Navegando por Autor "Duarte, Fernando Hiago da Silva"
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Dissertação Banco de termos da linguagem especial de enfermagem para pacientes com lesão por pressão(2017-12-18) Duarte, Fernando Hiago da Silva; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; ; ; Assunção, Isabelle Katherinne Fernandes Costa; ; Lima, Maria Alzete de; ; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; ; Silva, Mirian Alves da;A lesão por pressão é o resultado da pressão prolongada sobre uma área do corpo do paciente diminuindo a circulação sanguínea minimizando a distribuição de sangue, nutrientes e oxigênio nesta área desencadeando destruição e morte tecidual, pois o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície rígida durante um período de tempo prolongado. O banco de termos da linguagem especial de enfermagem identifica conceitos que contribuem com a construção de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. A utilização desse banco direcionada a pacientes com lesão por pressão permite desenvolver de forma piramidal a identificação de um vocabulário próprio direcionado ao cuidado de enfermagem. O estudo teve por objetivo construir um banco de termos da linguagem especial da enfermagem para pacientes com lesão por pressão utilizando a CIPE® versão 2017, com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Trata-se de um estudo terminológico em um hospital privado na capital do nordeste do Brasil desenvolvida em seis etapas: 1) Identificação e coleta dos termos relevantes à prática da Enfermagem relacionada à lesão por pressão; 2) Extração dos termos dos prontuários e eliminação das repetições; 3) Normalização dos termos; 4) Mapeamento cruzado entre termos extraídos e os termos constantes na CIPE® versão 2017; 5) Refinamento dos termos; 6) Validação das afirmativas do banco de termos. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer nº 2.356.736 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 76777017.20000.5537. Identificaram-se 391 termos que foram submetidos ao processo de mapeamento cruzado e validação de especialistas que resultou em 370 termos, sendo 225 termos constantes e 145 termos não constantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, versão 2017. O estudo permitiu explorar e conhecer os termos utilizados pelos enfermeiros na assistência prestada ao paciente com lesão por pressão, possibilitando o desenvolvimento futuro dos enunciados de diagnósticos / resultados e intervenções de enfermagem e também a unificação da linguagem profissional do enfermeiro.Artigo Conhecimento de estudantes adolescentes sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação as DST/HIV/AIDS(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2016-10-04) Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Nelson, Ana Raquel Cortês; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Prado, Nanete Caroline da Costa; Holanda, José Rebberty Rodrigo; Costa, Danyella Augusto Rosendo da SilvaObjetivo: Avaliar o conhecimento de adolescentes, estudantes de uma escola pública na cidade de Natal/RN, sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação às DST/HIV/AIDS. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado de março a dezembro de 2013 com 222 estudantes de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Natal, Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado respondido em sala de aula. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 13831113.6.0000.5537. Foi obtido dos pais ou responsáveis e do adolescente o prévio consentimento por escrito. O critério de inclusão consistia em o aluno ser regularmente matriculado na escola, cursando o ensino médio e aceitar participar espontaneamente da pesquisa. Resultados: O estudo apontou índices significativos de desconhecimento em relação à transmissão, prevenção e tratamento da AIDS e elucidou alguns comportamentos de risco que tornam a população jovem vulnerável às DST/AIDS. Conclusão: Programas de orientação sexual nas escolas são necessários para incentivar os adolescentes a terem um comportamento sexual seguro, saudável e menos exposto a riscos.Dissertação Efeito do módulo on-line sobre liderança na aquisição do conhecimento de discentes de enfermagem: estudo piloto de ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Fonseca, Jucielly Ferreira da; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8904-8809; http://lattes.cnpq.br/6947516413159623; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Silva, José Adailton daEste estudo avaliou o efeito de um módulo educacional on-line sobre liderança na aquisição de conhecimento por discentes de Enfermagem. A pesquisa foi conduzida em duas fases: metodológica e experimental. Na fase metodológica, especialistas validaram o conteúdo e a aparência do módulo; como também houve a validação de conteúdo da situação-problema. Já na fase experimental, conduziu-se um ensaio clínico randomizado com 14 estudantes do sexto período do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divididos em grupo experimental (sete estudantes), que acessou o módulo on-line; e grupo controle (sete estudantes), que participou de aulas presenciais expositivas no próprio Departamento de Enfermagem. O módulo educacional, previamente desenvolvido e autorizado para uso, mediante Termo de Cessão de Direitos, incluiu quatro aulas multimodais, abordando temas como competências profissionais, habilidades emergentes, segundo o Fórum Econômico Mundial, psicologia positiva, comunicação e gestão de conflitos. O grupo controle participou de uma aula expositiva convencional, em ambiente presencial. A amostra foi composta predominantemente por jovens do sexo feminino, com idades entre 20 e 25 anos, matriculadas no sexto período do Curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2024. A coleta de dados incluiu uma situação-problema e um questionário adaptado para avaliar a autopercepção do exercício da liderança em Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE 75851023.0.0000.5537, Parecer 6.599.419) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), sob o número RBR-2dfqmr2. Os resultados mostraram avanços significativos nas habilidades de liderança, especialmente no grupo experimental. Este grupo apresentou aumento expressivo na valorização de habilidades interpessoais, de 57,14%, no pré-teste, para 85,71%, no pós-teste. Na mediação de conflitos éticos, 85,71% do grupo controle e 100% do grupo experimental no pós-teste optaram pelo debate aberto, demonstrando uma abordagem participativa. Houve também evolução na autoidentificação como líder no grupo experimental, de 42,86% para 57,14%, evidenciando o impacto positivo do treinamento na autopercepção de liderança. A definição de liderança como processo de influência foi amplamente reconhecida, com 100% dos estudantes do grupo experimental no pós-teste, compreendendo liderança como o exercício de influência para alcançar objetivos. Concluiu-se que o módulo educacional on-line sobre liderança relacionado à aquisição de conhecimento de discentes de Enfermagem teve efeito positivo no desenvolvimento das competências de liderança dos discentes de Enfermagem. O estudo reforça a importância de habilidades interpessoais, da autopercepção de liderança e de práticas colaborativas para a segurança e o desempenho profissional dos futuros enfermeiros.Tese Eficácia dos Florais de Bach em indivíduos com síndrome da abstinência alcoólica: um ensaio clínico controlado aleatorizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Rocha, Mayara Araújo; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; http://lattes.cnpq.br/5824756580847265; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Silva, Hylarina Maria Montenegro Diniz; Ribeiro, Katia Regina Barros; Costa, Thatiane Monick de SouzaUm dos transtornos mais frequentes entre usuários que abusam do álcool é a Síndrome da Abstinência Alcoólica, a qual se manifesta por um conjunto de sinais e sintomas físicos e psicológicos, incluindo ansiedade e fissura (craving). Acredita-se que a adoção de práticas integrativas e complementares, como os Florais de Bach, possa ajudar a aliviar os sintomas mais pronunciados. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a eficácia da terapia com florais de Bach em indivíduos que apresentam Síndrome da Abstinência Alcoólica. Assim, a hipótese alternativa adotada foi: “Os florais de Bach são eficazes na diminuição da fissura e ansiedade do usuário com Síndrome da Abstinência Alcoólica leve/moderada quando comparado ao placebo”. Trata-se de um Ensaio Controlado Aleatorizado. O local do estudo foi em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III, na cidade de Boqueirão, no estado da Paraíba, Brasil. Para realização do ensaio os participantes foram alocados em um grupo experimental (floral) ou em um grupo controle por meio da randomização como apoio do site www.randomization.com .Participaram do estudo 36 usuários, sendo 18 no grupo controle e 18 no grupo floral. O cegamento foi feito por meio da padronização dos frascos-âmbar e pela administração de uma pesquisadora sem conhecimento dos grupos. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um instrumento sociodemográfico e clínico, o Clinical Institute Withdrawal Assessment for Alcohol, Revised- Versão brasileira; o Inventário de Ansiedade Traço e Estado; e Alcohol Craving Questionnaire - Short Form - Revised - Versão Brasileira. Foi realizado uma mensuração após o uso do floral em cinco dias de seguimento. As análises descritivas e inferenciais foram realizadas por meio do software SPSS®. É importante destacar que após a aprovação institucional, o projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o número de parecer: CAAE 61762022.1.0000.5537. Além disso, o ensaio foi registrado previamente na REBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos), obtendo o parecer de número: RBR-7pzb4sw. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes eram do sexo masculino (94,44%), com até 45 anos (38,8%), com ensino fundamental incompleto (80,00%), negros (41, 67%) e sem uso de medicação contínua (58,33%). Em relação aos parâmetros de abstinência, os participantes apresentaram prevalência de abstinência moderada (72,22%) na primeira verificação. Através do teste t de Student, atribuindo o nível de significância de 5%, evidenciou-se diferenças estatísticas entre o período pré com pós-intervenção (0,001) nos pacientes do grupo floral e controle quanto ao IDATE estado e traço, ACQ-SR (fator 1). Onde os pacientes do grupo II tiveram redução quanto as variáveis mencionadas em estudo, exceto no ACQ-SR - Fator 2, que aconteceu um aumento. Conclui-se que ocorreu uma redução na fissura e ansiedade traço e estado no grupo em que se realizou a intervenção com o Floral de Bach rescue em indivíduos com Síndrome da Abstinência Alcoólica.Artigo A epidemia da AIDS no Brasil: análise do perfil atual(Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2013-10) Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Nelson, Ana Raquel Cortês; Holanda, José Rebberty RodrigoObjetivo: caracterizar o atual perfil epidemiológico da AIDS no Brasil e ressaltar o papel da Enfermagem neste novo panorama. Método: estudo descritivo, tipo informativo, com análise dos dados notificados pelo Ministério da Saúde de 2008 e 2012 e busca nas bases eletrônicas LILACS e MEDLINE, abrangendo artigos na integra, em português e inglês, publicados de 2000 a 2012, além de fontes relevantes não disponíveis na internet. Resultados: a AIDS vem avançando para pequenos municípios, atingindo indivíduos de baixa escolaridade e acima de 50 anos de ambos os sexos. Atualmente, afeta inúmeras mulheres em idade reprodutiva, com incidência crescente em indivíduos heterossexuais e estabilização do número de casos em homossexuais. Conclusão: o atual e variável perfil da AIDS torna clara a necessidade de enfermeiros qualificados capazes de promover ações eficazes no combate ativo à doença em questão.Tese Glicose 25% e reflexoterapia no alívio da dor em neonatos submetidos à punção arterial: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Costa, Thatiane Monick de Souza; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0002-8827-9653; http://lattes.cnpq.br/3488144292234998; Feijão, Alexsandra Rodrigues; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Medeiros, Lays Pinheiro deOs recém-nascidos são expostos a uma gama de procedimentos dolorosos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo necessárias medidas que aliviem a dor. O tratamento não farmacológico da dor neonatal busca a redução dos estímulos agressivos do ambiente, a prevenção de alterações fisiológicas e comportamentais, de modo a gerar conforto e diminuição do estresse durante a internação. Nesta perspectiva, objetivou-se comparar o efeito da solução de glicose 25% e da reflexoterapia no alívio da dor em neonatos submetidos à punção arterial internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de ensaio clínico randomizado controlado, duplo-cego, realizado com recém-nascidos que apresentaram indicação de coleta de sangue por punção arterial que estavam internados em unidade de terapia intensiva neonatal de maternidade-escola referência em gestação e parto de alto risco de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. A amostra foi composta por 40 pacientes, sendo 