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Navegando por Autor "Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha"

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    Tese
    Abordagem clínica da mobilização de competências na atividade de trabalho do docente/gestor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-09) Santos, Raquel Alves; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/9917631760502530; Pujol, Andréa; Alves Filho, Antônio; Araújo, José Newton Garcia de; Torres, Tatiana de Lucena
    O presente estudo teve como objetivo analisar e problematizar os processos de desenvolvimento, precarização e mobilização das competências na atividade do docente/gestor na gestão pública universitária. Os operadores teóricos foram propostos a partir da integração entre referenciais da psicologia do trabalho e da psicologia histórico-cultural preconizados pela Clínica da Atividade e ancorados no debate sobre competências humanas, a partir de abordagem francófona. Tendo esse objetivo como porto de partida, foi possível recuperar e contribuir para o adensamento do debate teórico a respeito da noção de competência no contexto da psicologia do trabalho, partindo-se de uma visão individualista à perspectiva histórico-cultural, em que o desafio, num panorama de precarização social que o modelo da competência se propõe a enfrentar, foi o de ultrapassar a “lógica do posto de trabalho”. Do ponto de vista do método, realizamos três estudos com foco na análise das intervenções realizadas pela UFRN para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal e na análise da atividade do docente/gestor a partir de entrevistas (semiestruturadas e de instrução ao sósia), aplicação de questionário e observação participante. Para tanto, delimitamos as atividades dos chefes de departamento como função de gestão definida para participar da pesquisa e utilizamos a coanálise da atividade para interpretar os dados encontrados. Para isso, adotamos a pesquisa intervenção com 26 chefes de departamento da UFRN e 25 da Universidade Nacional de Córdoba (UNC)-Argentina, durante o período do doutorado sanduíche realizado neste país. Os resultados do primeiro estudo apontaram que: 1) os elementos que formam a atividade de gestão estão inscritos na tradição do ofício profissional (métier) docente, caracterizados pela ação do docente estando gestor; 2) a existência de uma falsa tríade (ensino-pesquisa-extensão), embasando o trabalho docente no contexto universitário brasileiro, mesmo que a atividade de gestão esteja caracterizada como uma das dimensões do trabalho docente, estabelecendo, então, uma “tétrade” (ensino-pesquisaextensão-gestão); 3) a relação entre o prescrito e o real estabeleceu, no gênero profissional, a força exercida pelas atividades pertencentes à docência, porém com a especificidade de estar afiliado às atividades de gestão, caracterizadas por “obrigações” compartilhadas pelos/as chefes de departamento, regularmente, mesmo diante dos obstáculos e da organização prescrita do trabalho. e 4) o triplo papel e a configuração de multiatividade na tétrade do trabalho do/a chefede departamento. No segundo estudo buscou-se avaliar a interrelação existente entre a dimensão da atividade, interlocuções com o gênero profissional e saúde e trabalho. Este estudo permitiu compreender que a atividade de gestão se mostra como um artefato ou um dispositivo de mobilização subjetiva de afirmação da saúde/mal estar no trabalho, aqui compreendida como vinculada não somente a um projeto solitário de gestão, mas a uma ação concatenada, compartilhada, inscrita dentro de um mesmo gênero profissional de docentes e presentificada nesse modo de gerenciar tão peculiar. Por fim, no terceiro estudo, emergiu uma dialética entre a atividade e o ofício, demonstrada a partir da percepção de que as atividades dialógicas produzidas na instrução ao sósia retratavam ações familiares no exercício da função de chefia, contudo destituídas de uma referência a um coletivo de trabalho que funcionasse na atividade de gestão. Estamos nos referindo a uma provável fragilidade do gênero profissional, uma vez que isso implica a constituição das possibilidades de ação, implica um espaço comum, para além das estratégias individualizadas. Nesse sentido, esta dificuldade para construir ou manter um gênero profissional conduz a um empobrecimento do trabalho e ao sofrimento psicológico, situações que podem levar a ineficácia no trabalho e a sua precarização.
