Navegando por Autor "Domingos Júnior, Moaldecir Freire"
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Tese Aikido como educação do corpo em espaços educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Melo, José Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; https://orcid.org/0000-0002-2789-2737; http://lattes.cnpq.br/9147718059213861; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria Eleni Henrique da; Soares, Marta GenúNa tese é defendido o argumento do Aikido como educação do corpo. Essa tese é inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros. Esse argumento parte de uma leitura compreensiva sobre a história e a filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, e na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial. Em continuidade, tem-se nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento expressando os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty.TCC A avaliação da qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: participantes do programa viver em harmonia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Azevedo, Beatriz Néry; Santos, Antônio Pádua dos; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Nunes, RomilsonOs programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) estão aumentando consideravelmente nas últimas décadas. Porém as descrições das técnicas de QVT em órgãos públicos continuam com uma insuficiência nas investigações. A QVT é bem extensa e isso inclui uma perspectiva no bem-estar, na saúde e no cuidado físico, social e mental, perspectiva também na capacitação para desempenhar trabalhos com total segurança e uma boa execução do entusiasmo individual. O objetivo deste TCC, em sua teoria é Analisar a qualidade de vida dos servidores da UFRN, que participam do Programa Viver em Harmonia.realizando a autopercepção da QV, assim como contribuir com a melhoria de práticas de gestão e produtividade. A amostra foi composta por 50 servidores públicos da UFRN. A QVT foi avaliada por meio de questionários propostos e através da análise do whoqol-bref e tqwl-42.O perfil dos servidores foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item. Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao wqhol, nele foi analisado os piores índices que estão relacionados social/psicológico. Já no questionário que mede a qualidade de vida no trabalho, o tqwl 42, mostrou que os piores índices estão relacionados com o sociológico/relacional e biológico/fisiológicopostGraduateThesis.type.badge Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08) Viegas, Luciene Lopes Xavier; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Dias, Maria AparecidaO presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo.TCC Flag football no ensino médio: uma experiência pedagógica mediada pelo teaching games for understanding(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-18) Melo, Manassés Eduardo Silva de; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Coquerel, Patrick Ramon StafinEste presente trabalho teve como objetivo analisar a experiência e o nível de compreensão dos alunos do ensino médio em aulas com a abordagem TGfU, através da modalidade desportiva Flag Football no contexto das aulas de Educação Física escolar. Após as intervenções feitas na escola, foi relatada a experiência com os alunos, sendo consideradas as cinco causas justificantes do questionamento da comunidade científica acerca da abordagem tradicional para realizar a análise. O resultado das intervenções foi favorável, pois o nível de compreensão e interesse por parte dos alunos foi satisfatório. Ademais, se faz necessária a popularização da modalidade, assim como estudos que possam explorar mais profundamente a prática do Flag Football e acerca do contexto do modelo TGfU.postGraduateThesis.type.badge Psicomotricidade: um recurso facilitador para a aprendizagem na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-27) Silva, Watusy Dryell Nascimento Soares e; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Domingos Júnior, Moaldecir FreireEste pré-projeto tem a intenção de pesquisar a importância da psicomotricidade como um meio facilitador do trabalho educacional voltado para pedagogos que atuam como professores na educação infantil. Tem como objetivo observar o professor em sua atuação e verificar quais atividades ele trabalha com a intenção de desenvolver o psicomotor de seus alunos. Esse projeto é de natureza qualitativa onde será utilizado a entrevista do professor escolhido utilizando os seguintes critérios de inclusão: ter licenciatura em pedagogia, atuar na área de educação infantil com crianças de até 5 anos de idade e está em sala de aula por no mínimo 3 anos. Para o critério de exclusão o professor em estudo não pode estar cursando especialização em psicomotricidade, onde os dados obtidos através da entrevista e da observação das aulas serão avaliados por análise de conteúdo. Pretendemos com esse estudo, auxiliar os professores a inserir a psicomotricidade em suas aulas na educação infantil onde esse tema é discutido de forma breve nos cursos de formação de pedagogos dificultando assim o acesso a informação do alunos da graduação.postGraduateThesis.type.badge Revisão de Literatura Sobre TDAH: Análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Carla Andresa Pereira da; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Junior , Moaldecir Freire; Barros, Jônatas de FrançaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, é um transtorno neurobiológico de causas multifatoriais que surge na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. O presente trabalho foi realizado através de revisão de literatura com o intuito de esquematizar os estudos sobre o TDAH e os subsídios da psicomotricidade neste campo. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de estudos bibliográficos de artigos publicados na Revista de Psicopedagogia e Na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales entre os anos de 2013 e 2018. Trata-se de uma pesquisa com relação a produção de conhecimento sobre o transtorno, que ocasiona inquietações em diversos âmbitos no indivíduo com TDAH. Os objetivos a serem atingidos são mapear a produção de conhecimento sobre TDAH entre 2013 e 2018; verificar a mudança na compreensão sobre TDAH; identificar implicações da psicomotricidade na terapia em TDAH através da revisão de literatura. A psicomotricidade é indicada como uma das modalidades para o tratamento do TDAH, atenuando os sintomas e contribuindo dessa forma para o desenvolvimento motor e das questões psicossociais. Contudo, constata-se que são necessárias mais pesquisas que relacionem diretamente a terapia psicomotora como intervenção para minimizar as consequências ocasionadas pelo transtorno.