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Navegando por Autor "El-aouar, Walid Abbas"

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    Tese
    Contribuições da inserção musical para a qualidade de vida no trabalho em ambiente laboral fabril
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-30) El-aouar, Walid Abbas; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Sant'anna, Anderson de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7010289279838019; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Pereira, Sandra Leandro; ; http://lattes.cnpq.br/8632130703212529
    A presente Tese objetivou compreender como a inserção de música no ambiente laboral contribui para a obtenção da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, na perspectiva da percepção do bem-estar biopsicossocial e organizacional. Com relação à inserção musical, partiu-se de concepções teórico-empíricas acerca da forma como a música é inserida no trabalho e das funções por ela exercida naquele ambiente. O contexto onde se realizou o estudo foi o setor de confecção de uma indústria têxtil de grande porte, localizada na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em que se utilizava música durante a atividade laboral. O estudo de caso único foi a estratégia de pesquisa adotada, com finalidades exploratória e descritiva. Os dados primários foram coletados através da técnica de grupo focal, adotada como instrumento principal de coleta de dados, aplicado aos colaboradores do setor de confecção. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento complementar, direcionado à supervisora daquele setor. Respeitando-se o critério de saturação teórica, foram formados quatro grupos focais, cada um dos quais compostos por oito participantes, selecionados de forma aleatória, entre os setenta e seis colaboradores do setor. Os dados foram analisados qualitativamente, através da técnica de análise de conteúdo, mais especificamente, a análise categorial. Identificaram-se vinte e oito atributos de QVT. Seis deles estavam presentes nos quatro grupos focais e na entrevista. Dentre esses, o atributo Relacionamento Interpessoal no Trabalho, contemplado nas dimensões Psicológica e Organizacional, foi o único previsto em quatro dos quinze modelos teóricos aqui elencados. O atributo Música no Ambiente de Trabalho pôde ser inserido nas quatro dimensões de QVT, evidenciando a força e a relevância desse atributo para os participantes da pesquisa. A forma como a música vem sendo inserida no ambiente laboral contribui para promover o bem-estar no trabalho, o que contraria concepções teóricas, sobretudo no que concerne ao gênero musical. Foram identificadas nove funções da música no trabalho, dentre as quais, Melhorar as Condições de Trabalho, Melhorar o Relacionamento Interpessoal no Trabalho e Favorecer a Motivação Para o Trabalho mereceram destaque por estarem associadas a três atributos de QVT. Ao todo, foram evidenciadas sete associações. A dimensão de QVT mais afetada pela inserção de música no trabalho foi a Psicológica, seguida da dimensão Organizacional. Conclui-se que a inserção musical proporciona bem-estar biológico, social, e, sobretudo, psicológico e organizacional aos colaboradores, contribuindo para a obtenção de QVT no ambiente laboral pesquisado. Contudo, faz-se necessário considerar o contexto e proceder a planejamento e ajustes periódicos na forma de inserção musical, de modo a evitar danos à saúde e ao bem-estar das pessoas no trabalho
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    Dissertação
    Processo de formulação estratégica sob a perspectiva dos decisores da CAERN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-20) Silva, Paulo Gustavo da; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/6466597013581168; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; El-aouar, Walid Abbas; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
    Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN. A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: estratégia, Decisão e liderança organizacional e o processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. Todos os respondentes da pesquisa são tomadores de decisão cujos níveis hierárquicos que obtiveram representatividade na amostra foram coordenadores, gerentes e chefes de seção. A partir das análises dos resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores (no constructo de formulação deliberada). Notouse também que o nível de formação acadêmica (nível superior) é importante e influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Conclui-se que na organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação estratégica
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