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Navegando por Autor "Etoundi, Fabiola Sandrine"

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    TCC
    A fibra de coco como matéria-prima para a produção de pellets: caracterização de umidade e cinzas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-05-18) Etoundi, Fabiola Sandrine; Furukava, Marciano; Brasil, Deusimar Freire; Sousa, Kleber Cavalcante de
    Este trabalho trata da produção de pellets de fibra de coco no Brasil: a importância de se desenvolver combustíveis feitos à base de lixo orgânico, o processo de produção, o custo de produção e a caracterização de umidade e cinzas. Foram investigados os impactos causados pela exploração da madeira, principal matéria-prima dos pellets e foi constatado os prejuízos ambientais derivados. Nessa ótica, o reaproveitamento de lixo orgânico, matérias-primas naturais tais como bagaços, caroços, cascas e fibras representa uma viabilidade técnica, financeira e ambiental, desde que a análise do custo de produção ressaltou o fato de que a matéria-prima representa 56,67 % da distribuição do custo total de produção. O processo de produção de pellets em pequena escala foi efetuado em laboratório respeitando as seguintes etapas: extração das fibras de um coco seco, moagem em moinho de bolas de tamanho médio durante 1 hora, peneiramento manual em peneira de 20 Mesh Tyler, compactação do granulado na prensa hidráulica manual através de um molde de aço de 8 mm de diâmetro, aplicando uma pressão de 1 tf. Os pellets de fibra de coco passaram por dois testes laboratoriais para determinação de teor de umidade e teor de cinzas. O aparato experimental foi realizado em triplicata para cada caracterização com a finalidade de minimizar os erros sistemáticos. O trabalho foi realizado com 2 g do granulado a cada ensaio. Após a secagem da amostra, no caso da determinação do teor de umidade e calcinação da amostra no caso da determinação do teor cinzas, foi obtida uma percentagem de umidade de 6,9 % que satisfaz os valores limites do manual ENplus da ANPEB além de comprovar a viabilidade técnica, financeira, ambiental e comercial. Quanto ao teor de cinzas de 53,9 %, prevê-se a geração de resíduos que aumenta a necessidade de manutenção e resultaria à elevação do preço do combustível.
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