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    Tese
    Activité et compétences professionnelles dans des espaces culturellement et linguistiquement hybrides: le cas des professionnels de santé à la frontière Uruguay-Brésil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-15) Caraballo, Gimena Natalia Pérez; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/1772336803611288; Bolzman, Cláudio; Derivois, Daniel; Vergnaud, Gérard; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; Acioly-Régnier, Nadja Maria
    Dans cette recherche nous nous intéressons aux professionnels du domaine de la santé qui travaillent à la frontière Uruguay-Brésil. Cet espace est marqué non seulement par une culture « frontalière », mais aussi par le plurilinguisme car deux langues standard telles que l’espagnol et le portugais, ainsi que deux dialectes locaux étant le Portugais Gaúcho da Fronteira et Portugais de l’Uruguay (populairement appelé portugnol) sont présents sur ce territoire. C’est exactement dans ce sens que nous cherchons à savoir comment les professionnels de santé travaillent dans un espace si singulier et si complexe. L’objectif de cette recherche est ainsi celui d’étudier l’activité professionnelle et les compétences mises en oeuvre par les travailleurs de ce domaine dans le but de mieux répondre aux besoins des patients frontaliers. Nous nous demandons quelles compétences, autres que techniques, sont nécessaires afin d’assurer une prise en charge adéquate et efficace des patients dont le cadre de référence socio-économique, culturel et linguistique peut différer de celui du professionnel. Pour aborder ce sujet, nous avons choisi de travailler avec plusieurs approches, qui bien que différentes, s’avèrent pertinentes pour une compréhension plus holistique de notre objet d’étude. C’est ainsi que nous évoquerons les travaux de l’ergonomie francophone, la théorie des champs conceptuels proposée par Gérard Vergnaud, la didactique professionnelle, la clinique de l’activité et les travaux réalisés dans le domaine de l’interculturalité. En nous situant plus particulièrement dans la perspective historico-culturelle du psychisme, développée par l’école russe de psychologie, et notamment à travers les travaux de Vygotski et de Leontiev, nous étudierons davantage l’activité professionnelle et les compétences qui s’expriment à travers cette activité. Pour cela, nous avons mené cette étude auprès de 208 professionnels, aussi bien uruguayens que brésiliens, en utilisant cinq outils méthodologiques : des observations ethnographiques, un questionnaire, des entretiens informels, des entretiens dits d’instruction au sosie et des entretiens d’autoconfrontation simple. Les résultats de cette recherche montrent que les professionnels de santé travaillant dans cet espace frontalier semblent avoir développé des compétences, autres que techniques, afin de proposer une prise en charge plus adéquate et plus efficace. En outre, et à travers les résultats qualitatifs et quantitatifs, nous avons remarqué que ce contexte culturellement et linguistiquement hybride ne viendrait pas tellement rendre difficile l’activité professionnelle. Au contraire, et dans certains cas, il aiderait même à développer d’autres compétences et à prendre des initiatives qui dépassent aussi bien ce qui est attendu par les prescriptions formelles que par les prescriptions propres au métier.
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    Artigo
    Concepções do conceito de competência no contexto da psicologia do trabalho: da perspectiva individualista à perspectiva histórico-cultural
    (2016) Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Silva, Alda Karoline Lima da; Fontes, Flávio Fernandes; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
    O presente artigo discute como as mudanças no mundo do trabalho têm influenciado no desenvolvimento do conceito de competências para psicologia do trabalho. Parte-se de uma visão individualista sobre competência, onde o indivíduo é exclusivamente responsável pelo desenvolvimento da mesma, para uma visão amparada na perspectiva histórico-cultural. Nesta última, a competência é desenvolvida e avaliada quando utilizada em contexto real de trabalho, na maneira como o indivíduo a enfrenta e como mobiliza a rede de atores sociais para resolver as situações. Dessa forma, apresenta-se possíveis consequências que a perspectiva histórico-cultural traz tanto para a abordagem do desempenho quanto para o desenvolvimento da qualificação profissional, principalmente no que se refere à transmissão escolar e extra-escolar das competências.
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    Artigo
    Development and results of an instrument to search for competences and abilities in information technology
    (2015-12-25) Gomes, Apuena Vieira; Hazin, Izabel; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; Meira, Luciano; Bendassolli, Pedro; Guerra, Amanda; Falcão, Taciana Pontual; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; Oliveira, Marcel Vinícius Medeiros; Rêgo, José Ivonildo do
    This article presents an analysis of the selection process of students from both private and public high schools in the state of Rio Grande do Norte (Northeast of Brazil), in order to form the first group of the Information Technology technical course of the Metrópole Digital project at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The selection instrument consists of a written exam built on the basis of a set of matrices that depict relevant competences and abilities expected from the students. Data concerning the profile of distribution of performance per exam question are presented, together with empirical evidences of the effectiveness of the proposed competence matrices in the selection process. The correlation very fied among the matrices compounding the instrument and scores in courses, and the instrument as a wholeand scores in courses is moderate to strong (rS = 0.6 and rS = 0.7; p < 0,05). The association between the criterion variables (Average of Performance in the Basic Moduleof courses) and the explicative variables (Total score in the selection instrument (QTot) and each of the five compounding matrices) is moderate (rS=0.51, p = 0.001), and the matrices and QTot are jointly responsible for 25% of the variance of the performance in the basic module. The regression coefficient for matrix 1 is 1.38 (CI of 95% = 1.07-1.68); for matrix 2 it was 0.65 (CI of 95% = 036-0.95); for matrix 3, 1.2 (CI of 95% = 0.92 - 1,55); matrix 4 0,76 (CI of 95% = 0.45-1.06); matrix 5 1.08 (CI of 95% = 0.78-1.39). The effects of student-descriptive independent variables on performance in the exam are also presented and discussed, and predictive relationships between performance in the exam and performance in the disciplines of the course are verified. Data collected allow concluding that the instrument of selection proposed fits well the aim of forming a group of students to undertake a technical course in the area of information technology
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    Tese
    Entre a morte e a invisibilidade: uma análise da atividade de profissionais do setor funerário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-20) Bezerra, Eduardo Breno Nascimento; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; https://orcid.org/0000-0001-6629-9306; http://lattes.cnpq.br/7229511640178858; Carvalho, Lana Veras de; Aquino, Cassio Adriano Braz de; Silva, Cláudia Osorio da; Máximo, Thaís Augusta Cunha de Oliveira
    As mudanças ocorridas nos sentidos da morte associados às iniciativas de sua mercantilização ao longo do tempo possibilitaram o surgimento de diversas profissões que lidam diretamente com o corpo sem vida. Dentre esses profissionais se encontram os trabalhadores dos serviços funerários. Ao desenvolverem suas atividades em contato com cadáveres em seus mais variados estados, esses profissionais têm que lidar a todo o momento com o descrédito, os preconceitos e os estigmas associados às suas profissões. Desse modo, essa tese teve como objetivo geral investigar a atividade de trabalho de profissionais que lidam diretamente com a morte, tendo esses trabalhadores como sujeitos ativos no processo de análise de sua atividade. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de cunho clínico-qualitativa, à luz das contribuições teórico-metodológicas da Clínica da Atividade, com agentes funerários (Estudo 1), tanatopraxistas (Estudo 2) e sepultadores/coveiros (Estudo 3), trabalhadores de um grande grupo funerário privado, com atuação em dois estados do nordeste brasileiro. A construção de dados se deu através da observação dos contextos de trabalho, entrevista semiestruturada individual e entrevista em grupo mediada pela utilização da técnica de Instrução ao Sósia. O estudo 1 nos levou a compreensão de que o fazer dos agentes funerários é muito mais do que lidar meramente com o corpo sem vida, demandando desses trabalhadores alto grau de habilidades socioemocionais, sobretudo para lidar e prestar apoio às famílias enlutadas. Frente às imprevisibilidades e impedimentos presentes nas rotinas de trabalho, cada agente funerário desenvolve estratégias próprias para a realização de seu trabalho, estiliza seu fazer profissional, mas tem aqueles modos de agir que são compartilhados com os demais trabalhadores do mesmo oficio, o que permite a construção do modo coletivo do agir profissional. O estudo 2 demonstrou que o trabalho dos tanatopraxistas vai além da conservação de cadáveres, abrangendo cuidados suplementares em relação aos corpos sem vida, o que contribui para a diminuição da dor de amigos e familiares. Os tanatopraxistas mobilizam muito de si para realizar um trabalho bem feito, sobretudo nos atendimentos em que os corpos se encontram muito deteriorados, fator que contribui para revitalizar sua atividade, amplamente marcada por alto grau de invisibilidade social, riscos no trabalho e, portanto precarização. No estudo 3 verificamos que para além dos sepultamentos, as exumações de cadáveres são atividades que demandam muito investimento físico e psíquico dos sepultadores/coveiros. Esses trabalhadores destacam a necessidade de ter coragem para encarar a realização desse trabalho altamente rechaçado pela sociedade. Entretanto, é por meio do trabalhar em conjunto, das relações interpessoais marcadas pelo uso do humor, dos acordos de cooperação entre eles e do acesso à memória coletiva e transpessoal desse ofício, que esses trabalhadores conseguem ressignificar os preconceitos vivenciados cotidianamente e dar conta do desenvolvimento de suas atribuições profissionais. Esperamos que os resultados obtidos nesses três estudos possam contribuir para a construção de novos sentidos para a prática profissional desses profissionais, repercutindo em termos de transformação e desenvolvimento do poder de agir desses trabalhadores, bem como na visibilidade dessas categorias profissionais tão essenciais em nossa sociedade.
