, no Serviço de Oncologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), envolvendo profissionais da área da saúde (médicos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas) que trabalham na UNACON do HUOL. O estudo ocorreu em três etapas: Planejamento do EIO, Implantação e Avaliação da atividade, sendo a última realizada através de um grupo focal. Após três meses de planejamento, iniciamos a etapa de implementação tendo sido realizadas 43 reuniões, envolvendo 220 participantes de seis profissões diferentes. Em cada reunião foi discutido um caso clínico. Após apresentação de cada caso, houve discussão interprofissional, ressaltando a especificidade de cada profissional para melhoria do cuidado integral com o paciente em questão. O grupo focal foi analisado pela Análise Categorial de Bardin onde emergiram quatro categorias: Visão Conceitual de atividade Interprofissional, Vivência prévia em atividades Interprofissionais, Contribuição do EIO para a formação e para as práticas colaborativas e Desafios do EIO. O processo de planejamento e implantação do EIO atingiu os objetivos, embora a participação de alguns profissionais da saúde ainda não tenha sido sistemática em função da sobrecarga de atividades de alguns profissionais, como os da enfermagem assistencial, fisioterapia e odontologia, bem como dificuldades na conciliação de horários. O EIO foi considerado uma atividade positiva, precursora dentro do UNACON do HUOL sendo bastante exaltada e aprovada como estratégia permanente para a melhoria da assistência prestada ao paciente oncológico. A análise do grupo focal mostrou que o EIO é uma ação que impacta positivamente tanto na assistência quanto no ensino, contudo, permanecem algumas dificuldades importantes, como a adequação do tempo e espaço físico para as reuniões, desvalorização das atividades interprofissionais por alguns alunos de graduação e pós-graduação da medicina, carência de recursos humanos e a dificuldade de alguns profissionais para se integrarem sistematicamente.Dissertação Ensino da ultrassonografia diagnóstica a partir do ciclo básico do curso de medicina utilizando livro digital multimídia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-10) Souza, Marcello Freire Alves de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/9078415689059005; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Ramos, Wilsa Maria; ; http://lattes.cnpq.br/8051093143222873Atualmente a ecografia diagnóstica está inserida em várias áreas da atuação médica e vem sendo realizada por diversos profissionais médicos, desde os que militam diretamente na área da imagem como os imagenologistas (radiologistas e ultrassonografistas), até os ginecologistas, pediatras, neurologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas, reumatologistas, urologistas, cirurgiões gerais e vasculares. É bem sabido que o profissional médico, para o exercício de sua missão, necessita de um amplo conjunto de habilidades, competências e atitudes desenvolvidas e exercitadas durante o seu período de formação. Convivendo com estudantes de medicina ao longo de quase 20 anos em ambiente hospitalar, observei lacunas no processo de aprendizagem por parte dos alunos quanto ao que é ultrassonografia diagnóstica e suas aplicações, evidenciando-se falhas quanto à compreensão da acústica básica ecográfica, percebendo-se dificuldades quanto à identificação das estruturas anatômicas nas imagens ecográficas, inabilidade nas solicitações de exames e nas interpretações das imagens e dos laudos. Partindo dessas constatações, foi desenvolvido neste mestrado profissional um livro digital multimídia que expõe o que vem a ser a ultrassonografia como modalidade diagnóstica por imagem, tratando de sua historiografia e seus conceitos físicos/acústicos, relatando o processo de formação da imagem ecográfica, discorrendo sobre as características dos equipamentos ultrassonográficos e suas tecnologias embarcadas, destacando-se suas aplicações diagnósticas, estas últimas apresentadas por meio de vídeos nos quais serão descritos aspectos das imagens ecográficas captadas. Esse livro estará disponível para acesso em formato digital, servindo de ferramenta didática à formação médica desde o início da graduação e poderá ser utilizado conjuntamente com a disciplina de anatomia topográfica e descritiva, oferecida no ciclo básico do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Dissertação Estudo para promoção do ensino do uso racional de medicamentos nos cursos de graduação em Farmácia, Medicina e Odontologia(2019-02-27) Micali, Idivaldo Antonio; Diniz Júnior, José; ; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Gonçalves, Carla Beatrice Crivellaro;Introdução: o uso racional de medicamentos (URM) é uma das Diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM), proporcionando a todos cidadãos, medicamentos que, quando selecionados e empregados racionalmente, possam propiciar benefícios individuais, institucionais e nacionais. A PNM orienta para a importância do processo educativo como estratégia para a promoção ao URM, tanto para as equipes de saúde quanto para o usuário. No âmbito dos profissionais de saúde a universidade assume papel relevante, em particular durante a graduação, devido ao papel decisivo em ampliar o conhecimento sobre o valor real dos medicamentos, especialmente numa sociedade com elevado grau de medicalização. Objetivos: o principal é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação em Farmácia, Medicina e Odontologia e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Graduação em Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, identificando conteúdo específico sobre o URM, além de conhecer nível de entendimento, relacionamento, compreensão, discernimento e interesse sobre o URM de seus graduandos; os específicos é analisar o conteúdos sobre URM nas DCN e PPC estudados; analisar os conteúdos disciplinares dos cursos estudados na busca de conteúdos sobre URM; analisar o conteúdo das resposta qualitativas e quantitativas dos graduandos pesquisados; identificar o nível de entendimento, relacionamento, compreensão, discernimento e interesse sobre o URM de seus graduandos; apontar a possibilidade de recomendar às coordenações dos Cursos de Graduação em Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, a disponibilizar componente curricular voltado especificamente para o ensino do URM. Metodologia: em parte documental, pela análise das DCN dos Cursos de Graduação em Farmácia, Medicina e Odontologia, através da coleta de dados de arquivos digitais de domínio público do Ministério da