20 do Grupo Controle que recebeu a solução oral de glicose 25%, e 20 pacientes do Grupo Experimental que recebeu a reflexoterapia podal. Os critérios de inclusão da pesquisa foram: recém-nascidos com até uma semana de vida que nasceram ≥ 32 semanas de idade gestacional ou com peso >1500g que foram submetidos à coleta de exames laboratoriais/gasometria/hemocultura, por meio da punção arterial. Para avaliar a eficácia das intervenções aplicadas, utilizou-se do instrumento de coleta de dados, estruturado em três partes: dados da genitora; dados relativos ao nascimento e ao neonato; avaliação da dor no procedimento de punção arterial, por meio da Escala Neonatal Infant Pain Scale (NIPS) e outros parâmetros. O desfecho primário do estudo foi escores de dor neonatal antes, durante e após a punção arterial. Os desfechos secundários foram tempo de choro, saturação de oxigênio e frequência cardíaca dos neonatos antes, durante e após o procedimento da punção arterial. Os dados foram processados em banco de dados dos softwares Microsoft Office Excel 2020 para realização das tabelas descritivas e, para aplicação de testes estatísticos, utilizou-se do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences, versão 25.0, por intermédio da estatística descritiva e inferencial. Para realizar a comparação dos grupos controle e experimental, aplicaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado, T de Student e de Análise de Variância para medidas repetidas, com p<0,05 para relação entre as variáveis. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE 23720419.5.0000.5537 e foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, conforme número RBR-639bff. Quanto aos resultados, comprovou-se a eficácia da intervenção reflexoterapia podal, quando comparado com o uso da glicose 25%, quanto à redução dos escores de dor após procedimento e estabilização dos sinais vitais. Sobre os desfechos primários, ao comparar as duas intervenções, evidenciou-se redução significativa nos escores de dor (NIPS: 0,70), no grupo experimental, no momento pós-procedimento doloroso. Nos desfechos secundários, observou-se que o tempo de choro foi menor no grupo experimental, como também a saturação de oxigênio apresentou valores maiores no grupo da reflexoterapia, durante e após o procedimento. A frequência cardíaca ficou dentro dos valores de normalidade e mais estáveis (menores valores) no grupo experimental. Com isto, confirmase a hipótese alternativa e comprova-se a tese proposta, uma vez que os achados identificados no grupo experimental apontaram que as intervenções realizadas causaram efeitos significativos e o Grupo Experimental apresentou redução dos escores de dor e estabilização dos sinais vitais, comprovando, assim, a eficácia da reflexoterapia no alívio da dor em neonatos submetidos a procedimentos dolorosos. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para aquisição e aumento do conhecimento relacionado à utilização da reflexoterapia como prática integrativa complementar em saúde, no alívio da dor neonatal, em pacientes hospitalizados em UTIN. Espera-se que a reflexoterapia seja incorporada em instituições hospitalares, como forma de promoção à saúde e melhoria da assistência neonatal.TCC Implementação de manuais de condutas clínicas na atenção básica do interior potiguar: relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Farias, Thomaz de Araujo; Amorim, Érico Gurgel; https://orcid.org/0000-0003-3473-2077; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7114882867316989; Duarte, Fernando Hiago da Silva; http://lattes.cnpq.br/8688377121199493No contexto da Saúde no Brasil e no mundo, existe uma necessidade crescente de ferramentas práticas e eficazes para auxiliar os profissionais da área na sua rotina de atualização e prática diária. Essa demanda surge frente à massiva quantidade de produções científicas que surgem dia após dia, tornando humanamente impossível absorver todo o conhecimento produzido. Ao condensar as informações em um único manual de forma simplificada, é possível alinhar fluxos, evitar incongruências no cuidado aos usuários e facilitar o acesso à informação por diversas classes de trabalhadores. Assim, com a intenção de suprir parte dessa demanda de instrumentalização dos serviços de atenção primária, esse trabalho traz como objetivo a produção de um relato de experiência acerca da criação e implementação de manuais de condutas clínicas na Unidade Básica de Saúde Prefeito