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    Dissertação
    Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de; Campos, Herculano Ricardo; Barreto, Maria da Apresentação; ; ; ; Cury, Fernando Guedes; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; Facci, Marilda Gonçalves Dias;
    As relações de ensino e aprendizagem estão inseridas direta ou indiretamente em contextos internacionais de uma nova economia globalizada, de maneira que estas relações são permeadas por decisões político-econômicas internacionais; investimentos de países com forte economia e abdicações dos países de economia mais frágil. Quando nos referimos a cursos da área tecnológica, área esta muito visualizada pelo mercado internacional, não podemos deixar de lado o contexto em que foram criados, para qual fim e as questões que envolvem o ensino da matemática. Quando é visualizada a área de criação de tecnologias como potencial de crescimento econômico dos países, são pensadas, principalmente, estratégias de formação de mão de obra qualificada, e são deixados em segundo plano, os processos educacionais ali envolvidos, necessários para o pleno desenvolvimento de seus alunos, o que se expressa no fenômeno do fracasso escolar nesses cursos. Esse estudo teve por objetivo analisar determinantes do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior tecnológico, na disciplina de Pré-Cálculo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Natal/RN, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural. Na sessão dos capítulos teóricos discutimos, primeiramente, a constituição das políticas educacionais no Ensino Superior e o contexto de criação dos Bacharelados Interdisciplinares, para que seja possível a visualização do contexto político internacional em que estão inseridos esses cursos. Em seguida, articulamos a discussão acerca do histórico da matemática enquanto área de conhecimento historicamente permeada de divergências e como esse histórico contribui para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no contexto Ensino Superior; e, por fim, discutimos a função social da escola (nessa pesquisa, da universidade), sua importância na apropriação dos conceitos científicos pelos alunos para os Processos Psicológicos Superiores e os danos ocasionados quando dessa não apropriação. A segunda parte será composta pelos dados da pesquisa realizada na disciplina de Pré-Cálculo do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, disciplina essa que é composta de conteúdos básicos de matemática; é introdutória ao curso e apresenta os maiores índices de insucesso entre os alunos da ECT. Essa pesquisa lança um olhar para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior, a partir do olhar teórico da Psicologia Histórico-Cultural, pensando o modelo de formação desses estudantes e o seu desenvolvimento. Os resultados apontam principalmente para processos de mediação pedagógica pouco qualificados; distanciamento das relações entre docentes, discentes e outros colaboradores e uma urgente necessidade de investimento em ações colaborativas que envolvam os diversos atores da instituição.
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    Dissertação
    Ideal de trabalho bem feito, demandas e impedimentos na concepção de atividade de trabalho de professores da rede municipal de ensino em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-19) Lambert, Larissa Ferreira de Menezes; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/3881771189301377; Lima, Fellipe Coelho; https://orcid.org/0000-0001-7763-4050; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; Lima, Ana Karina Moutinho
    O presente projeto de pesquisa tem como domínio de interesse os desafios da prática docente como fonte de sofrimento e adoecimento, tendo em vista a responsabilidade envolvida na capacidade socialmente transformadora desse ofício. A atividade laboral do professor, como qualquer outra atividade laboral, contribui para a ruptura, construção, desconstrução e emancipação do sujeito. É uma atividade que tem significação psicossocial essencial, e deve ser considerada dentro do contexto social em que está sendo desenvolvida. Estabelece-se para a rede pública de ensino básico o desafio de assegurar a formação comum necessária para o exercício da cidadania, apoiando-se na democratização da educação. Caracterizada por atravessamentos da situação de precarização do trabalho docente, esta atividade compartilha o legado histórico de desvalorização da profissão, distância entre as prescrições contidas nos marcos de regulação da educação nacional e o trabalho que pode ser realizado diante das ferramentas disponíveis, o contexto de violência em que as escolas de periferias estão inseridas e o envolvimento com problemas sociais que caracterizam e contribuem para o agravamento da precarização da educação pública. Nesse contexto, o presente projeto de dissertação de mestrado elege como foco de interesse a atividade profissional do docente que atua no ensino fundamental da rede pública municipal de Natal/RN. A abordagem da atividade de trabalho em questão terá como quadro teórico de referência a perspectiva da Clínica da Atividade, que propõe a noção histórico cultural do sujeito compreendida por Vygotsky, destacando-se a importância do gênero profissional, uma vez que a atividade conjunta dos sujeitos com os outros pode ser considerada como a mola propulsora de uma história comum, e das trajetórias biográficas de cada indivíduo-trabalhador. Assume-se o desafio de se estabelecerem relações entre as instâncias de trabalho prescrito, real e bem feito, enfatizando a capacidade do indivíduo de agir coletivamente, frente a situações diversas em seu trabalho. O objetivo geral é analisar a atividade docente, investigando as prescrições existentes para este trabalho, o nível de atingimento dessas prescrições em contextos concretos de trabalho e o ideal de trabalho bem feito dos professores municipal de Natal/RN. A partir desse propósito, busca-se igualmente observar em que medida a distância apresentada entre trabalho prescrito e trabalho real impacta na concepção de trabalho bem feito considerando o contexto profissional aqui proposto para análise. O grupo de participantes a ser pesquisado será aquele que abarca o professor polivalente dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental, na zona urbana de Natal-RN, por ser uma etapa longa e crucial da educação básica, em que crianças passam por significativas mudanças nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais, além da carga de relevância social da atividade desse profissional, comprometido com o processo de alfabetização e educação matemática e científica básicas como plataforma significativa da aprendizagem na trajetória escolar. A investigação proposta terá natureza descritiva e clínico-qualitativa a partir de três ferramentas propostas para a pesquisa: a) análise documental descritiva, b) aplicação da técnica da instrução ao sósia e c) aplicação de questionário sobre trabalho bem feito. Este trabalho buscará contribuir para o desencadeamento de um repensar crítico, com o potencial de transformação do sujeito-trabalhador em termos de avaliação e eventual ampliação de seu poder de agir, e concretização do ideal de trabalho bem feito da categoria profissional em análise.
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    Dissertação
    Perfis comportamental e de reinserção escolar de crianças e adolescentes sobreviventes de Leucemia Linfóide Aguda - LLA
    (2019-08-30) Campos, Raquel Ramos; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque;
    A leucemia é classificada como o tipo mais comum de câncer na faixa etária entre 0 e 19 anos, sendo a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) mais frequente na infância e responsável por 75% dos casos entre menores de 15 anos de idade. O câncer altera de várias formas a vida da criança. São identificadas alterações cognitivas, mas igualmente alterações comportamentais e dificuldades de aprendizagem que não têm a sua etiologia completamente compreendida. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de investigação dos perfis de comportamento e de aprendizagem de sobreviventes da LLA. Participaram do estudo 36 crianças e adolescentes com idades entre sete e 13 anos, sendo 14 meninas, divididos em dois grupos, sendo o G1 de sobreviventes de LLA e o G2 de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico pareados ao G1 a partir das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os integrantes do G1 foram tratados exclusivamente com quimioterapia. Os perfis comportamental, de aprendizagem e de reinserção escolar foram avaliados a partir da aplicação aos pais do Child Behavior Checklist (CBCL) e aos professores do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ). Os dados oriundos dos dois instrumentos utilizados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson, adotando-se o valor p<0,05, como parâmetro de análise dos níveis de significância entre os domínios que compõem os instrumentos de investigação e as variáveis sócio demográficas de sexo, idade ao diagnóstico e tempo de tratamento, bem como para comparação das concepções de pais e professores sobre o comportamento e o processo de aprendizagem dos participantes. Os dados apontam a alta prevalência de queixas internalizantes e dificuldades de aprendizagem, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Adicionalmente, identificou-se convergência na opinião de pais e professores no que se refere ao domínio do comportamento, mas diferença significativa no que se refere ao processo de aprendizagem. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade de monitoramento dos sobreviventes de LLA, promovendo intervenções que garantam o pleno desenvolvimento destas crianças e adolescentes, garantindo a qualidade de vida após a doença.
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    Tese
    O processo saúde-adoecimento do técnico-administrativo em educação (TAE): uma abordagem clínica da atividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-17) Melo, Pamella Beserra de; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; Aquino, Cássio Adriano Braz de; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; https://orcid.org/0000-0003-0255-4122; http://lattes.cnpq.br/5559146180799726; Nunes, Ana Ignez Belém; Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão; Santos, Raquel Alves; Máximo, Thaís Augusta Cunha de Oliveira
    A presente tese se propôs a analisar o processo saúde-adoecimento dos técnicos-administrativos em educação (TAEs) a partir da atividade laboral desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC), a fim de investigar as possibilidades de desenvolvimento e os impedimentos ao poder de agir destes trabalhadores nas dimensões pessoal, interpessoal, transpessoal e impessoal, considerando-se o contexto de precarização laboral e como este fenômeno avança na administração pública federal. Ao longo dos últimos anos, percebeu-se o crescimento no número de adoecimentos relacionados ao trabalho entre funcionários públicos, sinalizando para uma atividade de trabalho que precisa ser cuidada e investigada, uma vez que o avanço da precarização vem expandindo-se entre aquelas categorias consideradas estáveis e privilegiadas. Buscou-se o enquadramento proposto pelo referencial teórico da Clínica da Atividade e da Psicologia Histórico-cultural, em diálogo com a problematização relacionada à Saúde do Trabalhador e aos estudos em Saúde Mental e Trabalho (SM&T). Neste contexto, utilizou-se o referenciamento de operadores teóricos como saúde, atividade de trabalho, poder de agir, desenvolvimento, trabalho bem-feito, precarização do trabalho. A pesquisa desenvolveu-se a partir de três estudos. No primeiro deles, realizou-se uma pesquisa documental sobre as principais causas de adoecimento dos TAEs da UFC através dos dados do SIASS, a fim de identificar as principais causas de afastamento da atividade laboral desse público. Em seguida, no estudo dois aplicou-se questionário estruturado, autoaplicável, composto de 5 seções: A) perfil sociodemográfico; B) histórico ocupacional; C) Hábitos de vida e saúde, D) questões oriundas do Job Content Questionnaire (JCQ) e E) questões do SRQ-20. Realizaram-se análises estatísticas descritivas e de correlações bivariadas por meio do software SPSS versão 22. Detectou-se que dentre as principais causas de afastamento dos servidores da instituição no ano de 2018, considerando o número de dias de afastamento, destacaram-se os transtornos psiquiátricos (31%); doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (21%) e neoplasias (10%). Nos anos de 2016 e 2017, tais causas se repetiram com variações percentuais. Desta forma, vemos uma recorrência dos transtornos mentais entre as três principais causas de afastamento na instituição entre 2010 a 2020. Obteve-se uma prevalência de 44,9% de TMC na população pesquisada. Destes (N=254), as atividades com maior quantitativo de ocorrências foram os assistentes em administração (24,8%) e os profissionais da saúde (24%), seguidos dos técnicos de laboratório (9,8%) e administradores (5,9%). Houve correlação significativa entre a ocorrência de TMC e as seguintes categorias dos aspectos psicossociais do trabalho: controle sobre a atividade (-0,139**); demanda psicológica (0,178**), suporte social (-0,218**) e pelos quadrantes (0,151**). Esses resultados subsidiaram a terceira etapa da pesquisa, a fase clínica, na qual foram realizadas observações e instruções ao sósia junto aos servidores de um setor da instituição responsável pelo financeiro na instituição e cujo trabalho foi considerado de alta exigência, ou seja, com uma alta demanda psicológica e baixo controle sobre a atividade realizada, segundo dados do JCQ. Participaram do terceiro estudo 11 servidores. Os dados produzidos permitiram evidenciar que a atividade do TAE é marcada por sobrecarga de trabalho, a partir de um processo de reestruturação que fragmentou e enfraqueceu o coletivo de trabalho e ampliou as demandas do setor, em uma tentativa de modernização que trouxe diversas repercussões negativas para a realização do trabalho bem-feito, culminando com diversas remoções de servidores antigos e 60% de servidores com pedido de remoção em aberto, no momento da pesquisa. Este cenário levou a uma fragilização do gênero profissional e ao adoecimento de um servidor do setor (S9) que foi removido a contragosto e que pediu aposentadoria antecipada faltando poucos meses para adquirir este direito. Conclui-se que a atividade do TAE é marcada por um crescente processo de precarização em seu viés multidimensional advindo não só da perda de direitos e prestígio social, mas também do isolamento e sentimento de solidão no exercício de suas atividades, com um coletivo de trabalho enfraquecido, fragmentado e que não faz frente às demandas e necessidades do coletivo, demonstrando ser uma atividade que precisa ser cuidada e que tal processo tem rebatimentos nos impedimentos para a realização de um trabalho bem-feito, nas impossibilidades de desenvolvimento profissional e deste ofício.
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    Artigo
    Psicologia Histórico-Cultural, Perezhivanie e além: uma entrevista com Nikolai Veresov
    (2019) Fontes, Flávio Fernandes; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; Andrade, Letícia Raboud Mascarenhas de; Sousa, Priscila Cristine Andrade de; Marques Júnior, José Arnaud
    Nikolai Veresov é um dos especialistas da atualidade sobre Vigotski, utilizando a vantagem de ter o russo como língua materna para me-lhor compreendê-lo dentro de seu contexto histórico e linguístico. Em 1999, o autor publicou o livro Undiscovered Vygotsky, com foco no início da carreira de Vigotski (até 1927) e procurando explicitar a dinâmica interna de desenvolvimento das suas ideias antes da formulação da teoria histórico-cultural propriamente dita. A partir da compreensão de que Vigotski nunca apresentou um trabalho sistemático de sua teoria e metodologia, favorecendo o aparecimento de erros conceituais e, consequentemente, metodológicos, Veresov trabalha atualmente em um livro que sistematiza a abordagem histórico-cultural e sua metodologia, projeto que vem sendo desenvolvido e divulgado pelo estudioso. O autor publicou cinco livros e mais de 60 artigos disponíveis em 10 idiomas. Sua produção traz contribuições à compreensão da psicologia histórico-cultural, desfazendo mal-entendidos da apropriação ocidental e aprofundando conceitos como os de mediação, dialética, zona de desenvolvimento próximo e perezhivanie, buscando situá-los sempre em sua relação com a lei genética geral do desenvolvimento cultural.
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    Artigo
    A psicologia teórica e filosófica como uma área de pesquisa acadêmica
    (2015) Fontes, Flávio Fernandes; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
    Pesquisas filosóficas e conceituais vêm sendo reiteradamente apontadas como necessárias na Psicologia, dada a caracterização da disciplina como excessivamente centrada no método e na coleta de dados empíricos. Em resposta a isso, ocorreu ao longo das últimas décadas o surgimento de uma nova área de pesquisa, a Psicologia Teórica e Filosófica. Com o objetivo de fornecer uma introdução a este campo, são destacados alguns dos principais periódicos, programas de pós-graduação e instituições que produzem conhecimento nesta vertente. Procurou-se delimitar o escopo e o objetivo da Psicologia Teórica e Filosófica. Foram revisados diferentes autores que procuraram estabelecer quais as suas principais atividades, para isso foram elencados alguns exemplos de pesquisas importantes, e concluiu-se a relevância do fomento deste tipo de pesquisa para a Psicologia como um todo.
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    Dissertação
    Relações entre inteligência, criatividade e funções executivas: um estudo multicasos
    (2018-09-06) Porto, Silvia Beltrame; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; Falcão, Taciana Pontual da Rocha;
    A inteligência pode ser definida como um conjunto de habilidades cognitivas decorrentes de diferentes processos intelectivos, estruturados em trajetórias exclusivas de desenvolvimento, resultantes da interação de fatores biológicos e culturais. O quoeficiente de inteligência (QI), compreendido como a expressão atual do nível de habilidade de um indivíduo em relação a seu dado normativo, delimita grupos da curva de desenvolvimento de inteligência, caracterizando os grupos de deficiência intelectual e altas habilidades/superdotação. Porém, defende-se aqui que tais grupos não representam configurações antagônicas em sua totalidade, ou seja, a deficiência intelectual, assim como as altas habilidades/superdotação são configuradas por pontos de força e fragilidade. Por outro lado, as relações entre inteligência, funções executivas e criatividade têm gerado frutíferos debates. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi investigar as relações entre estas dimensões nos dois extremos da curva de inteligência, problematizando os perfis neuropsicológicos para além de uma abordagem quantitativista. Participaram desse estudo 16 indivíduos entre 12 e 20 anos, com classificações de QI nos dois extremos da curva de inteligência. Foram avaliadas as dimensões da inteligência, criatividade e o funcionamento executivo. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de análise de cluster. Os principais resultados sugerem que a dimensão da compreensão verbal da inteligência é o domínio que melhor explica a diferença entre os grupos, sendo o domínio da velocidade de processamento aquele no qual a diferença entre os grupos é menor. Em termos de funcionamento executivo, a memória operacional e a flexibilidade cognitiva despontaram como as habilidades mais díspares entre os dois grupos. Por fim, no domínio da criatividade, o fator de enriquecimento de ideias foi o que melhor explicou a diferença entre sujeitos com DI e sujeitos com AH/SD. Espera-se que os resultados encontrados possam subsidiar intervenções junto aos dois grupos, ambos considerados com necessidades educacionais especiais, a partir dos perfis que os caracterizam, considerando pontos de fragilidade, mas em especial os pontos de força, avançando para um entendimento da educação especial para além dos limites impostos pelo quociente de inteligência, pois este não é aqui considerado como destino.
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    Dissertação
    Sofrimento, adoecimento mental e poder de agir: um estudo de caso com servidores públicos do judiciário trabalhista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-01) Melo, Rosane Helena Cardoso de; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; ; http://lattes.cnpq.br/1774145920215457; Pessoa, Manuela Castelo Branco; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393
    O objetivo deste trabalho foi compreender o processo saúde-adoecimento mental de secretários de audiência do judiciário trabalhista da Paraíba, tendo como aporte teóricometodológico a Clínica da Atividade. Foi um estudo de caráter descritivo e clínicointerventivo, multimétodos sequenciais, de abordagem qualitativa, no qual utilizei análise documental, observação, realização de entrevistas semiestruturadas sobre histórico profissional e aspectos da atividade relacionadas à saúde, e a técnica de instrução ao sósia. Todos os preceitos éticos foram respeitados. Dentre os resultados destaco que: (a) a qualidade das relações interpessoais estabelecidas na atividade de trabalho se relaciona com a manutenção da saúde mental dos secretários de audiências; (b) o excesso de atribuições, a impossibilidade de contar com os pares e de realizar pausas durante a execução das tarefas aparecem interligados a quadros de ansiedade e estresse, favorecendo vivências de sofrimento e impotência em relação ao trabalho; (c) o enfraquecimento dos coletivos e do gênero profissional pode estar abrindo caminho para a perda da saúde desses profissionais; por outro lado, (d) são perceptíveis algumas formas interessantes de escapar às limitações da atividade pelos instrumentos que os participantes criam ou que se utilizam para driblá-las, se reinventar, personalizar a atividade. Como forma de proteção à saúde mental desses trabalhadores percebo a necessidade de maior articulação dos coletivos como recurso de enfrentamento às dificuldades, de intervenções institucionais que favoreçam as relações interpessoais e a cooperação, além de arranjos que viabilizem o revezamento de profissionais nas realizações das audiências.
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    Tese
    Trabalho e centralidade do na psicodinâmica de Christophe Dejours: uma investigação metateórica e histórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-14) Montalvão, Luciano Alvarenga; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; Mendes, Ana Magnólia Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/2763241614261951; ; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; ; http://lattes.cnpq.br/8764868552941946; Ghizoni, Liliam Deisy; ; http://lattes.cnpq.br/9903452459296489; Gomez, Jonny Javier Orejuela; ; http://lattes.cnpq.br/0221709996905795; Facas, Emílio Peres; ; http://lattes.cnpq.br/0677240696349106; Fontes, Flávio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8130512015006435
    A psicodinâmica do trabalho é uma abordagem teórico-metodológica fundada na França em meados dos anos 1980 pelo médico e psicanalista Christophe Dejours. Trazendo referências da ergonomia, da psicanálise, da filosofia e da teoria social, Dejours se esforçou para desenvolver um corpo de conhecimento novo capaz de ressignificar a relação entre trabalho, subjetividade e adoecimento. Com uma história absolutamente entrelaçada à da psicopatologia do trabalho francesa, a psicodinâmica de Dejours apresenta categorias originais ‒ tais como a normalidade, a dupla centralidade, as estratégias defensivas ‒ entretanto, carece de um aprofundamento teórico a respeito do seu conceito mais importante: o conceito de trabalho. Nesse sentido, a pesquisa em tela assumiu a tarefa de investigar os conceitos de trabalho e centralidade do trabalho ao longo da constituição e desenvolvimento da psicodinâmica do trabalho a partir de seus referenciais teóricos, epistemológicos e ontológicos e também por meio dos movimentos histórico, político, econômico e social que atravessam a criação, consolidação e difusão da referida abordagem. Tratase de uma pesquisa metateórica compreendida como um processo de investigação de teorias e conceitos a partir de seus fundamentos lógicos, ontológicos e epistemológicos. Objetiva-se contribuir com um campo emergente denominado clínicas do trabalho e com as pesquisas e práticas em psicologia do trabalho, assumindo um posicionamento crítico perante a teoria e um compromisso político frente a realidade dos trabalhadores.
