Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Diniz Junior, José"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Diseases and symptoms associated with changes in postural balance in diabetics: an integrating literature review
    (Revista Cefac, 2019) Mantello, Erika Barioni; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Lima Filho, Bartolomeu Fagundes de; Sousa, André Gustavo Pires de; Diniz Junior, José; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Objetivo: verificar doenças e sintomas associados às alterações do equilíbrio postural em indivíduos de meia-idade e idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada a partir dos descritores: “Dizziness”, “Vertigo”, “Vestibular Diseases”, “Labyrinth Diseases”, “Diabetes Mellitus, Type 2” e seus correspondentes no português nas bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS, Web of Science e Scopus. Foram inseridos artigos observacionais com cauística constituida por indivíduos a partir de 40 anos, com alteração no equilíbrio postural e Diabetes Mellitus tipo 2, e que apresentassem pelo menos uma doença ou sintoma associado a esta alteração. Resultados: a busca resultou em 1209 artigos, porém somente cinco atenderam os critérios de elegibilidade. Os participantes dos estudos selecionados apresentaram hipertensão arterial sistêmica, índice de massa corporal elevado, neuropatia periférica, instabilidade postural ao andar em superfícies irregulares e no escuro, ao olhar para objetos em movimento, ao movimentar a cabeça rapidamente e ao mudar de postura, tropeços ao andar e quedas. Os artigos foram classificados como IIb e III, segundo os níveis de evidências da American Speech-Language Hearing Association. Conclusão: foram identificadas alterações cardiovasculares, neuropatia periférica, sintomas vestibulares, dificuldades em tarefas/movimentos em contextos desafiadores e quedas em indivíduos de meia-idade e idosos com Diabetes Mellitus tipo 2.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Ferramentas de e-learning para melhoria do aprendizado em medicina
    (Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2013-12-20) Oliveira, Ricardo José Fonseca de; Silva, Afonso Xavier Gomes da; Brigido, Alexandra Régia Dantas; Mafaldo, Rafaella Santos; Paula, Vitor Tavares; Diniz Junior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza
    Introdução: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm sido cada vez mais utilizadas no contexto da educação e vêm se tornando importantes ferramentas no auxílio do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. A Interactive Spaced Education (ISE) vem surgindo como método inovador para otimização do aprendizado em saúde. Objetivo: Investigar o uso da ISE como ferramenta de e-learning para melhoria do aprendizado do estudante de semiologia médica. Métodos: Estudo descritivo realizado com 98 estudantes regularmente matriculados no componente curricular “Iniciação ao Exame Clínico”, do curso de medicina. Os estudantes receberam componentes de ISE contendo itens referentes à semiologia cardiovascular e respiratória, duas vezes por semana, durante 13 semanas. Ao final das 13 semanas, os alunos receberam um questionário semi-estruturado online, contendo quesitos fechados utilizando escala de Likert, além de questões abertas, para avaliar a utilização da ferramenta ISE como adjuvante do aprendizado em semiologia médica. Resultados: A taxa de resposta ao questionário online foi de 67,4% (N=66). A idade média dos participantes foi de 20,9±2,2 anos, com predomínio do sexo masculino (54,5%). A ISE contribuiu para o aprendizado de 98,5% destes (N=65), sendo esta contribuição referente ao aprendizado teórico e prático para 59,1% dos indivíduos (N=37). A maioria dos participantes considerou boa a frequência de liberação semanal dos componentes ISE (N=29, 43,9%). Todos os estudantes indicariam a ISE para outros estudantes como forma de aprendizado. Conclusões: A ISE foi bem aceita como ferramenta de e-learning, importante para o aprendizado na percepção dos estudantes de semiologia médica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    O grupo especial de interesse em educação médica como estratégia facilitadora da aprendizagem colaborativa à distância para os profissionais da saúde
    (Jornal Brasileiro de TeleSSaúde, 2014) Diniz Junior, José; Bertim, Mônica Fernandes; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Diniz, Rosiane Viana Zuza
    Este artigo apresenta o êxito da implementação do grupo de interesse especial em educação médica que promoveu 37 atividades colaborativas para aprimoramento de processo de ensinoaprendizagem no Sistema Único de Saúde, com a participação de 34 palestrantes de 16 instituições de ensino superior. Esta iniciativa representa atualmente uma estratégia nacional exitosa de desenvolvimento docente para o ensino na saúde
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Interface entre as medidas de benefício após a reabilitação vestibular: relato de casos
    (Audiology Communication Research, 2022) Mantello, Erika Barioni; Santos, Edson de Sousa; Aguiar, Maria Carolaine Ferreira; Costa, Ana Paula Machado; Diniz Junior, José; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o efeito da reabilitação vestibular (RV) sobre o ganho do reflexo vestíbulo-ocular (RVO), a ocorrência das sacadas compensatórias, bem como sobre o equilíbrio corporal e a qualidade de vida, em três pacientes com hipofunção vestibular periférica. Trata-se de um estudo descritivo. Participaram da pesquisa três pacientes do gênero feminino, duas com 55 anos e uma com 67 anos, com diagnóstico médico de disfunção vestibular periférica. As participantes foram submetidas à anamnese, questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI), avaliação clínica do equilíbrio corporal e ao Vídeo Teste do Impulso Cefálico (vHIT), pré e após RV. A RV foi aplicada de forma personalizada, baseada no protocolo de Cawthorne e Cooksey, associada a estímulos de realidade virtual. Após a RV, observou-se a redução da média do escore total do DHI, sugestivo da diminuição na restrição de participação. Na avaliação clínica do equilíbrio obtiveram-se resultados dentro da normalidade para as provas alteradas, pré RV. Quanto ao vHIT, constatou-se aumento do ganho do RVO para os canais semicirculares anteriormente afetados, condizente com padrões de normalidade, e extinção ou diminuição de ocorrência das sacadas compensatórias, nos três casos avaliados. O aumento do ganho do RVO e a extinção ou redução das sacadas compensatórias, após a RV, evidenciam sinais sugestivos de compensação vestibular. Esses resultados mostraram-se compatíveis com o aumento da estabilidade postural e menor restrição da qualidade de vida. Os achados, em conjunto, demonstram o benefício proporcionado pela RV nos três casos avaliados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Relação entre atividade física, sentimento de incapacidade e qualidade de vida em pacientes com disfunção vestibular periférica
    (Revista Cefac, 2022) Mantello, Erika Barioni; Silveira, Rafaela Menezes Guilherme; Nascimento, Gizele Francisco Ferreira do; Diniz Junior, José; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Objetivo: verificar a associação entre o sentimento de incapacidade autorrelatada e a prática de atividade física com o impacto dos sintomas vestibulares sobre a qualidade de vida em pacientes com disfunção vestibular. Métodos: estudo documental, analítico, transversal e retrospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.462.519), no qual foram selecionados 50 prontuários de pacientes diagnosticados com disfunção vestibular periférica, analisada anamnese e os resultados do questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI). Resultados: a amostra obteve média de idade de 55.38 anos e predomínio do sexo feminino (70%). O DHI evidenciou impacto moderado da tontura. Os pacientes que praticavam atividade física perceberam um menor impacto da doença (p-valor=0.0167) e, os pacientes que apresentavam sentimento de incapacidade, devido aos sintomas vestibulares, tiveram maior prejuízo na qualidade de vida (p valor=0.0468). Conclusão: houve associação entre a prática de atividade física com o menor prejuízo da tontura na qualidade de vida e associação entre um maior impacto na qualidade de vida dos indivíduos que apresentavam sentimento de incapacidade relacionado às queixas vestibulares.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM