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Navegando por Autor "Fagundes, Flávia Maiara Lima"

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    Dissertação
    A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Fagundes, Flávia Maiara Lima; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Ribeiro, Giann Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6979964853461193; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/1119829401146865; Grings , Ana Francisca Schneider; ; http://lattes.cnpq.br/0973081414147236; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
    Este estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação - TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internalização que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação previstos na miniteoria da integração organísmica. Os tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos alunos não era a intrínseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internalização do comportamento dependendo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentaram maior internalização dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades.
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    TCC
    O grupo de estudos Orff-Schulwerk em Natal/RN: a influência da abordagem de Carl Orff na prática docente dos participantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Oliveira Neto, Fernando Martins de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Fagundes, Flávia Maiara Lima; Gomes, Carolina Chaves; Medeiros, Maria Helena Guerra Maranhão Barreto de
    Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre prática docente. Tem como objetivo geral averiguar se as vivências musicais do Grupo de Estudos Orff-Schulwerk em Natal baseadas na abordagem de Carl Orff influenciam a prática docente de alguns professores de música participantes do grupo. Os objetivos específicos são identificar o que motiva esses professores a permanecerem no grupo, bem como os benefícios no campo pessoal e profissional que esta permanência acarreta. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de estudo de entrevista e os dados analisados foram coletados por meio da técnica de entrevista semi-estruturadas com registros dos diálogos em áudio posteriormente transcritos e catalogados. Os resultados apontam para uma positiva influência experimentada no referido grupo de estudos na docência em música destes professores, além da percepção do desenvolvimento pessoal e profissional na maioria dos entrevistados. Esta pesquisa possibilitou esclarecimentos que ressaltam a importância do contato vivencial aprofundado com as metodologias e abordagens ativas do ensino da música como meio para o desenvolvimento e a formação continuada e reflexiva do educador musical.
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