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    Tese
    Trabalho e riscos de adoecimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): contribuições da ergonomia da atividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-24) Costa, Mateus Estevam Medeiros; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; https://orcid.org/0000-0003-2242-6259; http://lattes.cnpq.br/1565128887400825; Lima, Fellipe Coelho; https://orcid.org/0000-0001-7763-4050; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; Fontes, Flávio Fernandes; Ferreira, Mário César; Maciel, Regina Heloisa Mattei de Oliveira
    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma importante porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) e o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU). Devido à pandemia de COVID-19, o atendimento nas urgências tem aumentado, repercutindo, diretamente, na organização do trabalho do SAMU. O presente estudo avaliou o trabalho e os riscos de adoecimento no SAMU durante a pandemia de COVID-19. Alicerçado no arcabouço teórico da ergonomia da atividade, foram aplicado três escalas do Inventário do Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) – Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, Escala de Custo Humano no Trabalho e Escala de Avaliação de Danos Relacionados ao Trabalho. Paraticiparam do estudo 169 trabalhadores, distribuídos em 16 estados brasileiros. Os resultados encontrados mostram que as relações socioprofissionais, as condições de trabalho e o custo cognitivo são os fatores que mais influenciam o trabalho. Os trabalhadores do pré-hospitalar móvel se defrontam constantemente com a falta de materiais e o número insuficiente de ambulâncias, o que compromete a qualidade do serviço, sendo de fundamental importância a elaboração de estratégias e novos protocolos que venham a condizer com a realidade do trabalho. Sugerem-se providências imediatas a curto e médio prazo, que visem eliminar ou diminuir os riscos de adoecimento presentes nesse ofício profissional.
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    Tese
    Trabalho, vida fora do trabalho e adiamento da aposentadoria para docentes universitários
    (2019-08-23) Macedo, Luciani Soares Silva; Bendassolli, Pedro Fernando; Torres, Tatiana de Lucena; ; ; ; Lima, Fellipe Coelho; ; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; ; França, Lúcia Helena de Freitas Pinho; ; Gondim, Sônia Maria Guedes;
    O modelo do sistema de atividades se situa em um modelo dialético de uma socialização plural e conflituosa, ao longo da vida, com um sujeito ativo na construção de sua vida e transformação do seu ambiente. Apoia-se em uma abordagem sistêmica. Este estudo investiga a dinâmica do sistema de atividades (domínio profissional, familiar, pessoal e social) disparada pela transição trabalho-aposentadoria, em docentes de uma universidade pública que optaram por prolongar sua vida laboral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, longitudinal. Se fez uso de uma estratégia multimétodos sequencial dividida em duas etapas por meio das seguintes técnicas: o Inventário do Sistema de Atividades (ISA), a auto-observação das atividades cotidianas e entrevistas semiestruturadas. Participaram 14 docentes selecionados por meio de uma amostragem de casos típicos. Identificou-se que o sistema de atividades dos docentes é multicêntrico, com projetos em desenvolvimento e/ou em perspectiva em todos os domínios de vida, sendo as relações entre eles qualificadas mais em termos de auxílio do que de impedimento. No modelo de vida, as aspirações mais importantes se encontram na esfera familiar, para a qual se atribui apoio mais imediato. São projetos dessa esfera: preservar um bom clima, ter mais tempo com a família, gerir as finanças, ajudar os dependentes e cuidar da casa. A esfera pessoal/social é mais valorizada hierarquicamente com projetos de cuidar da saúde, interagir com amigos e viajar mais vezes. A esfera profissional é a que mais auxilia no funcionamento do sistema de atividades com projetos de continuar trabalhando, ser reconhecido pela trajetória profissional e não se deixar consumir pelo trabalho. Analisou-se o sentido do trabalho em suas relações com as outras esferas de vida. Identificou-se que, para esses docentes, continuar trabalhando contribui mais para o alcance dos projetos da esfera familiar e pessoal/social do que parar de trabalhar. Requer-se que a carga de trabalho seja diminuída, mas não a ponto de aposentar-se.
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