Educação (MEC), e dos PP dos Cursos de Graduação de Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, através do Sistema de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas (SIGAA), avaliando o comprometimento pedagógico para com o URM. De outra parte, pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários semiestruturados contendo 11 questões entre abertas e fechadas. Uma questão aberta foi interpretada através da análise de conteúdo, acerca da compreensão sobre URM. As demais questões tem análise fundamentando-se na frequência na aparição de elementos da mensagem, cuja análise é quantitativa; as questões de 04 a 11 foram processadas conforme a Escala de Likert; a análise dos dados é estatística através de planilha em Excel® 2013. Resultado: identifica que, apesar das DCN dos Cursos em Farmácia, Medicina e Odontologia terem orientação para cumprimento para com as Diretrizes do SUS, ainda assim o URM é negligenciado nos PP destes cursos da UFRN. Quanto aos graduandos, estes revelam saberes que apontam para o URM, porém com pouco acesso e orientação às informações. Dentre os graduandos, 87,5% possuem a percepção que através do ensino do URM poderão melhor responder ao URM e 92,4% dos graduandos possuem interesse em ampliar conhecimentos sobre URM, ainda na graduação. Conclusão: concluiu-se que uma disciplina voltada exclusivamente para o URM poderá desenvolver competências, no sentido de proporcionar dois tipos de atitudes: aquelas de enfrentamento às situações que desviam para o uso irracional de medicamentos outras que possibilitem aplicar o URM na prescrição e dispensação de medicamentos e assim, desenvolver valores e princípios adequados, lineares ao SUS e PNM.Dissertação Impacto de intervenção educativa com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Maranhão, Kariny Sheyla Rodrigues; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/7750429981036513; Diego, Luís Antônio dos Santos; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; https://orcid.org/0000-0002-8684-4065; http://lattes.cnpq.br/4601757822031286; Diniz Júnior, José; Lima, Lana Lacerda deIntrodução: A matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foi proposta a elaboração e implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia. Objetivos: Avaliar o impacto de intervenção educativa, com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia, no conhecimento de residentes da especialidade e o grau de satisfação dos mesmos com a estratégia desenvolvida. Métodos: Estudo quase-experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), envolvendo 10 residentes do primeiro ao terceiro ano do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da Instituição. Foi desenvolvido um módulo educacional, em formato e-book, e implementada estratégica pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante expediente de atividades práticas no hospital. Foi realizada uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert. Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Foi encontrada diferença significativa para os valores das notas medianas nos dois momentos de aplicação do teste, por meio do teste de Wilcoxon, ao nível de significância α = 5% (p- valor: 0.0199). O questionário de satisfação teve sua consistência avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach (alfa de 0.793), sendo considerada “Aceitável”. De forma geral, as respostas foram satisfatórias para cada um dos itens questionados, com a totalidade delas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”. Conclusão: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem, durante o processo formativo de residentes de anestesiologia, foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema segurança do paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem destes profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.Dissertação Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista(2018-11-28) Gomes, Alexandre Henrique Bezerra; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; ; Medeiros, Elaine Lira; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; Nazima, Maira Tiyomi Sacata Tongu;A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina.Dissertação Implementação do DOPS (Direct Observation Procedural Skills) como ferramenta de avaliação no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Unversitário Onofre Lopes (HUOL)(2019-08-19) Sousa, Cynthia Cristina Bastia Vieira de; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; ; Araújo Filho, Irami; ; Silva Júnior, João Manoel da; ; Vilar, Maria José Pereira;O Programa de Residência Médica (PRM) constitui uma modalidade de ensino destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de 60 horas semanais, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo reconhecida como a melhor forma de inserção de profissionais médicos na vida profissional, sob supervisão, e capacitação em uma especialidade. O objetivo desse estudo foi adequar a ferramenta avaliativa Direct Observation Procedural Skills (DOPS) no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para avaliar de maneira mais integral o residente, baseando-se em competências, contribuindo juntamente com outras formas de avaliação para ampliar a visão sobre os avanços e fragilidades individuais dos mesmos. Foram desenvolvidas oficinas de capacitação dos Preceptores com métodos ativos de ensino-aprendizagem, entre estes vídeos com simulações dos cenários reais de trabalho na instituição seguido por reflexão e discussão em grupos, o que permitiu a padronização dos domínios considerados essenciais a serem avaliados pelo DOPS. Foram realizadas 39 avaliações envolvendo dez residentes (90%), sendo três do primeiro ano, três do segundo ano e quatro do terceiro ano. Apenas um residente não foi avaliado por motivo de afastamento temporário do PRM. A maioria dos residentes foi avaliada mais de uma vez, em diferentes procedimentos, tendo como resultado da avaliação o status “acima do esperado”. Fato interessante, foi a constatação pela ferramenta DOPS de mais fragilidades nos procedimentos de menor complexidade, provavelmente atribuída a uma percepção equivocada de já ter atingido as competências necessárias em tais procedimentos. As autoavaliações, em sua maioria, foram concordantes com as avaliações realizadas pelos preceptores, com mais reflexões e apontamentos a serem modificados pelos residentes avaliados. O processo de implementação do DOPS na residência de anestesiologia obteve sucesso, sendo o instrumento bem aceito e adequado à avaliação de procedimentos no referido programa.