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Navegando por Autor "Estevão, Ady Canário de Souza"

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    Tese
    Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-29) Estevão, Ady Canário de Souza; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Mafra, Luciana Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/5879050741743541; Batista, Maria do Socorro da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4884349926093737; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
    Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.
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    Tese
    A perspectiva das pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida no abandono de auditório sob o olhar da segurança contra incêndio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Silva, Eriberto Carlos Mendes da; Pinto, Edna Moura; https://orcid.org/0000-0002-2863-385X; http://lattes.cnpq.br/3789406301829141; http://lattes.cnpq.br/7706731046851474; Estevão, Ady Canário de Souza; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; Ono, Rosaria
    A busca da garantia dos direitos das pessoas com deficiência na inclusão social vem ganhando atenção mundial de forma crescente e o acesso às edificações aparece entre suas formas primordiais. No entanto, a questão de “egressibilidade” das edificações, entendida como as condições de sair em situações de emergência, não se desenvolve com a mesma intensidade. Nos projetos dos locais de reunião pública está prescrito que se tenham espaços reservados para pessoas em cadeiras de rodas, assentos para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, como também uma rota de fuga que lhes atenda. Neste contexto, a pesquisa buscou respostas na percepção das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida quanto à sua segurança no abandono de um local de reunião pública do tipo auditório em situação de emergência. Tem como hipótese que a segurança do grupo em estudo durante o abandono de um auditório depende da configuração espacial da rota de fuga, do plano de abandono, mas, principalmente, do comportamento das demais pessoas envolvidas. A pesquisa, classificada como qualitativa e exploratória, utilizou questionários semiestruturados, visita de campo, método de observação e entrevista em grupo. Um auditório que atende aos requisitos prescritos nos normativos de segurança contra incêndio e acessibilidade foi utilizado. Os participantes foram selecionados por meio de critérios de exclusão com base nas características físicas, etária e de saúde, além da disponibilidade. No auditório, eventos simulados de evacuação foram promovidos para coleta dos dados da vivência. Os resultados mostram que a hipótese foi confrontada pela observação de interdependência entre as condições espaciais disponíveis e a eficiência dos procedimentos empregados perante a complexidade do comportamento humano. A pesquisa fornece dados sobre o tema que podem subsidiar propostas de melhorias projetuais e formulação de módulos de ajuste para softwares de simulações mais precisos.
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