Navegando por Autor "Domingos, José Douglas Bernardino"
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Dissertação Habilidades culinárias de estudantes universitários: resultados do estudo multicêntrico "Nutrição é na cozinha!"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Domingos, José Douglas Bernardino; Maciel, Bruna Leal Lima; Jomori, Manuela Mika; https://orcid.org/0000-0003-2294-6692; http://lattes.cnpq.br/4424185760296352; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; https://orcid.org/0000-0001-9312-7921; http://lattes.cnpq.br/3104548200546769; Machado, Richele Janaina Araújo; Passos, Thais SouzaHabilidades culinárias são a confiança, atitude e aplicação de conhecimentos individuais para desempenhar tarefas culinárias, desde o planejamento dos cardápios e das compras até o preparo dos alimentos. As habilidades culinárias repassadas dos pais para os filhos podem promover hábitos alimentares mais saudáveis, mas vêm diminuindo com o passar das gerações, fazendo os jovens apresentarem cada vez menos segurança e autonomia no preparo de suas refeições. Este estudo teve como objetivo analisar as habilidades culinárias de estudantes universitários. Foi realizado um estudo transversal, cuja coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2020 a março de 2021, com 3.138 universitários das instituições: UFSC, UFRGS, UFRN e UFAL, realizada on-line através de um formulário no Google Forms. Foram coletados dados sócioeconômicos, e sobre o preparo de refeições e as habilidades culinárias por meio do Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável. A mediana da idade dos estudantes foi de 22 anos; a maioria era do sexo feminino (72,6%); 71,7% aprenderam a cozinhar sozinhos com auxílio da internet, de livros de receitas ou programas de TV. A maioria (68,0%) apresentou alto nível de habilidade culinária. Na análise bivariada, a alta habilidade culinária estava associada a estudantes do sexo feminino (69,5%), aos que aprenderam a cozinhar com aula, curso ou escola (83,3%), e a cozinhar sozinhos, na internet, com livro de receitas ou programas de TV (74,5%). As regressões logísticas demostraram que para todos os centros o alto conhecimento de termos e técnicas culinárias estava associado a menores chances para baixa/média habilidade culinária, assim como a alta disponibilidade de frutas, legumes e verduras. A idade também esteve associada a menores razões de chances de ter baixa/média habilidade culinária para estudantes das universidades UFSC e UFRGS. Assim, as intervenções culinárias voltadas para esse público devem incentivar a participação do gênero masculino; adotar estratégias que incentivem os estudantes a aprender a cozinhar sozinhos; ampliar o acesso a frutas e hortaliças visando o aumento do consumo, e investir no conhecimento de técnicas culinárias, usufruindo de todas as fontes que colaborem para o conhecimento e aprendizado.