José Vilani de Melo Lula (Currais Novos – RN). Os materiais produzidos durante a Residência de Medicina de Família e Comunidade foram direcionados ao manejo da hipertensão arterial sistêmica e rotinas de pré-natal, utilizando uma linguagem acessível para todos os trabalhadores do serviço. Buscou-se relatar desde o processo de construção dos manuais, apresentação à equipe, dificuldades e potencialidades desse tipo de intervenção sobre tal cenário. Em um primeiro momento, a implementação desses manuais resultou em melhorias significativas no alinhamento de trabalho da equipe, fomentando uma padronização dos cuidados, bem como proporcionou a criação de um espaço de discussão coletiva dentro da UBS. Desafios estiveram presentes durante o processo, como a dificuldade de organização a agenda da equipe para os encontros e a dificuldade de produção dos manuais físicos. Contudo houve uma ótima receptividade dos servidores acerca da intervenção, abrindo margem para expansão dessas ferramentas para outros temas, possibilidade de abrangência para mais unidades de saúde e ampliação da participação de outros setores no processo.Dissertação Percepção e desafios de enfermeiros como preceptores de residentes em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Cunha, Ana Luiza da Costa; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-9802-6492; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; http://lattes.cnpq.br/4922417491728145; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Duarte, Fernando Hiago da SilvaA prática da preceptoria, na residência de enfermagem, constitui importante estratégia na formação e qualificação da força de trabalho no âmbito da saúde, tendo o preceptor papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e habilidades dos residentes. Para a execução da preceptoria, faz-se necessário um planejamento sistematizado, a fim de melhorar a relação da teoria com as habilidades e competências no campo da atividade profissional, favorecendo a formação de um profissional qualificado. Nesse contexto, objetiva-se identificar e analisar a percepção dos preceptores sobre as competências que os residentes de enfermagem precisam desenvolver para serem enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e os fatores facilitadores ou limitantes para o desenvolvimento do papel do preceptor. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foi desenvolvido entre setembro de 2023 a abril de 2024, na UTI pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 6 enfermeiras que atuam como preceptoras do programa de residência multiprofissional e respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas envolvendo seres humanos. Foi realizado a transcrição das falas com categorização a priori e exploração dos dados, através da análise de conteúdo apresentada por Bardin. Em seguida, foi feita a interpretação dos resultados dialogando com o que os autores abordam sobre a temática. Os dados obtidos indicaram que o enfermeiro preceptor da UTI pediátrica, além de exercer suas atividades assistenciais e gerenciais da unidade tenta conciliar com as atividades de ensino junto aos residentes, mas que muitas vezes esta não é vista como prioridade ou sentem dificuldade. Evidenciou-se que há um grande distanciamento da teoria com a prática no âmbito da residência neste cenário, fator este dificultador para o desenvolvimento do raciocínio crítico do residente, o que pode estar associado ao pouco conhecimento pedagógico dos preceptores ou a falta de tempo reservado para exercer tal atividade. Recomenda-se uma unificação no acompanhamento e avaliação desses residentes, para que se haja uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.Tese Recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de pacientes hospitalizados recém diagnosticados com HIV/AIDS: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Duarte, Fernando Hiago da Silva; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; http://lattes.cnpq.br/8688377121199493; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; Souza, Juliana Raquel Silva; Santos, Renata SilvaPacientes recém – diagnosticados com o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS), necessitam de orientações adequadas, atualizadas e fidedignas para adquirir conhecimento e contribuir com a redução da ansiedade. Com isto, faz-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas em educação e saúde, pois a falta de conhecimento pode desencadear sentimentos e emoções capazes de prejudicar a adesão ao tratamento adequado. O objetivo é avaliar a eficácia de um recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução de ansiedade em pacientes recém diagnosticados com HIV em um hospital de infectologia da capital do Rio Grande do Norte. Desenvolvido em duas fases: estudo metodológico e experimental, no período de agosto a dezembro de 2023. A primeira fase foi dividida em três etapas: etapa 01 - revisão de escopo, identificou-se e validouse os elementos relevantes para composição do recurso, através da participação de 22 juízes, utilizando-se os critérios de Fehring; etapa 02 - construção e validação de conteúdo do roteiro e etapa 03 - construção e validação da interface do recurso, nas etapas 02 e 03 fez-se uso da técnica Delphi, com sete juízes em ambas. Para construção do roteiro e do recurso audiovisual, utilizou-se os procedimentos operacionais de pré-produção, produção e pós-produção. Na fase experimental, realizou-se ensaio clínico randomizado controlado e unicego, de abordagem quantitativa, conforme recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials. Considerando o tamanho e efeito de Cohen 0,50, poder do teste de 0,88 e nível de 5%, gerouse a amostra de 40 pacientes, sendo 20 pacientes no Grupo Controle (GC) e 20 pacientes do Grupo Experimental (GE). O GC recebeu as orientações padrões do hospital e o GE recebeu as orientações padrões e o recurso audiovisual. O recurso audiovisual continha informações sobre o adoecimento, características do vírus, formas de transmissão e prevenção, eficácia do tratamento e cuidados diários. Para avaliar a eficácia do recurso manejou-se dois instrumentos para coleta de dados: 1) Inventário de Ansiedade Traço Estado (IDATE); e 2) Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). Os dados foram processados em banco de dados dos softwares Microsoft Office Excel 2010 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0, através de estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se o Teste Qui-quadrado (χ²) ou Teste de Fisher ou Teste T de Student e demais testes estatísticos necessários, com p<0,05 para a relação entre as variáveis. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com CAEE: 44714621.0.0000.5537. A ferramenta tecnológica desenvolvida e validada, trata-se de um curta-metragem, desenvolvido por uma equipe especialista em construção de vídeos educativos, este foi ancorado em uma plataforma digital YouTube®. Quanto aos resultados, a revisão de escopo elencou os elementos essenciais para elaboração do roteiro, estes foram subdivididos nas categorias orientações iniciais, cuidados gerais, vida saudável, saúde sexual e suporte emocional, após sua construção, foi apreciado e validado por 22 juízes, em seguida o roteiro do recurso foi desenvolvido e validado por setes especialistas, que apontaram considerações relevantes que foram acatadas, sendo assim, seguiu-se para a construção do recurso, após construído, foi validado por especialistas em doenças infectocontagiosas. Nesta última validação, os juízes concordaram com os itens propostos e com 100% de aprovação da interface do recurso audiovisual. A fase experimental do estudo, ensaio clinico randomizado, comprovou a eficácia do recurso audiovisual frente as orientações padrões da instituição quanto a aquisição de conhecimento e redução da ansiedade, medidos com base nos instrumentos IAC e IDADE-Estado e IDATETraço. Sobre a aquisição de conhecimento averiguado pelo IAC, obteve-se resultados positivos com uma média de 29% após aplicação do recurso, com relevância estatística no Desvio padrão de 6,25 no GC e 6,80 no GE com valor-p <0,001. Quanto à ansiedade abordado no IDATE, dos oito subitens diretamente relacionados à ansiedade, obteve-se uma redução da ansiedade em 28,5%, após intervenção. Com isto, confirma-se a hipótese alternativa e comprova-se a tese proposta, uma vez que os achados identificados na fase experimental apontaram que as intervenções realizadas causaram efeitos significativos pós intervenções, com maior relevância estatística no grupo experimental. Por fim, ressalta-se que o enfermeiro precisa apropriar-se de estratégias facilitadoras da comunicação e as tecnologias da educação auxiliam e promovem conhecimento, isto possibilita a apropriação do conhecimento, melhor adesão ao tratamento, melhor experiência dos usuários frente ao diagnóstico, contribuindo com melhorias na sua qualidade de vida.